Cães castrados continuam montando em outros?


O comportamento de montar é muito mais comum no mundo dos cães do que imaginamos. Os cães começam a montar filhotes como forma de comunicação e brincadeira com os irmãos. Um comportamento instintivo pode sumir? será que cães castrados continuam montando em outros?

As causas para os cães montarem são diversas, e podem ser tanto de fatores fisiológicos do animal, quanto de fatores externos.

Causas para os cães montarem:

Hormônios:

Os cães também têm o período da puberdade e os hormônios ficam em níveis elevados durante esse período,  e por conta disso comportamentos ligados à hipersexualidade podem aflorar.

Brincadeiras e Disputas Hierárquicas:

Observamos principalmente em filhotes, são tentativas de demonstrar força e tornar o outro animal submisso, sem cunho sexual.

Desmame precoce e socialização:

Os três primeiros meses de vida são extremamente importantes para as interações do animal. É neste período que eles descobrem limites de outros animais e socialização.

Atenção:

O que os cães mais querem é atenção, e como eles não entendem uma palavra que falamos, quando eles montam em algo ou alguém nós rapidamente damos atenção a eles, mesmo que para um bronca, como eles não entendem nossas palavras a bronca é a conquista da atenção que ele queria. Ou seja, reforçamos uma ação negativa que ele interpreta como positiva.

Tédio, Estresse e Ansiedade:

Cães entediados, estressados ou ansiosos podem transferir a frustração e o excesso de energia para outras ações e elas podem variar de roer móveis, chinelos e paredes até montar em objetos pela casa, outros animais e as nossas pernas.

Por que os cães castrados continuam montando em outros?

Como falamos anteriormente, nem sempre o comportamento de montar em cima de outro é ligado a hormônios e procriação. Montar em outro por ser uma forma de indicar dominância e podemos observar isso em filhotes, que em brincadeiras estão sempre tentando montar nos outros para verem quem são os mais fortes da ninhada.

Esse comportamento é comum aos machos e fêmeas, ou seja, independe do sexo e de castração, os cães castrados continuam montando em outros com o objetivo de demonstrar dominância e autoridade.

O que precisamos entender é que mesmo que a castração reduza os níveis de alguns hormônios, a “personalidade” dele não será afetada e a demonstração de poder para os outros animais é um traço da personalidade do cão e não necessariamente de níveis hormonais.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: