Como cachorro enxerga?


Vários mitos cercam esse assunto. Alguns dizem que os cachorros enxergam preto e branco, outros dizem que enxergam cores. Mas afinal, como o cachorro enxerga?

Assim como nós humanos, os cachorros possuem cinco sentidos, mas diferente de nós, para eles a visão não é um dos mais importantes. Os cães tendem a confiar muito mais no seu olfato e na audição, no entanto isso não quer dizer que eles enxerguem pouco ou tenham uma visão ruim.

O principal mito, se eles enxergam cores ou não foi revelado pela ciência. Atualmente, já se sabe que os cachorros enxergam cores sim, porém não tantas como nós humanos.

Seus olhos possuem estruturas parecidas com as dos olhos humanos que são capazes de enxergar as cores. Os cones, como são chamados, no entanto, se apresentam em menores números, ou seja, eles não enxergam a variedade de cores que nós enxergamos. Alguns estudos apontam ainda que eles conseguem captar principalmente as cores azul e amarelo e as suas variações.

Essa semelhança da estrutura ocular entre os nossos olhos e os olhos dos cães também é perceptível na presença dos bastonetes, que auxiliam na captação de luminosidade e, consequentemente, na visão noturna. Nesse quesito, no entanto, os cães têm uma vantagem. Eles possuem um número maior e, portanto, a visão noturna deles é muito mais apurada que a nossa.

Outro fator que ajuda muito na visão dos cães é a posição dos olhos. Por serem mais laterais possuem uma visão periférica maior e conseguem atingir um ângulo de 250º, contra 190º dos humanos.

Outra característica interessante é que por possuírem pupilas muito grandes eles só focam nas imagens centrais da sua visão, então questões de profundidade podem não ser bem percebidas por eles para objetos que estão um pouco mais longe. Mesmo assim, cães saudáveis podem perceber um objeto que se move a até 600 metros de distância. 

Isso nos responde também uma pergunta bem comum que é se cães são míopes. Sim, eles podem ser considerados um pouco míopes, a nitidez dos cães é perfeita em até somente 6 metros de distância, mas isso não quer dizer que eles precisem de óculos.

Agora você já sabe como o seu cãozinho enxerga! E para que ele continue usando bem esse sentido do corpo, fique atento a qualquer alteração que ele possa apresentar nos olhos e leve-o periodicamente ao veterinário, pois problemas de visão podem diminuir a qualidade de vida dele.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: