Cachorro Vira-Lata é uma raça? entenda tudo que você precisa saber!


Os queridinhos SRD (sem raça definida), popularmente chamados de cachorro vira-lata, são presença certa em qualquer região do país e por serem uma mistura de raças eles são cãezinhos únicos em todos os sentidos.

Temperamento do vira-lata

O temperamento, assim como todas as outras características desses cãezinhos, são muito difíceis de ser mapeados. No entanto, o vira-lata demonstra ser na maioria das vezes muito esperto e leal aos donos, além de serem dóceis e tranquilos.

O mapeamento e a projeção do temperamento de um cãozinho vira-lata pode ser feito a partir das raças dos pais, se forem conhecidas. A tendência é que a mistura de raças calmas resultem em filhotes com o mesmo comportamento, ou muito próximo.

Quais são as características físicas gerais do vira-lata? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Como possuem características de diferentes raças, o porte dos vira-lata pode variar do pequeno ao grande. Isso ocorre também com musculatura e outras características visuais, como orelhas e caudas.

A pelagem também pode variar bastante, mas geneticamente características dominantes tendem a ser mais presentes. Por isso, pelagem curta e de cor escura e a famosa cor caramelo devem aparecer mais nesses cãezinhos.

Quais são os comportamentos esperados de um vira-lata? Se dão bem com crianças?

Por não ser possível traçar um padrão para os cães vira-latas no geral pode-se esperar que vão aprender a se comportar se forem treinados desde filhotes.

Alguns podem apresentar um comportamento desconfiado, principalmente se sofreram maus tratos antes da adoção.

Geralmente, se dão bem com outros animais, então a socialização pode não ser grande problema.

A mistura das raças pode gerar um cãozinho super enérgico como um labrador, ou um cão bem preguiçoso como um pug. Independente disso eles irão curtir momentos de brincadeiras ou carinho com os donos e consequentemente com as crianças também.

Não são muito territorialistas, mas tendem a latir bastante. Dependendo do cão podem ser inclusive bons cães de guarda.

Qual a idade média que um cachorro vira-lata vive?

A expectativa de vida de um vira-lata vai variar de acordo com a mistura das raças do qual são resultado, da forma como esse cãozinho vive e também do porte. No geral, por serem tão diversos tendem a ser uma junção de bons genes e são bem saudáveis, por isso vivem em torno de 16 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Os cuidados com esses cãezinhos vão variar de acordo com suas características. Cães de pêlo mais longo vão demandar escovações mais frequentes que os de pêlo curto. Os que possuem dobrinhas na pele vão precisar de cuidados mais atentos para higiene nessas regiões, principalmente na hora da secagem pós banho.

A frequência do banho é ideal que seja verificada com o veterinário, mas é importante para a saúde e bem estar do cão que siga uma rotina. Além disso, é importante prestar atenção aos ouvidos para estarem sempre limpos para evitar proliferação de fungos e bactérias.

Unhas e dentes, como em todos os outros cães, precisam de atenção. As unhas, caso fiquem muito grandes, devem ser cortadas para que não causem incômodo ou machuquem, principalmente, na hora de se coçar. No geral, elas são desgastadas com as atividades que eles fazem durante o dia. Quanto aos dentes, uma rotina de escovação duas vezes na semana é ideal para  evitar problemas bucais e mau hálito.

Quais são as doenças mais comuns que o cachorro vira-lata apresenta?

A saúde sempre foi um ponto forte dos vira-latas. Não possuem doenças ligadas a “raça”, mas sim doenças ligadas à idade e ao porte dos cachorros, obesidade e problemas de articulação, por exemplo.

Por isso, é importante que sigam uma rotina de visitas ao veterinário para que seu companheiro esteja sempre bem e saudável.

Quanto custa um cão vira-lata?

Cãezinhos vira-latas infelizmente são os que mais sofrem abandono, por isso adotar e/ou resgatar um pet é uma atitude muito nobre e salvará uma vida.

Canis e ONGs da sua cidade com certeza vão ter um animalzinho esperando para receber e dar muito amor para sua família.

Curiosidades sobre os cães vira-latas:

A gente até pode generalizar esses cãezinhos e chamar todos de vira-lata, mas eles possuem algumas categorias.

  • Mestiços: aqueles que apresentam características de uma ou duas raças;
  • Híbridos: os que são mistura de duas raças conhecidas;
  • Funcionais: aqueles que são criados com um propósito específico; e
  • Vira-latas: os que são resultado do cruzamento de raças indefinidas

Pontos Positivos dos vira-latas:

  • São cães saudáveis;
  • São super adaptáveis;
  • Geralmente são dóceis e bem sociais.

Pontos Negativos dos vira-latas:

  • Não possuem um padrão e portanto não conseguimos prever comportamentos.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: