Cachorros sonham?


Você certamente já viu o seu cachorro dormindo e movimentando as patinhas, emitindo uma espécie de rosnado ou latido, né?! Será que isso é um sonho ou só uma soneca agitada? Afinal, os cachorros sonham?

cachorros sonham?

Fique tranquilo, não é apenas você que faz essa pergunta e por isso, desde 2011, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) nos Estados Unidos  buscam essas respostas.

Curiosamente essas pesquisas resultaram em entendimentos sobre alguns problemas mais complexos relacionados também ao cérebro humano, como Alzheimer e insônia. A similaridade encontrada entre a estrutura e atividade cerebral dos humanos e dos cachorros caminham para uma sugestão de que, sim, os nossos amigos caninos também sonham. E esses sonhos possuem similaridades aos nossos, como processamento de aprendizados e reprodução de eventos ocorridos ao longo da vida.

Assim como nós humanos os cães possuem estágios  de sono: NREM (movimento não-rápido dos olhos), REM (movimento rápido dos olhos) e SWS (sono de onda lenta, estágio onde o cão geralmente respira profundamente).

O estágio REM é o que nós entramos em sono profundo e temos algumas contrações musculares, por isso eles mexem as patinhas e latem. Nesse estágio é também onde ocorrem as associações sobre o dia e portanto, os sonhos ocorrem e esses movimentos também, às vezes até por repetição em sonho de algum movimento que viveu, como correr ou cavar.

 

Todos os cachorros sonham?

Esse momento (REM) geralmente começa a partir dos 20min de sono do cachorro. E os sonhos podem variar de duração e quantidade de acordo com o cachorrinho.

 

Idade e porte do cachorro são os principais fatores que vão determinar essas características dos sonhos deles. Cachorros pequenos possuem propensão a sonhos menores em duração, porém em frequência maior, enquanto os cães de porte grande costumam ter sonhos mais longos, porém em menor quantidade.

 

E consequentemente, por estar ligado diretamente às atividades cerebrais enquanto dormimos, os filhotes aprendem muito mais coisas durante o dia, o que os fazem sonhar mais que cães adultos, que já não aprendem tantas coisas durante um dia, mesmo que com uma maior carga de vivência.

 

Com o que os cachorros sonham?

Já sabemos que eles assim como nós sonham no momento do sono onde estamos associando as informações que recebemos durante o dia.

Mas, com o que especificamente eles sonham?

As pesquisas do MIT sobre os sonhos dos animais infelizmente não conseguiu chegar a uma resposta com certeza, mas chegaram a conclusão que as atividades cerebrais identificadas em testes com os roedores são muito semelhantes às de quando eles estão correndo por labirintos, o que nos faz deduzir que os animais também sonham com situações corriqueiras da vida deles.

Ou seja, os cachorrinhos sonham provavelmente com situações comuns a eles como latir para alguém no portão, correr atrás de algum outro bichinho, com o passeio que ele fez, com o jantar, com o brinquedo que ele mais gosta, entre outras situações que ficaram nas memórias deles.

 

Os cachorros tem sonhos ruins, os temidos pesadelos?

Infelizmente, como já mencionamos, ainda não conseguimos chegar a uma certeza sobre o conteúdo dos sonhos dos cães, mas por semelhança das atividades e estruturas cerebrais que são utilizadas no momento do sono dos cães que já conseguimos identificar, podemos inferir também que sonhos ruins podem acontecer.

 

O cérebro dos cachorros é mais limitado que o dos humanos, então provavelmente não possuem medos irreais ou advindos de uma imaginação abstrata. Os cães não vão ter medos com fantasmas ou bruxas, o medo deles é resultado de algum trauma que passaram ao longo da vida, como por exemplo, algum abandono, queda de algum objeto sobre eles (vassoura, jornal), barulho muito alto ou trauma físico (apanhar, queda, etc).

 

Meu cachorro está sonhando e está bem agitado, posso acordá-lo?

Acordar humanos de forma bruta durante algum sonho não é muito legal né?! da mesma forma com os cachorros. Não sabemos com o que estão sonhando e pode ser perigoso para ele e para nós acordá-los no susto.

O ideal é que os chamem pelo nome de forma suave e tranquila, e não toque no animal nem para acordar e nem logo após ele acordar. Ele pode acordar assustado e ter alguma reação como morder, ou correr e se machucar.

Agora que você já sabe que os cachorros sonham, por que não aprender um pouco mais sobre as posições que eles dormem e o que elas significam e sobre as caminhas de cachorro para escolher a mais confortável para o seu pet ter os melhores sonhos possíveis?

 

Cachorros sonham? Veja você mesmo e tire suas conclusões!

 

 

Matérias disponíveis pra você:

 Caminha de cachorro: vantagens e desvantagens! Saiba qual a melhor!

 O que cada posição que seu cachorro dorme significa?

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: