Coleira para Cachorro, quais tipos existem e quais as melhores?


DICAS BOAS PRA CACHORRO veio te ajudar numa tarefa que não é tão fácil quanto se parece. Decidir qual é a melhor coleira para cachorro, lhe mostraremos que nem todas servirão para seu filho de quatro patas. As informações abaixo irão ajudá-lo a fazer a escolha perfeita.

 

Uma coleira é geralmente a primeira ferramenta de treinamento de cães que um dono usa e é essencial para os passeios diários com ele, então é de extrema importância você adquirir caso pense em adotar um cachorro.

 

Coleira para cachorro, por que usar?

Coleiras são a solução usual para passear com o cachorro. Elas existem em uma ampla variedade de estilos e modelos.

Alguns são intencionalmente projetados para contrair ou causar desconforto quando um cão puxa como meio de treinamento, mas não os recomendamos, pois há outras opções de treinamento que usam reforço positivo. As coleiras para cachorro de estrangulamento com/sem garra se enquadram nessa categoria.
O uso correto da coleira nos passeios com seu amigo canino é de extrema importância e previne fugas, acidentes, controla o comportamento do seu cãozinho e faz com que tenham um convívio saudável com outros animais e pessoas.

Se você tem um cão, você é responsável por sua vida e pelos danos que ele poderá causar a terceiros.

 

Tipo de material de coleira para cachorro

Existem tipos variados de coleira para cachorro. Os materiais mais comuns de coleiras são:

  • Couro;
  • Couro falso;
  • Camurça;
  • Nylon;
  • Misturas de nylon;
  • Lona;
  • Correntes de metal

 

As fivelas geralmente são feitas de metal, mas os colarinhos que se encaixam geralmente têm fechos de plástico. Qualquer colar é tão bom quanto o fecho que o mantém unido, então procure um fecho de metal em vez de plástico. Se o seu cão tem tendência a pular cercas/muros, brincar na rua ou fazer travessuras, você pode precisar de uma coleira com um fecho solto.

 

Dicas importantes na hora da escolha da coleira para cachorro:

 

📌 Determine a função da coleira para seu cachorro

Antes de iniciar sua pesquisa, restrinja-a a dois ou três tipos de coleiras para cães. Vá primeiro pela função. Por que você precisa da coleira e a que propósito você quer que ela sirva? Se você tem um cão comum, uma coleira regular provavelmente será suficiente.

 

📌 Escolha o material da coleira

Em seguida, considere o material com o qual a coleira é feito. Se o seu cão se suja muito e / ou adora brincar na água, o nylon será mais fácil de manter do que outros materiais.

 

📌 Meça o pescoço do seu cachorro

Depois que todas essas decisões forem tomadas, você precisará medir seu cão para a nova coleira.

Meça em volta do pescoço com uma fita métrica.

A esse número, adicione cinco centímetros e procure uma gola desse comprimento.

Se o seu cão for muito pequeno, você pode adicionar apenas 2,5 cm na medida do pescoço.

Às vezes é mais fácil simplesmente levar o cachorro com você para a loja.

fonte imagem: wikiHow

AJUSTE PARA CRESCIMENTO!!

     Verifique frequentemente a coleira do seu cachorro em crescimento! Em apenas duas semanas,     uma coleira pode ficar muito apertada e sufocá-los.

 

Coleira para cachorro filhote

Ao comprar coleiras para cachorros filhotes, escolha uma que seja estreita e leve. Lembre-se de que o filhote provavelmente não está acostumado a usar algo em volta do pescoço, por isso pode achar uma coleira irritante no início. Se a coleira for pequena e leve, o filhote provavelmente achará mais fácil de aceitar.

 

Dica importante:

 

📌  Acomode-se para o crescimento

Além disso, você precisa pensar sobre o crescimento ao comprar coleiras para filhotes. Os filhotes crescem rapidamente, especialmente em raças de grande porte.

Resista à tentação de comprar uma coleira longa e pesada para o seu filhote. Claro, você não precisará substituí-lo com tanta frequência, mas não será tão confortável para seu filhote usar.

 

📌  Verifique o colar frequentemente

Como os filhotes crescem tão rapidamente, você precisará verificar o ajuste da coleira pelo menos uma vez por semana. Certifique-se de que você pode colocar dois dedos sob a gola, em média. Com raças de cães pequenos, você deve ser capaz de colocar um dedo, para raças de cães de tamanho médio, você deve ser capaz de colocar dois dedos, e para raças de cães grandes, você deve ser capaz de colocar três dedos entre o pescoço do cão e o colarinho.

 

Você não quer que fique muito solto também. A gola deve ser bastante justa, mas não deve ser apertada. Coleiras para cães que estão em qualquer um dos extremos podem ser perigosas. Coleiras muito apertadas podem se cravar na carne do canino, e coleiras muito soltas podem deslizar sobre a cabeça do seu filhote. Isso pode ser fatal se você estiver andando no trânsito.

 

Coleiras muito soltas também podem apresentar riscos de asfixia. Filhotes são curiosos e gostam de tudo, e uma coleira muito frouxa pode prender em algo e causar asfixia ou estrangulamento.

 

Tipos de coleira para cachorro

 

1) Coleira para cachorro tradicional

coleira para cachorro tradicional

Um das mais comuns e fáceis de encontrar a venda nos petshop’s. Podem ser encontradas em vários tipos de materiais: couro, lona, nylon.

São fáceis para levar o cão num passeio, porém também muito fáceis deles escaparem.

Principalmente os cães mais peludos ou aqueles com pescoços compridos e cabeça pequena.

Essa coleira não é recomendável para aqueles cães que ainda não foram treinados para caminhar ao lado do dono, e tem a mania de puxar muito a coleira.

É mais indicada para cães de pequeno a médio porte. Cuja a força que ele fizer, não irá te cansar para mantê-lo perto de você.

 

💲  Preço aproximado: R$ 49,00 (variação de preços é enorme, vai depender da qualidade do material, preço referente essa coleira roxinha, loja Amazon)

coleira para cachorro tradicional roxa

 

2) Coleira para cachorro com enforcador com / sem garra

coleira para cachorro enforcador

Essa coleira para cachorro foi desenvolvida especialmente para fins de treinamento baseados na punição.

São projetadas para punir os cães ao puxar, causando dor e desconforto, cada puxada que você ou o cão der na coleira irá apertar um pouco o pescoço do cachorro.

Felizmente hoje, muitos treinadores já entendem que não é um método tão eficaz como tem sido os treinamentos por recompensa.

Uma coleira típica desse estilo é feita de metal, geralmente aço inoxidável. Nas coleiras com garras, quando o cão puxa a guia, os dentes exercem pressão no pescoço. Se não tiver cuidado ao usá-las, pode causar lesões sérias na traqueia e musculatura. Por isso não recomendo.

coleira para cachorro enforcador coleira para cachorro com garra enforcador

Se você quer uma coleira para cachorro com o objetivo de fazer uma caminhada com seu cão e sabe que ele tem o costume de puxar muito, convém escolher outro modelo para seu cachorro. A coleira peitoral pode ser interessante para alguns casos, mas justamente por ser peitoral, pode favorecer ainda mais que o cão tracione a guia. Então, precisa ficar atento se a coleira peitoral com fixação da guia na parte de trás é uma boa opção para o seu caso.

 

 

petcoaching.com.br

Reprodução: petcoaching.com.br

 

3) Coleira peitoral ou arreio

coleira para cachorro tipo arreio

Uma opção em vez de usar uma coleira para cachorro padrão ao passear com seu animal de estimação é a coleira peitoral ou arreio.

Arreios para cães são mais confortáveis para o seu animal, pois colocam pouca ou nenhuma pressão na garganta, dependendo do estilo. Ela cobre o peito do cão fazendo com que seja bem mais confortável guiá-lo, e é bem segura.

 

Dica: Obtenha um arreio para os cães com traqueias sensíveis

Você pode encontrar arreios para cães que distribuem pressão sobre o peito, os ombros ou mesmo a parte traseira. Como as coleiras de cachorro, os arreios podem ser feitos de nylon, couro, camurça ou malha esportiva. Alguns são até forrados com pele sintética.

 

Esse tipo de coleira para cachorro é uma opção para cães que não são treinados para caminhar ao seu lado e adoram forçar a guia. Mas lembre-se, a vantagens é que ao puxar a guia, eles não vão machucar o pescoço e todas as estruturas presentes lá, mas vai estimular ainda mais que eles puxem. Basta lembrar dos cães que puxam trenós… eles usam um tipo de peitoral para conseguirem puxar.

 

É uma maneira de acostumar um filhote a andar ao seu lado, sem machucá-lo com a pressão em uma coleira padrão. Mas é importante desde o início realizar este treinamento.

 

Arreios são ótimos para cães pequenos

Arreios também são bons para cães pequenos. Cachorrinhos pequeninos têm pescoços minúsculos que podem ser facilmente feridos por puxões acidentais das coleiras, portanto como essa coleira coloca o estresse em outra parte do corpo do cão, é uma escolha mais segura.

Já vi alguns proprietários de cães grandes usarem arreios também, mas um arreio padrão para cães oferece menos controle do que as coleiras. Se controlar seu animal de estimação é um problema, uma coleira peitoral provavelmente não é uma boa ideia.

 

💲  Preço aproximado: R$ 30,00

 

👍 Vantagens👎 Desvantagens
  • Coleira peitoral/arreio proporciona conforto ao cão e reduz o estresse no pescoço, garganta e traqueia.
  • Arreios forrados também podem ajudar cães medrosos a se sentirem mais seguros.
  • Um arreio típico não dá ao tratador tanto controle do animal quanto uma coleira de cachorro.
  • Alguns cães são difíceis de colocar com arreios.
  • Se o cão já é acostumado a puxar a guia, com essa coleira tipo peitoral, favorece que ele puxe mais ainda.

 

4) Coleira para cachorro – guia retrátil

Indicada para raças de menor porte, e ideal para aqueles passeios em locais abertos onde você pode oferecer ao seu cão uma maior extensão da guia. Não é recomendável para cães de grande porte, nem o uso em locais com muita movimentação onde o ideal seria você ter um maior controle do seu cão junto ao seu corpo.

coleira para cachorro retrátil

💲  Preço aproximado: R$ 105,00

 

5) Focinheira

Em diversos Estados aqui no Brasil, para algumas raças é determinado por lei o uso da focinheira ao sair com seu pet.

Pode ser uma aliada no treinamento do seu amigo canino e também muito importante numa ida ao veterinário ou um passeio se o seu cão não for muito amistoso com outros animais ou pessoas.

A focinheira não é recomendada para cães de focinho curto.

 

Raças de cães em que o uso focinheira é obrigatória em alguns Estados:

  • Mastim Napolitano;
  • Dobermann
  • Pit Bull;
  • Fila;
  • Rottweiler;
  • Dogo Argentino;
  • American Stafforshire Terrier,e raças derivadas…

 

Podem ser encontradas em diversos tipos de materiais: pvc, plástico, nylon, borracha, tipo grades de basquete etc.

Jamais use a focinheira como forma de punição para o cão! Só fará com que ele fique mais ansioso e agitado.

focinheira

 

💲  Preço aproximado: de R$ 10,00 (pvc) a R$ 130,00 dependendo do material

 

👍 Vantagens 👎 Desvantagens
  • Ajuda numa consulta no veterinário, caso seu cão fique desconfortável pode sentir vontade de morder e isso irá proteger o profissional e dar liberdade para examiná-lo;
  • ajuda a você ter um controle melhor quando seu cão costuma ter problemas de comportamento social;
  • oferece uma segurança maior às outras pessoas se a raça do seu cão for considerada perigosa mesmo que com você ele seja um amorzinho.
  • Em alguns modelos não é possível que o cão abra a boca, não permite que ele coma ou beba água, e se ficar muito apertada pode atrapalhar na respiração do animal;
  • pode ser muito estressante para o animal se ele não estiver acostumado.

 

6) Coleira Gentle Leader ou Coleira Cabresto

coleira-para-cachorro-gentle

Ideal para todas as raças de cães, principalmente para os maiores que são mais difíceis de controlar num passeio.

Com ela você terá um maior controle sobre seu pet e com menos esforço. A força total disso é virar a cabeça deles em sua direção. Uma vez que sua cabeça é virada, isso os faz parar.

Essa coleira é semelhante ao cabresto de um cavalo, ela desliza sobre o focinho do seu cão e se prende atrás das orelhas, tem o intuito de educá-lo durante as caminhadas.

 

💲  Preço em média: R$ 80,00 (dependendo do material)

 

👍 Vantagens 👎 Desvantagens
  • Ótimo método de treinamento para controlar o cão;
  • Útil para levar o cachorro para passear sem contratempos;
  • A coleira não afeta o cão nem física nem psicologicamente;
  • Opção econômica e segura para treinar o cão para passear.
  • Se o seu cão for muito forte, pode ser aconselhado utilizar ela junto com uma segunda coleira e guia, para servir de segurança, já que os modelos normalmente não são tão fortes para segurar cães de raça grande a gigante que conhecem a força que têm.

 

7) Coleira peitoral Easy Walk

coleira para cachorro easy walk

A coleira peitoral Easy Walk é uma ótima forma para impedir que seu cão puxe a coleira e te arraste durante os passeios.

Ela tem uma tira no peito com uma argola frontal prendendo a guia, que fará você ter todo o controle sem machucar o cachorro. Toda vez que seu cão desejar puxar a coleira e fizer pressão, ele será desviado para o seu lado tendo a atenção voltada pra você, desencorajando-o toda vez que desejar dar uma apressadinha na caminhada.

 

As coleiras Gentle Leader e Easy Walk foram desenvolvidas pelo mesmo fabricante.

Atenção ao colocar e ajustar a posição do peitoral corretamente, para que ele não se solte por ficar frouxo ou mesmo fazendo pressão no local errado. Veja as orientações do fabricante.

 

Vídeo sobre Easy Walk: https://www.youtube.com/watch?v=8giXxs08Mzw

 

💲  Preço em média: R$ 47,05 (dependendo do material e do tamanho)

 

👍 Vantagens 👎 Desvantagens
  • Facilidade para colocar e tirar;
  • não causa pressão na área do pescoço do cão, sendo bem confortável;
  • a maioria dos cães se adaptam bem;
  • adequado para cães de todos os tamanhos;
  • controle nas caminhadas diárias com seu cãozinho;
  • Assim como algumas coleiras, essa também pode deixar uma marca no peitoral do cão que não machuca o cão, mas pode afetar a aparência no pelo do cão.
  • Há alguns relatos de casos onde o peitoral arrebentou, mas é preciso entender se isso aconteceu por mal uso do responsável ou mesmo se aquele modelo veio com algum defeito.

 

8) Coleira para cachorro com pontas

desenho tom e jerry

Muitos devem conhecer esse tipo de coleira com espinhos por meio de desenhos animados da TV. Lembro-me de ter visto buldogues grandes e durões retratados usando essas coleiras. E sempre me perguntei por que um dono de animal de estimação escolheria uma coleira com pontas.

 

A razão pela qual esse tipo de coleira de cachorro foi desenvolvida foi para proteger o usuário canino de ataques de outros cães e animais selvagens, como lobos. Por causa das pontas salientes, é difícil para um animal atacante agarrar o pescoço de um cão quando o cão está usando uma coleira com pontas.

Claro, você não precisa ter esse motivo para usar coleiras de cachorro com pontas. Muitas pessoas gostam da aparência de certas coleiras em seus animais de estimação.

 

Coleiras com pontas de ferro, por exemplo, costumam dar a impressão de resistência, por isso são frequentemente escolhidas para cães grandes, especialmente quando os cães desempenham o papel de guardiões.

coleira para cachorro com pontas

 

💲  Preço aproximado: R$ 90,00 (dependendo da qualidade do material)

 

👍 Vantagens 👎 Desvantagens
  • Coleiras com pontas para cães podem ajudar a prevenir lesões no pescoço do seu animal provocada por ataques de outros animais em seu animal de estimação. Os espinhos tornam difícil para o cão ser agarrado pela coleira.
  • Espinhos de metal podem ser perigosos. Eles podem ferir humanos e outros animais de estimação, mesmo durante a brincadeira.
  • Os espinhos também podem causar estragos no interior de sua casa e em seus móveis, além é claro que incomodar o cachorro dependendo da posição que ele deite.

 

9) Coleira para cachorro Martingale

coleira para cachorro martingale Uma coleira para cachorro tipo martingale é uma espécie de híbrido, combinando as vantagens de uma coleira regular com a de um enforcador. Essas coleiras foram originalmente projetadas para raças de cães com cabeças pequenas em proporção ao tamanho do pescoço.

Quando a cabeça de um canino é menor que o pescoço, é fácil para o cão escorregar para fora de uma coleira normal. Uma coleira martingale resolve o problema, apertando quando a pressão é colocada na coleira pela guia. Embora a coleira se aperte com um puxão do cachorro, existe um mecanismo para evitar o estrangulamento, ao contrário da coleira enforcadora. Ajudando no controle do cachorro e ao mesmo tempo garantindo sua integridade e conforto.

 

Embora este tipo de coleira para cachorro tenha sido fabricada especificamente para raças de cães como o Galgo, o Borzoi, o Whippet, o Sloughi, o Saluki e outros sighthounds, muitos proprietários com outras raças gostam de usar uma coleira martingale.

Dá controle extra, mas não é tão severo quanto a coleira para cachorro com enforcador ou corrente de retenção. Com uma coleira martingale típica, a parte principal do dispositivo é como uma coleira normal, geralmente feita de couro.

Uma pequena parte do colar é um círculo de corrente. Quando a pressão da guia é exercida, a coleira fica mais apertada, mas quando a pressão da guia é liberada, a coleira fica mais solta.

 

💲  Preço aproximado: R$ 70,00

 

👍 Vantagens 👎 Desvantagens
  • Uma coleira Martingale fornece ao proprietário mais controle. Essas coleiras para cães são menos duras do que correntes de retenção ou coleiras de estrangulamento.
  • O colar ficará apertado, ao contrário de uma corrente de estrangulamento.
  • Elas deslizam sobre a cabeça do cão, sem ter que se preocupar com fechos ou fechos.
  • Às vezes são caras.
  • Difícil de encontrar.

 

10) Coleira de choque – (somos contra esse tipo de coleira)

coleira para cachorro choque

Essas coleiras são projetadas para dar ao seu cão um choque quando ele se comporta mal.

Embora esse choque seja definido muito baixo para ser prejudicial, não deixa de ser uma forma de punição positiva e não é recomendado como um método comum de treinamento de cães.

Como último recurso para cães desordenados, porém, pode ser eficaz.

Além disso, NUNCA deixe essa coleira no cachorro, a menos que esteja com o animal. O botão pode, de alguma forma, ser pressionado acidentalmente, causando desconforto extremo ao canino.

 

💲  Preço aproximado: R$ 150,00

👍 Vantagens👎 Desvantagens
  •  Não vejo nenhuma vantagem numa coleira que vai traumatizar o cão.
  •  O simples fato dela ser usada como uma punição positiva já é uma desvantagem por si só.

 

📍  Então qual é a melhor coleira para cachorro?

Não há uma resposta simples para essa pergunta! Depende do seu cão, do seu comportamento e das suas preferências pessoais e orçamento. Para uma coleira de cachorro versátil e econômica, é difícil errar com o nylon. Por outro lado, se seu cão tem pele sensível, uma coleira de couro pode ser uma escolha melhor.

Se seu cão é difícil de controlar durante uma caminhada, uma Easy Walk ou uma Gentle Leader fornecerá a você mais controle. Se seu cão tem uma cabeça pequena, uma coleira de martingale pode funcionar melhor para você. Se você decidir que precisa de uma das coleiras que aumentam seu nível de controle, certifique-se de saber como usá-la sem machucar seu animal de estimação.

Na verdade, as melhores coleiras para cães são aquelas que funcionam melhor para você e seu animal de estimação, então pense nas suas necessidades específicas antes de comprar. Se você não tiver algumas ideias de antemão, provavelmente ficará frustrado e confuso com tantas opções de coleiras para cães.

 

 

🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾

 

 

Matérias disponíveis para você!
Casinha de cachorro, qual é a melhor?
Caminha de cachorro, qual é a melhor?
Cercado para Cachorro: quais tipos, pros e contras de cada um

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: