Castração de Cachorro, Tudo que você precisa saber, Mitos e Verdades!


A castração é um processo cirúrgico muito comum atualmente nos cães, mas apesar da popularidade e das vantagens constatadas cientificamente deste processo ainda sofre com muitos boatos que às vezes até atrapalham na decisão dos tutores sobre fazer ou não o processo de castração em seus pets.

Neste artigo o Dicas Boas pra Cachorro vai te mostrar tudo que você precisa saber sobre essa cirurgia.

O que é a castração?

A cirurgia de castração tem como principal objetivo impedir a reprodução sem controle dos animais. É uma cirurgia de certa forma simples e rápida, apesar de ser sob efeito de anestesia geral. Em geral, os cães submetidos a essas cirurgias recebem alta no mesmo dia após algumas horas de observação após processo cirúrgico.

Como é a castração nos machos e nas fêmeas?

Nos cães machos na cirurgia é retirado os testículos, enquanto nas fêmeas o que ocorre é a retirada do útero, ovários e trompas. A recuperação é relativamente rápida, como dito a liberação para casa é feita após algumas horas e a recuperação total ocorre em uma semana.

Essa cirurgia pode ser feita a partir dos 2 meses de idade, ou logo após o ciclo de vacinações que o filhote precisa tomar. No caso das fêmeas é preciso atenção especial ao período do cio e recomenda-se que eja feito antes do primeiro cio.

O único cuidado pós-operatório exigido é a proteção do local para evitar que o cachorro lamba ou coce e ocorra alguma agressão no local dos pontos.

Vantagens da castração em cachorros

  1. Evita gravidez indesejada nas cadelas
  2. Diminui o risco de doenças como câncer de mama, útero, próstata e testículos em até 99% dependendo da doença
  3. Elimina as chances de uma gravidez psicológica 
  4. Acaba com inquietações do período do cio como latidos e uivos em excesso
  5. Evita tentativas de fuga para acasalamento que podem resultar em brigas entre os cães
  6. Evita que machos se reúnam próximo a sua casa esperando a fêmea sair
  7. Diminui a urina para marcação de territórios
  8. As cadelas vão parar de sangrar durante o período que seria do cio
  9. Os custos da cirurgia são compensados quando comparados com os gastos com filhotes.

Mitos e Verdades sobre a castração em cachorros

A castração deixa o animal mais tranquilo?

VERDADE. Animais podem se tornar agressivos na disputa pela fêmea. No caso das fêmeas elas tendem a ficar mais tranquilas e dóceis. Isso é invalidado apenas quando o comportamento agitado do cachorro está  ligado à hiperatividade.

A castração engorda o cachorro?

MITO. A obesidade está relacionada diretamente a alimentação e rotina de exercícios, de fato a castração pode deixá-los menos ativos mas para isso existem as rações para cães castrados e é necessário o acompanhamento veterinário.

O cachorro perde a masculinidade?

MITO. Os cães se relacionam unicamente para procriação e isso é cientificamente comprovado. Portanto a castração elimina apenas o instinto de procriar. 

Os cachorros param de demarcar território?

VERDADE. Os cães perdem a necessidade da demarcação de território através da urina por não terem mais o instinto de procriação. Já as fêmeas param com as secreções que ocorrem durante o período do cio.

A castração previne doenças?

VERDADE. A castração diminui as variações hormonais dos animais e consequentemente doenças que podem ser geradas por essas constantes mudanças no corpo dos pets.

Eles precisam ter uma cria antes da castração?

MITO. Como falamos, a castração previne diversas doenças, portanto, castrá-los antes da primeira cria é benéfica principalmente para as fêmeas.

A castração é cara?

MITO. Hoje clínicas já oferecem condições facilitadas para a cirurgia e a preços populares, existem ainda ONGs que oferecem a cirurgia de graça em algumas localidades. E quando comparados os custos da cirurgia com os de cuidados com possíveis doenças e crias.

Castração pode aumentar a expectativa de vida do cão?

VERDADE. A prevenção de doenças é cientificamente comprovada e consequentemente afeta a expectativa de vida dos animais que realizam a cirurgia. Outra forma que afeta positivamente é que com a redução de brigas e fugas que são atividades que podem representar riscos de vida para os animais eles tendem a viver mais.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: