Perigos de tentar desengasgar cachorro sem saber as técnicas certas.


É difícil ver um cachorro sem alguma coisa na boca, eles estão sempre farejando, lambendo, comendo e às vezes até escondendo coisas pela casa, mas acontece que às vezes as coisas dão um pouco errado e nossos amiguinhos se engasgam. Se isso acontecer, como desengasgar o cachorro? como sabemos que eles estão realmente engasgados? 

Neste artigo o Dicas Boas pra Cachorro vai te dar algumas dicas de como socorrer o seu cachorrinho e como identificar a situação. Apesar disso lembre-se que é importante que você procure um veterinário o mais rápido possível após o ocorrido.

Como saber se o cachorro está mesmo engasgado?

Nós sabemos que é difícil olhar para um cachorrinho e não ver que ele está com alguma coisa na boca, não é mesmo?! E por usarem a boca com frequência para carregar, roer e brincar saiba que eles se engasgarem de verdade é um pouco difícil. Na maioria das vezes o que achamos ser um engasgo é na realidade tosse ou até mesmo um espirro.

Quando um cachorro estiver engasgado ele irá apresentar alguns comportamentos como estes:

  • Agitação demonstrando um incômodo e agonia;
  • Tosse frequente com ânsias de vômito;
  • O cachorro pode começar a babar;
  • Demonstrará dificuldade na respiração;
  • As gengivas mudarão de cor e podem ficar esbranquiçadas ou azuladas;
  • Tentativas de tirar algo preso com as patinhas, levando-as até a boca;
  • Pescoço e cabeça para baixo e orelhas baixas;
  • Se muito grave, desmaio.

Uma forma de descobrir se está engasgando é oferecer algo para ele comer, se ele conseguir engolir provavelmente não está engasgado.

Como prevenir engasgos?

A principal causa de engasgos é a afobação do animal com alguma coisa. Esses sinais de ansiedade devem ser tratados e ajudarão muito a prevenir esses acontecimentos. Uma alternativa é reduzir o acesso a comida, comedouros que liberam a ração aos poucos vão ajudar, brinquedos interativos também. Ensinar os animais a devolverem objetos também, esse pode ser um pouco mais demorado e demandar mais paciência, mas começar elogiando quando fazem algo certo, como soltar o brinquedo na sua mão ou soltarem algo que pode ser perigoso.

Como desengasgar cachorro?

Alguns incidentes podem esperar um pouco para o atendimento no veterinário, no caso dos engasgos não. Os primeiros socorros devem ser imediatos e o atendimento do veterinário o mais rápido possível, mesmo que tenha desengasgado o animal durante os primeiros socorros em casa.

Apesar da vontade ser tentar ajudar o cachorro a qualquer custo, pessoas que não são profissionais da área podem acabar por colocar o animal e elas em risco em alguma tentativa de acudir o animal.

Tentar tirar com a mão o que está obstruindo o animal é extremamente perigoso, por envolver risco de mordida e machucar as vias que estão travadas pelo objeto. A manobra de Heimlich, muito parecida com a que é realizada com humanos, também não é aconselhada se você não a conhece perfeitamente. Se você observar o seu animal com alguns dos sinais que mencionamos acima como sinais de engasgo, procure o veterinário imediatamente.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: