Cachorro vomitando, o que pode ser?
Um cachorro pode vomitar simplesmente porque comeu algo desagradável ou engoliu muita comida, muito rápido. Mas o vômito também pode indicar algo muito mais sério – seu cão pode ter engolido uma substância tóxica ou pode estar sofrendo de uma condição que requer atenção médica imediata.
O vômito também pode estar associado a distúrbios gastrointestinais e sistêmicos que devem ser avaliados por um veterinário.
O que pode causar um súbito ou agudo episódio de vômito?
- Infecção bacteriana do trato gastrointestinal
- Causas relacionadas à dieta (mudança na dieta, intolerância alimentar, ingestão de lixo)
- Corpos estranhos (ou seja, brinquedos, ossos, pedaços de mastigáveis) no trato gastrointestinal
- Parasitas intestinais
- Insuficiência renal aguda
- Insuficiência hepática aguda ou inflamação da vesícula biliar
- Pancreatite
- Náusea pós-operatória
- Ingestão de substâncias tóxicas
- Infecções virais
- Certos medicamentos ou agentes anestésicos
- Insolação
- Enjoo
- Útero infectado
Os vômitos que ocorrem esporadicamente ou irregularmente por um longo período de tempo podem ser causados por inflamação do estômago ou intestino, constipação severa, câncer, disfunção renal, doença hepática ou doença sistêmica.
O que devo fazer se meu cão vomitar com frequência?
Um quadro de vômito ocasional e isolado pode não ser motivo de preocupação. No entanto, vômitos frequentes ou crônicos podem ser um sinal de uma doença mais grave, como colite, obstrução intestinal ou parvovírus.
Se o vômito do seu cão não for um incidente isolado, leve-o imediatamente ao veterinário para um exame completo e teste de diagnóstico.
Que outros sintomas devo observar?
As causas do vômito são tão variadas que às vezes pode ser difícil obter um diagnóstico, por isso é importante dar ao seu veterinário o máximo de informações possível e indicar se outros sinais também estão ocorrendo. O que observar:
- Diarréia
- Desidratação
- Letargia
- Sangue no vômito
- Perda de peso
- Mudança de apetite
- Aumento ou diminuição da sede ou micção
Frequência de vômitos. Se seu cão vomitar uma vez, mas depois voltar a comer regularmente e evacuar normalmente, o vômito provavelmente foi um incidente isolado.
Quando é a hora de ver o veterinário?
Consulte o seu veterinário se notar algum dos sintomas mencionados acima, se o seu cão vomitar mais de uma vez durante o dia ou se o vômito persistir após um dia.
Como meu veterinário determinará o que está causando o vômito?
Dependendo da idade do seu animal de estimação, histórico médico, achados do exame físico e sintomas particulares do seu cão, seu veterinário pode escolher realizar vários testes de diagnóstico (exames de sangue, radiografias, ultrassom, exame de fezes, endoscopia, biópsia ou até mesmo cirurgia exploratória) para poder descobrir a causa do vômito.
Quais são algumas opções de tratamento?
Você pode cuidar do seu cão como faria com uma criança doente e dar-lhe comida caseira, como batatas cozidas, arroz e frango sem pele bem cozido. Em certas situações, seu cão pode necessitar de fluidoterapia, antibióticos, mudança na dieta, antieméticos (medicamentos para ajudar a controlar o vômito) ou outros medicamentos. É melhor seguir as recomendações do seu veterinário em relação ao tratamento adequado.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro