Cocô do cachorro: o que a cor e a consistência indicam?


Aqui iremos falar sobre um assunto delicado: O Cocô do cachorro. Ninguém quer falar e muito menos limpar. No entanto, o cocô de seu cachorro pode revelar muito sobre a saúde do cão.

Indicadores de problemas na saúde do seu cão:

  • Consistência,
  • Cor;
  • Frequência.

 

Ninguém gosta de limpar cocô de cachorro, mas prestar atenção a certos aspectos do cocô de seu cão pode ajudar a detectar problemas de saúde desde o início. E se for a sua vez de tirar as fezes, aproveite a oportunidade para dar aquela checada se tudo vai bem. 😉

O cocô normal pode variar de cachorro para cachorro, mas de modo geral, ele deve ser firme e úmido com uma cor marrom médio ao mais escuro, semelhante ao chocolate. 

Alterações na cor ou textura das fezes de cachorro

 

Por que o cocô do cachorro está amarelo?

Fezes com cor amarela podem ser o resultado de algo que ele comeu. Nesse caso, o amarelo geralmente aparecerá em manchas no cocô, ao contrário de um amarelo sólido. O cocô de cachorro amarelo também pode ser causado por algo mais sério, como problemas de fígado ou parasitas intestinais. Uma ida ao veterinário do seu cão é a melhor ideia para descartar problemas graves.

Por que o cocô do cachorro está vermelho?

Fezes com cor vermelho também pode significar que seu cachorro comeu algo vermelho. Isso geralmente é causado ao alimentar seu cão com restos de comida humana. A cor vermelha do cocô também é causada por sangramento no trato digestivo inferior do cão. Pode ser o resultado de uma inflamação ou ele está se esforçando demais para fazer cocô.

Por que o cocô do cachorro está verde?

O cocô verde pode significar que seu cão comeu uma grande quantidade de grama ou pode ser o resultado de um problema mais sério, como parasitas internos ou ingestão de envenenamento por rato. É necessária uma consulta imediata com o veterinário.

Por que o cocô do cachorro está preto?

Se o cocô está com uma cor de alcatrão preto ou um tom marrom, isso pode significar que ele tem sangramento no trato gastrointestinal superior e está sangrando internamente. Uma visita imediata ao veterinário do cão é necessária.

Por que o cocô do cachorro está branco?

Se o cocô está com uma cor acinzentada pro branco, isso pode significar que ele está comendo muito cálcio (muito osso) ou ele pode estar ingerindo objetos que não deveria. 

Alguns cães, seja por estresse, ansiedade ou algum outro motivo, ingerem papel, pedras ou outros objetos. Atente-se a esse comportamento e se  notar que é uma constante, consulte com o veterinário a falta de algum nutriente ou algum problema de origem comportamental  que seja necessário a avaliação de um especialista em comportamento canino.

Por que o cocô está muito mole?

O cocô de cachorro solto e mole pode acontecer a qualquer momento. Frequentemente, isso é o resultado da mudança brusca na alimentação do seu cão. Ou ele pode ter se aventurado numa bela lata de lixo. Se for esse o motivo, as fezes voltaram ao normal em pouco tempo. 

 

🚨 Chame seu veterinário imediatamente se..

O cão estiver apresentando outros sintomas, como:

  • letargia, 
  • perda de apetite
  • não beber água

*Letargia é incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.

Por que o cocô do meu cachorro está gorduroso?

Fezes de cachorro com aparência gordurosa podem ser um sinal de pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas. Isso pode ser causado por excesso de gordura na dieta proveniente de uma ração com alto teor de gordura ou restos de comida para cães. Acontece quando o pâncreas não consegue produzir as enzimas necessárias para digerir a gordura.

Por que há mucos nas fezes do meu cachorro?

O muco é produzido para ajudar a lubrificar e mover os resíduos alimentares através do cólon. Encontrar uma certa quantidade nas fezes do seu cachorro é normal. Em excesso, pode ser sinal de parasitas ou mesmo de parvovírus. Consulte o seu veterinário para conferir.

Por que existem segmentos brancos nas fezes do meu cão?

Pequenos segmentos brancos no cocô de cachorro podem ser pedaços de tênia. Você também pode ver vermes muito magros e ondulantes dentro do cocô do seu cão. Leve uma amostra ao veterinário para opções de tratamento.

Por que há pelo nas fezes do meu cão?

Pelo nas fezes do cachorro pode ser resultado de cuidados excessivos por parte do cão. Alergias ou problemas de pele podem fazer com que seu cachorro se lamba excessivamente, o que permitirá que ele engula os pelos. Tudo que entra, uma hora vai sair. Verifique se a pele do seu cão tem manchas vermelhas ou feridas. Também preste atenção a coriza, espirros e tosse, que são sinais de que ele pode ter alergia. Verifique estes sinais para obter ajuda o quanto antes.

 

Manual fezes do meu cachorro

Dicas para recolher uma amostra de coleta de cão:

  • Certifique-se de que as fezes sejam frescas;
  • Usando um saco plástico limpo, colocado sobre sua mão, coloque delicadamente a amostra em um cocô de cachorro limpo e de limpeza superficial em um recipiente de plástico de quintal;
  • Você também pode experimentar uma colher de plástico de picolé para colocar as fezes no recipiente.;
  • Refrigere a amostra de fezes até o transporte para o veterinário.


A cor e a consistência do cocô do seu cão podem ser indicadores de problemas de saúde, tanto leves quanto graves. O veterinário do seu cão é o único que pode lhe dar todas as informações sobre o que as mudanças no cocô do seu cão significam. 

Quaisquer alterações devem ser verificadas pelo seu veterinário, especialmente se persistirem ou forem acompanhadas por outros sintomas, como: 

  • alteração no apetite ou consumo de água, 
  • letargia, vômitos ou qualquer outra coisa que seja incomum para seu cão. 

 

■ Leve-o urgentemente ao veterinário para garantir que ele volte a ficar bem de saúde! ■

 

Matérias disponíveis para você:

Cachorro com diarréia, o que pode ser?

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: