Como dar banho em cachorro?


Esse artigo vai te ajudar a saber como dar banho em cachorro. A maioria dos cães prefere pular a hora do banho, mas o banho desempenha um papel importante na saúde do pelo e da pele do seu cão, ajudando a mantê-lo limpo e livre de sujeira e parasitas.

E, claro, há o benefício adicional de tornar seu cão mais cheirosinho e agradável de se estar.

Pergunte sempre ao seu veterinário sobre as necessidades do seu cão antes de iniciar!

Como devo dar um banho em cachorro?

banho em cachorro

Assim que estiver preparado para assumir a tarefa, com ou sem a cooperação de seu cão, eis o que fazer:

🔸 Escove seu cachorro antes do banho. O pelo emaranhado retém água, deixando seu cão com a pele irritada. Se você não puder escovar ou remover os nós no pelo, leve seu cão a um tratador profissional. Você pode colocar uma bola de algodão em cada orelha para impedir a entrada de água. Ajuda a prevenir infecções e irritações nos ouvidos;

🔸 Use água morna. A pele dos cães é diferente da nossa e a água quente pode queimar os cães com mais facilidade. A água do banho nunca deve ser mais quente do que a que você daria para um bebê humano. Mantenha-o ainda mais fresco para cães de raças grandes que podem superaquecer facilmente;

🔸 Fale com o seu animal de estimação com uma voz calma e reconfortante. Os cães precisam entender que você não os está torturando, embora outros continuem se escondendo debaixo da mesa da cozinha sempre que você pegar uma toalha.

🔸 Use shampoo para cães. Resseca menos a pele do que o shampoo das pessoas. Faça uma espuma suave com o shampoo e massageie todo o corpo do seu cão, tomando cuidado para não deixar o sabão entrar em contato com seus olhos;

Características para um bom shampoo para cachorro:

◽ Enxágue fácil;
◽ Tecnologia desembaraçante;
◽ Hipoalérgicos;
◽ Aroma leve;
◽ Ingredientes nutritivos

🔸 Enxague bem. Qualquer sabão deixado, pode irritar a pele do seu cão, uma vez que esteja seco. Enxágue, enxágue e repita o enxágue;

🔸 Seque-o. O ar quente de um secador de cabelo humano pode ser muito quente para sua pele. Seque ao ar ou use um secador projetado para cães; suas temperaturas mais baixas não causam coceira ou caspa;

🔸 Recompense seu cachorro. Continue com muitos elogios, carinhos ou brincadeiras. Muitos cães úmidos gostam de desabafar com a hora do banho brincando de cabo de guerra exuberante com a toalha de banho – ou simplesmente fugindo com ela – quando tudo acabar.

Quantas vezes devo dar banho em cachorro?

Embora os cães não exijam uma higiene diária como nós, eles precisam de banhos regulares, mas a regularidade depende de vários fatores, como o ambiente do cão e o tipo de pelo.

Seu veterinário pode aconselhá-lo sobre a quantidade de banho apropriada para seu cão.

Aqui estão algumas diretrizes gerais:

◽ Tomar banho 2 vezes por mês funciona para a maioria dos cães;

◽ Cães com pelagem oleosa, como Basset Hounds, podem precisar de banho uma vez por semana;

◽ Muitas raças de pêlo curto com pelagem lisa, como Beagles e Weimaraners, se dão bem com banhos menos frequentes. Basenjis de pêlo curto são meticulosos em sua higiene pessoal e raramente precisam de um banho;

◽ Raças com pelagem repelente de água, como Golden Retrievers e Great Pyrenees, devem ser banhadas com menos frequência para preservar seus óleos naturais;

◽ Cães com pelagem dupla e grossa, como Samoiedos, Malamutes e outras raças do Norte, se dão melhor com menos banhos e muito escovação extra, o que remove o pêlo solto e morto e ajuda a distribuir óleos naturais que protegem a pele e o pêlo do seu cão saudável.

 

Claro, se o seu cão gosta de nadar, é obcecado por poças de lama, vive no campo e rola muito em sabe-se lá o quê, então você pode querer dar um banho com mais frequência do que se esse mesmo cão vivesse em um apartamento.

 

Dito isso, evite banhá-lo com mais frequência do que o realmente necessário, ou você tirará os óleos naturais da pelagem do seu cão, tornando-o seco e mais sujeito a caspa, frizz e nós. Alguns shampoos podem secar ou irritar a pele do cachorro mais do que outros, nesse caso em que você deve dar banho com menos frequência ou experimentar um shampoo diferente.

 

Basicamente, a melhor maneira de avaliar quando seu cão precisa de um banho é dando uma boa cheirada. Como ela cheira para você? Não tão bom? Comece a abrir a torneira.

Onde devo dar banho no meu cachorro?

banho em cachorro

Os donos de cachorros pequenos têm uma vantagem, eles podem simplesmente colocá-los na pia ou na tanque. Mas se você não consegue colocar seu cachorro na pia, use uma banheira ou entre no chuveiro e use um chuveirinho.

Uma banheira portátil para cães também é uma opção. Enquanto algumas banheiras são feitas de plástico pesado, outras são dobráveis e podem ser facilmente usadas ao ar livre ou na lavanderia ou no lavabo. Algumas lojas de produtos para animais de estimação alugam banheiras e toalhas para cães.

Usar uma mangueira de jardim é bom se o cachorro estiver realmente sujo ou se o tempo estiver bom, mas faça disso uma experiência ocasional. Os cães não gostam de sentir frio mais do que nós, e muitos não gostam de ser atirados contra eles.

Quando devo ir com os profissionais?

Se a ideia de lutar com seu cão em uma banheira e esperar que ele tolere silenciosamente ser ensaboado e enxaguado não é divertida pra você, então faça o que muitos optam: leve seu cão a um profissional de banho e tosa.

Os tratadores não só vão dar banho em seu cão, mas também cortar suas unhas, aparar perto dos olhos em alguns casos e os secarão. A maioria tem preços razoáveis.

Os profissionais de banho e tosa são obrigatórios para certas raças de cães, como Poodles, Yorkshire, Maltes, Shih Tzu e outros com pêlos longos. 

Mesmo que seu cão não tenha pêlos tão longos, os profissionais de banho e tosa são úteis se o seu cão odeia banhos. Eles têm muitas técnicas testadas e comprovadas para fazer até mesmo cães mais avessos ao banho se renderem. Porém, cuidado para que essa experiência não seja muito desagradável para o seu cão. Esteja sempre com um bom petisco para entregar-lhe ao final do banho.

Outros procedimentos importantes na higiene do cachorro:

Limpeza das Orelhas

 Escovação dos Dentes

◻ Cortar as unhas

Além do banho, esses 3 procedimento de cuidados são extremamente importantes para manter uma boa rotina de higiene e a falta de algum deles pode acarretar problemas de saúde em seu cachorro. Como problemas de ouvido, tártaro, problemas nas patas e vários outros. Eles podem ser feitos no mesmo dia do banho semanal/quinzenal.

Acesse nosso blog e veja 3 dicas práticas para facilitar os cuidados com seu filhote de cachorro, clicando aqui.

 

Qual é a sua técnica para dar banho em seu cachorro? Você tem algum truque para colocá-los na banheira? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

 

🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉
INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: