Como apresentar o cachorro da casa ao novo cão da família


Você já tem um cachorro e está querendo ou está prestes a receber um novo cãozinho em casa e não sabe como vai ser a reação do seu cãozinho com a chegada do novo amigo? O @dicasboaspracahorro neste artigo vai te ajudar a como apresentar o cachorro da casa ao novo cão da família.

Primeiramente, ter um novo cãozinho em casa é uma ótima ideia para quem já possui algum outro. A companhia que eles farão um para outro faz bem para os cães, principalmente se você precisa passar muito tempo fora de casa trabalhando.

Agora, para ajudar na inserção desse novo cachorro na sua casa podem acontecer algumas situações:

1- Como apresentar o cachorro quando: o novo cachorro é filhote:

Neste caso é tudo mais fácil. Quando o novo cãozinho é filhote não existe a disputa por força entre os cães, ou disputas territorialistas entre eles.

Como fazer?

Quando for buscar o filhote, independente do local, leve o seu cão junto. Essa situação tira o cãozinho do território “dele”, assim ele tende a ser mais receptivo e interagir de forma mais amena. Dessa forma, ao voltarem juntos para casa já haverá uma relação entre eles e tudo se tornará mais tranquilo.

Dica: 

Apresente sempre o filhote com o seu cão na guia/coleira para que você tenha um pouco mais de controle sobre ele.

2- Como apresentar o cachorro quando:  o novo cachorro é  adulto:

Nesta situação, vamos trabalhar com o maior erro que acontece. Levar o novo cachorro direto para sua casa, onde o outro está esperando. Neste caso, se o seu primeiro cachorro não for extremamente dócil podemos ter grandes problemas de interação entre eles.

Como fazer?

Apresente os dois cães, ambos usando guias, em um ambiente neutro, ou seja, em uma pracinha ou parque em que não seja muito comum os dois passearem.

Dica:

Gaste bastante energia dos dois cães antes do encontro. Passeie com eles, brinque para que eles diminuam bastante o nível de energia deles e consequentemente os níveis de ansiedade também diminuirão.

Evite ficar tenso, sua tensão/medo pode passar para o seu cão e isso pode acabar atrapalhando a apresentação dos cães.

Crie um ambiente que os cães gostem, leve petiscos e conforme as reações forem positivas recompense o seu cãozinho. Conforme forem se aproximando, faça pausas para que um se acostume com a proximidade do outro e aos poucos tentem chegar bem próximo.

Com uma aproximação bem sucedida comece a passear, você, com os dois cães e tendo reações positivas durante cerca de 30 minutos, você pode ir para casa com eles.

2- Como apresentar o cachorro quando:  o primeiro contato entre os cães não foi positivo:

Neste caso, é preciso que você deixe os dois cães totalmente separados em casa, inclusive com portas para que eles não tenham nem contato visual. Com o tempo, eles irão perceber o cheiro um do outro, para ajudar a se acostumar, comece a trocar objetos entre os ambientes para que os cheiros fiquem cada vez mais fortes no ambiente e eles começam a perceber que é um cheiro comum e vão se acostumar.

Com um tempo, libere o contato visual entre eles, mas ainda fisicamente separados. – Lembre-se de sempre recompensar o comportamento positivo entre eles -. Após algum tempo em que eles já estejam acostumados  uns com os outros nesse novo estágio aproxime-os, sempre com a guia. Nessa fase é legal que o cão mais calmo seja o  que se aproxima do outro e claro, tente gastar a energia deles antes desse encontro.

 

Curtiu o tema? No nosso canal do youtube fizemos um vídeo explicando tudo sobre como apresentar o cachorro novo ao da família.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro

Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: