Como educar o cão?
Educar o cão vai muito além de comandos para que eles façam coisinhas bonitinhas e fofas. Um cão educado vai melhorar a convivência dele com a família e com a casa. Além de dar a patinha, sentar, rolar ou pegar a bolinha o seu cão pode aprender a fazer as necessidades no local correto ou não destruir os móveis da casa. Sabendo disso você deve estar se perguntando “como educar o meu cão?”
O processo de educar o cachorro é também um processo de educação dos tutores, por isso o Dicas Boas pra Cachorro te apresenta os principais erros cometidos durante o processo de adestramento e os motivos para adestrar os cachorros.
Principais erros ao educar o cão:
1- Não falar a língua do cão
Os cachorros não falam português. Esse é o primeiro ponto a ser entendido e portanto, eles não sabem o significado das palavras de comando utilizadas por você, eles fazem associações dos seus movimentos e sons a ações que eles foram recompensados positivamente.
2- Não ter rotinas
Não só para os treinamentos, é importante que exista uma rotina para comer e passear. Cães que não passeiam podem ter comportamentos agressivos e ansiosos que dificultam a educação do cachorro. A rotina alimentar influencia inclusive nos momentos em que eles vão fazer as necessidades e portanto, quando forem ensinar os cães o local correto é importante que tenham uma rotina regular.
3- Falta de postura corporal
Os cães são animais observadores por natureza, por isso os gestos e até mesmo a forma como você se impõe podem interferir no processo de adestramento. É importante que a cada novo comando ensinado sejam atribuídos gestos simples e que você não desvie o foco e faça coisas desnecessárias ao longo do ensinamento para não confundir o cão.
4- Não ter voz ativa/firme
Assim como o corpo, a forma como você fala também pode interferir. Os cães conseguem captar emoções dos donos e a voz é um canal muito forte para transmitir emoções, por isso um tom de voz neutro é o ideal.
5- Recompensar ações inadequadas
Os cães não entendem especificamente o que é uma ação positiva ou negativa, na realidade eles entendem que algo é bom para ele quando fazem e recebem alguma recompensa logo depois. E como recompensa entende-se não só petiscos mas a atenção do tutor também.
Por isso, o ideal é que você conheça o seu cão para que não recompense um choro ou um latido de quem busca atenção.
6- Uso do não
O não é uma palavra muito comum e o uso dela para inibir um comportamento indesejado pode ser confuso para o seu cão. Como alternativa, palavras de ação se tornam mais eficazes como por exemplo, “desce” ou “sai”.
Como fazer o cachorro obedecer?
Como você está imaginando, a melhor forma de fazer um cachorro te obedecer é por meio de recompensas. O primeiro ponto é que ele irá associar o processo de educá-lo como algo positivo e o segundo é que ele irá associar ações específicas a recompensas e irá repeti-las.
O que fazer para educar o cachorro?
Independente de qual seja o objetivo (parar de morder, respeitar alguns comandos, fazer necessidades no local correto ou qualquer outra) a estratégia da recompensa ajuda. O importante é que seja prazeroso para o cão e não desenvolva traumas no animal.
Socialize o animal desde cedo para que ele tenha um bom comportamento com outras pessoas e outros pets, isso ajudará. Além disso, durante o processo de adestramento nunca use violência ou métodos de punição como jatos de água, choques ou barulhos altos.
Por que educar o cão a fazer as necessidades no local correto?
Para ensinar os cães a fazerem as necessidades no local adequado será preciso paciência e persistência. E a forma como você vai agir durante todo o período vai influenciar não só na aprendizagem do cão como em vários outros comportamentos que ele vai desenvolver.
As dicas básicas vão desde a escolha do local, que deve ser de fácil acesso e longe o suficiente da caminha e de onde ele come. Os cães são extremamente higiênicos nessas questões.
No início você precisará guiá-lo ao local até que ele esteja acostumado. Sempre elogie quando os cães acertarem.
O intuito de ensinar o cão o local correto para fazer as necessidades é promover a socialização do cãozinho com todos da casa, sem precisar restringi-los ou amarrá-los, para que ele saiba o local adequado para fazer as necessidades e tenham mais liberdade pela casa, pois não irão sujar todo o ambiente.
Veja também: Os principais erros ao tentar educar o cão a fazer as necessidades no local certo.
Quando adestrar?
Recomendamos o início do treinamento desde filhotes, porque é uma fase em que o cérebro deles está muito aberto para receber informações, o que facilita e acelera o aprendizado, o que não significa que cães adultos não aprendam facilmente. A diferença é que o filhotinho é um papel em branco prontinho para ser pintado, enquanto o adulto já tem seus vícios, experiências e algumas vezes até mesmo alguns traumas.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro