Cão mais saudável comendo batata doce


Nesse artigo reunimos os benefícios em se dar batata doce para seu cachorro. Reunimos todas as informações sobre deixar o Cão mais saudável comendo batata doce.

Guloseimas para cães são uma das ferramentas mais eficazes que temos para treinar nossos cães, mas é importante que tenhamos em mente o que estamos oferecendo a eles. 

Se você oferecer qualquer tipo de guloseima para seu filho de quatro patas que você vir pela frente, pode causar problemas. Esses petiscos podem conter produtos químicos ou ingredientes que não são nada bons para o seu companheiro canino. 

Os cães são animais sensíveis e comer a coisa errada pode levar a problemas de saúde se não for resolvido a tempo. 

Então, qual é a melhor guloseima para cães que você pode encontrar dentro de um supermercado? 

Isso mesmo, batata-doce. Esse legume é uma fonte de alimentação nutricional com uma gama de benefícios para os cães. E eles amam!! Mas é importante servi-la da maneira certa.

Benefícios da batata doce

São diversos os benefícios da inclusão da batata doce na alimentação e seus principais nutrientes são:

  • Fibra:

A batata-doce média tem cerca de 4 gramas de fibra, o que é 16% do seu valor diário recomendado. O benefício mais óbvio da fibra para cães é a ajuda na digestão. A fibra é um limpador de cólon. Limpa o lixo que está dentro do cólon do seu cão e, ao mesmo tempo, melhorá-lo. A fibra da batata-doce seca combina-se com ácidos graxos úteis para regular o cólon. Isso inclui a remoção de bactérias nocivas presentes no cólon, bem como a cura de quaisquer lesões.

Benefícios:

  • Digestão saudável;
  • Controle de peso saudável – alguns cães ganham peso com mais facilidade do que outros, portanto, é importante encontrar uma fonte de alimento para mantê-lo sob controle. A obesidade em cães é a principal fonte de doenças múltiplas; a grande coisa é que a fibra ajuda seu cão a se sentir satisfeito, o que ajuda na perda de peso. Os petiscos de batata-doce para cães funcionam como um regulador de peso e são mais satisfatórios do que outros petiscos de origem para cães (couro cru, carne seca, biscoitos, etc.);
  • Manter os níveis de açúcar no sangue baixos. A fibra elimina a possibilidade de desenvolvimento de diabetes, mantendo seu cão saudável. O diabetes ocorre quando não é produzida insulina suficiente no pâncreas, resultando em níveis desregulados de glicose na corrente sanguínea. Pode levar à morte, por isso é importante que os níveis de açúcar no sangue permaneçam normais. A fibra de batata-doce seca para cães é uma ótima maneira de garantir que isso aconteça.
  • Vitamina A: 

Benefícios:

  • Auxilia na regeneração da pele e contribui para a visão.
  • Cálcio: 

Benefícios:

  • Importante elemento para a formação da estrutura óssea e dos dentes. 
  • Potássio:

Benefícios:

  • Trabalha na transmissão dos impulsos nervosos.

Batata doce x petiscos artificiais

Os petiscos de batata doce para cães são uma alternativa de couro cru; outras alternativas de couro cru incluem mastigadores dentais, palitos de intimidação e manteiga de amendoim. Você pode estar se perguntando: “Por que existem tantas alternativas de couro cru?” A resposta é porque os petiscos de couro cru para cães são um produto terrível para o seu cão consumir. Couro cru para quem não sabe, é a camada interna da pele de um animal. O couro cru é feito mergulhando essa camada interna em produtos químicos como sulfeto de sódio para remover os pelos e transformá-los em guloseimas para cães. Sempre que você alimenta seu cão com guloseimas de couro cru, ele está ingerindo todos os produtos químicos usados ​​para prepará-las. Como o couro cru vem de peles de animais, eles também podem ser preenchidos com bactérias. Não é incomum que o couro cru esteja cheio de bactérias nocivas, como a salmonela. Lembre-se disso da próxima vez que for comprar guloseimas para cães.

Existem outros perigos para a saúde associados ao couro cru. O couro cru pode ser facilmente quebrado pelo seu cão, o que pode ser um risco de asfixia. O couro cru pode danificar o tubo da garganta do seu cão. Se a pele crua continuar através do trato digestivo, pode bloquear o trato. Isso pode levar a muitas condições, incluindo diarreia, vômitos e até doenças pancreáticas. Por isso é importante substituir o couro cru para  outras guloseimas como a batata-doce. 

Os petiscos que ajudam o corpo do seu cão, obviamente, são sempre melhores do que aquelas que o prejudicam.

Batata doce ajuda na luta contra o câncer

Isso mesmo, a batata-doce pode ajudar na batalha do seu cão contra o câncer. A batata-doce para cães é uma grande fonte de componentes anticancerígenos. Um deles é o antioxidante conhecido como beta-caroteno. O beta-caroteno ajuda a apoiar o sistema imunológico e reduz o risco de desenvolvimento de câncer no corpo do cão. Alimentar os cães com beta-caroteno precocemente é inteligente, pois o câncer leva tempo para se desenvolver. A batata doce para cães também é ótima porque contém antocianinas. As antocianinas são compostos que demonstraram ter efeitos anticancerígenos. Este composto é encontrado na batata-doce e em alimentos coloridos (vermelho, roxo e azul) como mirtilos, rabanetes e berinjelas. Antocianinas e beta-caroteno são componentes de prevenção do câncer que podem salvar a vida do seu cão, mas ainda não terminamos.

Ainda há outro ingrediente que ajuda a combater o câncer. A batata-doce contém cianidinas e peonidinas, que combatem ativamente o câncer. Esses compostos ajudam a reduzir a presença de metais tóxicos no corpo, como o arsênico. A ausência desses metais não ajuda apenas contra o desenvolvimento do câncer, mas também contra a DII. O distúrbio intestinal (DII) é uma doença em curso localizada no trato intestinal. Os sintomas de DII incluem vômitos crônicos e diarréia, que podem causar baixo nível de energia e rápida perda de peso. Cianídeos e peonídeos podem ajudar a reduzir as chances de desenvolvimento de DII.

FORMAS DE SERVIR:

Por se tratar de um carboidrato, a oferta exagerada pode levar à obesidade.

É possível oferecê-la em cubinhos cozidos junto à ração, rechear o Kong, dar individualmente ou assá-la e servi-las em rodelas crocantes.

Receitinhas de batata doce:

Que tal uma receitinha de biscoitinho fit pro seu pet?! Aposto que ele vai adorar!!
Você pode oferecer a batata doce pro seu pet de várias formas. É bem simples, veja só:

1° opção) Corte a batata doce em fatias bem fininhas e coloque num tabuleiro antiderrapante para assar durante uns 40 minutos. Deixe em forno médio ou até você perceber que ficou crocante. Não pode adicionar nenhum tipo de tempero hein! 👀  

2° opção) Biscoitinho de batata doce
Ingredientes:

1 batata-doce média cozida e amassada;

1 xícara de farinha de aveia;

1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite extra-virgem.

Modo de preparo:
Descasque a batata doce e cozinhe até ficar bem macia;

Amasse a batata-doce até ficar na textura de um purê;

Adicione o óleo de coco ou azeite extra-virgem e misture;

Vá colocando aos pouquinhos a farinha de aveia até a massa ficar firme e com uma boa textura para que você possa moldar da maneira que desejar. 

Depois de moldar, coloque a mistura entre 2 pedaços de papel manteiga e leve ao forno até dourar.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

Recomendados Primeiro Para Você: