Como construir mais confiança em cães inseguros e medrosos.


Rate this post

A confiança é algo muito presente nas relações, e entre os cães e os humanos ela não só está presente, como se faz extremamente importante para que o animal se desenvolva de forma saudável no âmbito social, mental e até físico. Porém, alguns animais podem ser um pouco mais reativos, nesses casos, como construir mais confiança em cães inseguros ou medrosos?

Os cães são animais que constroem a confiança deles desde muito cedo, afinal, é do instinto deles estar em matilha e cuidarem uns dos outros. No caso dos cães domesticados esse é um instinto que ainda existe, mesmo que em proporções menores, e que eles transferem para nós humanos.

Como construir a confiança em cães inseguros?

A construção da confiança na relação entre os humanos e os cães começa desde os primeiros contatos dele com a gente e cabe a nós motivá-los da forma correta para que exista uma associação positiva neste momento para evitar traumas ou perspectivas distorcidas da realidade que no futuro podem torná-lo inclusive um cão feroz.

O primeiro passo é a criação de uma rotina. A rotina elimina as chances de estresses que podem fazer algum mal ao animal. Nessa rotina devemos incluir alimentação, exercícios, passeios, treinos e brincadeiras em horários bem definidos e sempre com disciplina.

Outro fator importante, principalmente quando já se tem um cão medroso, é o equilíbrio emocional. É importante que se tenha “pulso firme” e não trate o animal como coitadinho, não só o animal deve mudar, mas também o ambiente e as condições na qual ele está inserido.

Importante aqui e em qualquer outra situação, é ter a sensibilidade de identificar o limite do animal e não forçá-lo a ultrapassar esse limite.

Alguns cães podem ter reações que vão além de esconderem, em casos extremos podem morder outros cães ou pessoas e dependendo do nível de medo e insegurança podem até tentar fugir, o que coloca em perigo a vida deles.

Como mencionamos anteriormente, a rotina é extremamente importante para que o animal tenha contato com diferentes situações. Isso inclui os passeios para que vejam outros cães e pessoas, refeições em horários corretos e o mais importante: um adestramento correto.

Um profissional comportamental será sempre uma boa solução para estes casos, mas antes de tudo, o resultado só será alcançado com mudanças na rotina da casa como um todo.

De forma geral 6 ações podem ajudar você a construir mais confiança em cães inseguros:

  • Socialização correta com humanos e outros animais;
  • Dieta equilibrada;
  • Brincadeiras e exercícios físicos;
  • Passeios regulares, que em conjunto com o item anterior vão estimular o animal e colocá-lo em diversas situações diferentes da que ele encontra dentro de casa.
  • Acompanhamento regular do veterinário;
  • Dar amor e carinho, os cães nos enxergam como parte da matilha deles e portanto, precisam ser amados e aceitos pelo grupo para que se sintam confiantes.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro