Cachorro rosnando: o que significa e o que você deve fazer.


Rosnar é uma das muitas maneiras pelas quais os cães se comunicam e é importante que os humanos que interajam com os cães entendam o que isso significa e a maneira adequada de reagir. Portanto, cachorro rosnando pode sim significar alguma coisa.

Em um estudo sobre a capacidade dos humanos de entender os rosnados de cães , a maioria das pessoas foi capaz de distinguir corretamente por meio de áudio entre um rosnado brincalhão, um rosnado agressivo de um cão guardando a comida e um rosnado de medo de um cão sendo abordado por um estranho.

Como a comunicação com humanos, as vocalizações que os cães fazem podem expressar diferentes significados, emoções e desejos. Aqui estão o que significam os diferentes tipos de rosnados: 

Rosnado afetuoso

Alguns cães rosnam em sinal de afeto ou contentamento. Seu filhote pode emitir rosnados baixos quando você o acaricia, por exemplo. Pode soar algo como uma versão mais alta do ronronar de um gato.

Eles também podem rosnar como um sinal de que desejam mais afeto . A linguagem corporal será solta e relaxada, e pode até soar como se seu cachorro estivesse tentando dizer palavras humanas para você.

Em geral, rosnar afetuoso não é motivo para preocupação. Normalmente, só é um problema quando as pessoas interpretam mal como agressão. Se você sabe que seu cão faz isso, certifique-se de que qualquer pessoa que estiver acariciando ele entenda que é normal e não deve ser temido.

Se seu cão está rosnando e exigindo muito carinho, é provavelmente um sinal de que ele precisa de mais estímulo. Você pode dar a seu cão um brinquedo para brincar ou tentar dar uma caminhada e se exercitar mais.

Rosnando frustrado

Rosnados frustrados acontecem quando alguma necessidade ou desejo não está sendo satisfeito. Isso pode significar qualquer coisa, desde seu cachorro estar com fome e rosnar para lembrá-lo de que é hora do jantar até seu cachorro avistar outro cachorro com quem deseja se aproximar e brincar.

Isso muitas vezes pode ser mal interpretado como outro tipo de rosnado. Por exemplo, se seu cachorro rosna para um skatista, pode ser porque ele quer se aproximar e investigar, ou pode significar que ele está com medo.

Saber a diferença é difícil e vai depender de quão bem você conhece seu cão. Eles gostam de brincar com outros cães? Então, é provável que fiquem frustrados rosnando para um cachorro que podem ver, mas não podem se aproximar para brincar.

Este tipo de rosnado pode ser problemático. Se seu cão se aproxima de outro cão rosnando frustrado, isso pode ser mal interpretado como agressão e levar a uma briga. Eles podem até mesmo morder ou beliscar com o excesso de estimulação.

Reduzir essa tensão frustrada requer treinamento de obediência. Você pode precisar procurar um treinador profissional ou aprender a aliviar a reação do seu cão quando ele não conseguir o que deseja imediatamente.

Rosnando com medo

Um rosnado de medo pode acontecer quando seu cão fica surpreso, desconfiado ou com medo de uma ameaça percebida a si mesmo , sua “matilha” incluindo seus humanos ou companheiros animais, seus objetos de desejo como comida e brinquedos, ou seu território. É a sua maneira de dizer: “Cai fora!”

O objetivo do rosnado de medo é colocar distância entre o cão e a ameaça. O cachorro medroso não quer brigar, então eles estão tentando ameaçar a ameaça para que ela vá embora. Isso geralmente acontece quando os cães encontram estranhos ou quando outros cães ou animais aparecem em seu território.

Rosnados de medo geralmente começam baixos com a boca fechada, linguagem corporal rígida e sem respiração. A partir daí, pode se transformar em um rosnado com os dentes expostos, se a ameaça não desaparecer. O rosnado de medo pode ser muito preocupante e, sem intervenção entre o cão e a ameaça percebida, pode haver conflito.

O primeiro passo para você, como humano, é identificar o estressor que está fazendo o cachorro rosnar. Remova-o se possível. Se você estiver na coleira, vá para uma área que esteja fora da vista da ameaça.

Em seguida, você pode iniciar a modificação de comportamento. Se seu cachorro tem medo de estranhos, tente um pouco de socialização. Se o seu cão é guarda de comida, considere consultar um especialista em comportamento.

Tente eliminar o máximo possível de causadores de ansiedade na vida de seu cão e use técnicas de treinamento para reduzir as reações de medo.

Rosnado agressivo

O rosnado agressivo é, de certa forma, o oposto do rosnado de medo. Quando um cão medroso deseja se distanciar da ameaça, o rosnado agressivo significa que ele deseja reduzir a distância e atacar.

Quando os rosnadores agressivos estão com outros cães, pode significar que eles desejam mostrar domínio ou lutar. Alguns cães têm um forte impulso de caça e querem atacar outro animal com a intenção de caçar e matar.

A linguagem corporal pode ser rígida e você provavelmente verá rosnados e dentes à mostra. Isso provavelmente será acompanhado por estocadas ou arremessos.

Um cão que rosna agressivamente é perigoso. Eles pretendem lutar e causar danos. Se você estiver na coleira, saia imediatamente da área. Obtenha conselhos de treinamento profissional.

Um cão agressivo vai atacar, o que também pode levar a uma ação judicial e possível eutanásia. Não arrisque a segurança de seu cão e de outras pessoas permitindo que essa agressão continue.

Rosnado de luta

O rosnado da luta pode ser o mais assustador de se ouvir. É importante saber a diferença entre brincar de rosnar e brigar . Quando a brincadeira se torna muito agressiva ou um cão não foi socializado e aprendeu a mostrar contenção durante a brincadeira, isso pode levar a uma briga.

Saber a diferença entre esses rosnados o ajudará a parar a situação antes que ela piore. Uma boa parte disso é saber a linguagem corporal. Sinais de brincadeira incluem um arco de brincadeira onde a extremidade traseira fica no ar enquanto a cabeça se inclina para baixo, uma boca aberta e relaxada, expondo a barriga e um desejo de continuar voltando para brincar mais.

Os sinais de que é uma luta incluem o cabelo arrepiado na parte de trás, uma boca fechada com lábios enrolados, orelhas em pé e um ou ambos os cães tentando fugir sem vontade de voltar.

A melhor maneira de evitar isso é prevenir uma luta antes de começar. Conheça os sinais de rosnado agressivo e saia da situação antes que o cão tenha a chance de atacar. Conheça os sinais de rosnado brincalhão e quando já foi longe demais. Faça pausas durante o jogo para deixar a energia se acalmar.

Se o pior acontecer e seu cão estiver envolvido em uma briga, existem várias técnicas que você pode usar para separá-lo, mas você deve ter um bom entendimento do que significam os rosnados do seu cão para que possa evitar que aconteça em primeiro lugar .

Rosnado de dor

Os cães podem rosnar quando têm uma doença ou lesão que está causando dor. Você pode notar isso especialmente quando toca uma determinada parte do corpo deles, ou eles podem não querer ser tocados por medo de causar mais danos.

O rosnado pode piorar quando você ou o veterinário cutucam e cutucam para descobrir a origem da dor, e pode até ser acompanhado de beliscões.

A melhor coisa que você pode fazer é saber os sinais de dor em seu cão e procurar um veterinário o mais rápido possível. Eles poderão ajudar a encontrar a causa e fazer algo a respeito.

Tentar descobrir o que está errado sozinho pode causar mais medo e confusão em seu cão, então é melhor não resolver o problema por conta própria com este. Seu filhote está rosnando para lhe dizer que algo está errado e é seu trabalho fazer a coisa responsável e ajudá-lo.


Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro