Cachorros gostam de ouvir música?
Você provavelmente já ouviu falar de CDs e listas de músicas projetadas para bebês, certo? Existem até faixas de músicas pré-natais disponíveis para que as futuras mamães aproximem de suas barrigas na esperança de que ele tenha o chamado Efeito Mozart, ajudando seus filhos a crescerem para serem adultos mais inteligentes.
Mas e os cachorros?
Os cachorros gostam de ouvir música?
Muitas pessoas pensam no uivo de um cão como uma tentativa canina de fazer música, porque os cães às vezes uivam quando a música é tocada ou cantada.
Em comparação com caninos selvagens, cães domésticos latem muito mais e uivam apenas ocasionalmente.
Uivar é na verdade uma forma de comunicação, que pode indicar solidão em um cão isolado, mas muitas vezes serve a outras funções sociais. Lobos uivam para montar a alcateia e também para reforçar a identidade do grupo.
Ao ouvir um animal uivar, outros membros do grupo se reúnem e se juntam ao coro com seu grupo e é provavelmente por isso que os humanos imaginam que um grupo de cães uivantes estão formando um coral.
Análises científicas sugerem que os cachorros têm uma sensibilidade a tons e o tipo de música humana que mais frequentemente induz um cão a uivar é produzido em instrumentos de sopro, como clarinetes e saxofones.
Às vezes, os cães podem ser induzidos a uivar por uma longa nota no violino ou até mesmo por um humano segurando uma longa nota enquanto canta. Talvez estes soem como uivos adequados para o cão que ouve e sente a necessidade de responder e juntar-se ao coro.
Mas pense comigo. As músicas foram escritas por humanos para expressar sentimentos e situações vividos por humanos. Nós sentimos a batida e conectamos com alguma emoção. Os cães têm uma percepção sonora diferente da nossa, eles ouvem frequências que não ouvimos.
Playlist para cachorro ouvir música?
Um anúncio no Spotify mostrou uma lista especificamente voltada para cães.
O conceito não é novo. Em 2010, a artista Laurie Anderson realizou um concerto só para cachorros em Sydney, Austrália. Mais tarde, ela refez a tática, atraindo multidões de cães para a Times Square, em Nova York, onde ela realizou um show só facilmente ouvido por cães (tutores poderiam usar um par de fones de ouvido para acompanhar).
Ela também repetiu o feito em um programa de TV onde os cachorros presentes reagiram positivamente ao som.
Mas se estamos ou não antropomorfizando nossos animais de estimação tocando música para eles é uma questão para os especialistas.
Cachorro gosta de música Pop, Rock ou Clássica?
Pesquisas foram feitas para tentar descobrir se de fato os cachorros gostam de música. Um dos estudos conduzido por uma psicóloga, examinou as reações dos cães ao ouvirem música pop moderna, música clássica e heavy metal enquanto viviam em um abrigo.
Ela descobriu que eles podem realmente apreciar a música, dependendo de que tipo ela é.
Os cães que escutavam música pop mostraram não ter qualquer tipo de reação. As músicas de heavy metal provocaram latidos e agitação, e a música clássica parecia ter um efeito calmante.
Segundo a pesquisadora, a música pode influenciar os humores. A música clássica, por exemplo, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, enquanto a música grunge pode promover hostilidade, tristeza, tensão e fadiga.
Então, acreditando-se na pesquisa conduzida, talvez a playlist do Spotify, que apresenta várias obras clássicas, seja um sucesso afinal.
Você pode experimentar com o seu cachorro e ver se ele aprova as músicas (Clique aqui para acessar a playlist)
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro