Cachorros podem ser destros ou canhotos


MAS COMO ASSIM, cachorros tem preferência por pata?

Nesse artigo @dicasboaspracachorro vai lhe ajudar a entender um pouquinho sobre a possibilidade de cachorros serem destros ou canhotos, leia até o fim para entender! 🧐

Foram realizados estudos para determinar se os cães preferem uma pata a outra, definindo se são destros ou canhotos, assim como nós humanos.

É engraçado que muitos donos de pets sentem que seus animais de estimação agem como pessoas e têm histórias reais provando que eles podem sentir as mesmas emoções que as nossas. 

Esses peludinhos tão fofos são parte da família e, da mesma forma que cada membro da família tem suas próprias características, os cães também têm suas peculiaridades. Sabendo disso, será que eles também têm preferência em usar uma pata à outra, tornando-os destros ou canhotos? Assim como nós?!!

Os cães podem ser destros ou canhotos!

Pode ser uma surpresa, mas os cães podem ter preferência em usar a pata direita ou esquerda SIM! Da mesma forma que os humanos mostram “lateralidade”, os pesquisadores descobriram que os cães fazem o mesmo. “Os cérebros dos cães são organizados de forma semelhante aos humanos, e a preferência das patas se relaciona aos hemisférios dominantes do cérebro”. O lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa. 

Considerando que apenas 10% da população humana é canhota, os cães parecem ser divididos de maneira muito mais uniforme. Existem também os cães que são bilaterais, ou seja, não tem preferência entre esquerda ou direita. 

Como funciona essa pesquisa?

Existem alguns métodos para determinar se o cão é destro, canhoto ou ambidestro: 

Teste do primeiro passo – em que os cães estão sentados e, quando se levantam, usam a pata dominante para começar a andar;

Teste do Kong – em que os pesquisadores dão ao cachorro um brinquedo Kong cheio de guloseimas deliciosas e contam o número de vezes que o cão usa uma ou a outra pata para dar uma cutucada no Kong e retirar as guloseimas.

No entanto, algumas pesquisas questionam se os cães têm patas dominantes para todas as atividades ou se estão relacionadas a cada atividade. Um estudo mostrou que os cães podem usar uma pata para tarefas e a outra para andar. Então, isso mostra que a pesquisa é muito inicial ainda e que estamos nos primeiros estágios de aprendizado sobre o cérebro (e as patas) de nossos animais de estimação. 

Pata dominante?

Um estudo feito em 2013 mostrou que 34% dos cães estudados tinham a pata esquerda como a dominante, 29% a pata direita e 37% eram ambidestros. O estudo concluiu que muitos cães foram considerados bilaterais, ou seja, não apresentavam preferência por uma das patas.

Os canhotos geralmente aprendem a ser ambidestros ou a usar as duas mãos igualmente.

Destro x Canhoto – Faz diferença para os cães?

No mundo dos homens, é difícil ser canhoto em um mundo destro. Na verdade, muitos canhotos costumavam ser retreinados para usar a mão direita. 

👉🏻 Como afeta os cães? 

Existem pesquisas em andamento para determinar se o cão ser canhoto ou destro tem alguma relação com a personalidade do animal.

Em algumas pesquisas com treinamento de filhotes para cão-guia, mostraram  que os cães que usavam mais a pata direita tiveram mais sucesso ao concluir o programa de treinamento do que os cães que usavam a esquerda.

Existem muitos fatos fascinantes sobre pessoas ambidestras, e acontece que também há muitas informações interessantes sobre cães ambilaterais. “Outra pesquisa mostrou que os cães ambilaterais mostraram tendências menos agressivas e enquanto os cães com a pata esquerda mostraram mais agressividade. Essa pesquisa ainda está em desenvolvimento e deve-se levar em conta que existem muitos fatores que influenciam o comportamento agressivo em cães, como socialização precoce, ambiente e raça.

Mas… o meu cão é canhoto ou destro?

A melhor maneira de descobrir se seu cãozinho é cachorro ou destro é observando ele.
Alguns testes que você pode fazer para descobrir qual é a patinha de preferencia dele:

 🐾 Primeiro teste

Pegue aquele petisco que ele tanto ama, coloque na sua mão escondendo na palma, aproxime-se dele e espere para ver a reação do seu pet. A primeira patinha que ele usar para cutucar a sua mão, será uma pista se ele é canhoto ou destro.

🐾 Segundo teste

Peça a pata e observe qual ele vai estender primeiro;

🐾 Terceiro teste

Coloque-o deitado próximo a sua mão e veja qual a pata sobe primeiro;

🐾 Quarto teste

Quando seu cãozinho pede algo, qual patinha ele usa primeiro?

🐾 Quinto teste

Coloque um brinquedo um pouco longe dele e observe qual patinha ele usa para aproximar o objeto para perto.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: