Como evitar que o cachorro vomite no carro


Seu cachorro sempre fica mal quando vocês viajam? O que causa isso? Descubra como evitar que o cachorro vomite no carro!

O enjoo é um problema comum. O enjoo é devido ao movimento ou ao carro é mais comum em cães mais jovens do que em adultos. A razão pode ser devido ao fato de que as partes do ouvido interno envolvidas no equilíbrio não estão totalmente desenvolvidas. Os filhotes geralmente “superam” o enjôo por volta de 1 ano de idade.

Muitos cães adultos ficam ansiosos ou até enjoados durante a viagem devido à falta de condicionamento e aos estímulos incomuns esmagadores associados ao movimento dentro de um veículo. Os cães que viajam apenas uma ou duas vezes por ano (normalmente ao visitar o veterinário) não estão acostumados a passeios de carro e muitas vezes associam o passeio de carro à experiência estressante que se segue.

Isso causa ansiedade e estresse aumentados e pode resultar em vômitos e diarreia. Filhotes que passam por primeiras viagens traumáticas ou assustadoras também podem associar viagens futuras a esse evento estressante. Alguns cães podem ter condições médicas, como infecções do ouvido médio ou interno ou doença vestibular (doença do aparelho vestibular, localizada no ouvido interno) que os predispõe a náuseas. Outros podem estar tomando medicamentos que podem causar vômito ou diarreia.

Ajudar seu cão a superar o estresse e a ansiedade da viagem significa que ele poderá acompanhá-lo em viagens com mais frequência e permitirá que vocês passem mais tempo juntos.

Como saber se meu pet está ficando enjoado?

Nós, humanos, quando enjoados muitas vezes ficamos pálidos, suando frio, com salivação excessiva quando sentimos uma dor de estômago se aproximando. Os sinais de que seu cão pode estar sentindo enjoo incluem:

  • choramingando e compassando;
  • salivação excessiva;
  • estalando ou lambendo os lábios;
  • letargia ou inatividade;
  • vomitando;
  • diarreia;
  • ofegante;
  • olhos arregalados;

Se você acha que seu cão vai vomitar, pare o carro em algum acostamento ou local seguro e levá-lo para tomar um arzinho e fazer uma caminha. Isso poderá ajudar a aliviar temporariamente o estresse.

Como evitar que meu cachorro vomite no carro?

Dessensibilizar ou contra condicionar seu cão para viajar de carro pode dar algum trabalho, porém é possível. Ajudar seu cão a superar o estresse e a ansiedade da viagem significa que ele poderá acompanhá-lo em viagens com mais frequência e permitirá que vocês passem mais tempo juntos.

A melhor maneira de aliviar a ansiedade de viagem do seu cão e evitar que vomite é fazer várias viagens curtas antes de embarcar numa longa viagem. 

1°) Comece simplesmente colocando seu cão no carro, ligando o motor e sentado sem se mover por alguns minutos. No dia seguinte, repita esse processo, mas saia da garagem e volte. Certifique-se de elogiar seu cão e oferecer uma recompensa alimentar por bom comportamento. Em seguida, tente dar uma volta no quarteirão. Gradualmente, dirija por cerca de 20 a 30 minutos.

Condicionar seu cão para andar confortavelmente no carro pode exigir vários dias ou até semanas

2°) Exponha gradualmente seu animal nervoso a estímulos cada vez mais desafiadores. Você não pode forçá-lo a “superar” ou “lidar” com sua ansiedade. Viajar em um espaço confinado em um veículo motorizado pode ser assustador para um cão e requer tempo para se ajustar. 

3°) Certifique-se de manter uma atitude calma e fria;

4°) Não repreenda seu cão se ele começar a uivar ou choramingar.

5°) A ansiedade visível é um sinal para interromper o treinamento atual e começar novamente outro dia. Continuar a expor seu cão a uma situação estressante só fará com que ele associe ainda mais o carro a desprazer e medo atrasando o treinamento. Viajar de carro em uma transportadora também pode ser uma boa prática para viajar em um avião ou trem.

Dicas adicionais para tornar a viagem mais agradável e evitar que o cachorro vomite no carro:

  • Viaje com o estômago vazio. Como regra geral, os cães têm menos probabilidade de vomitar comida com o estômago vazio, por isso é melhor evitar dar a eles uma refeição completa antes de dar um passeio de carro. 

No entanto, para alguns cães, um pouco de comida no estômago (como uma/duas colheres de chá, ou algumas guloseimas) pode diminuir as chances de náuseas e vômitos. Um pouco de água antes da viagem também é bom, afinal manter-se hidratado é importante.

  • Use uma caixa transportadora ou coleiras de segurança em carro para cães. Cães ansiosos podem se machucar e causar acidentes. Uma caixa de transporte é vista como um “lugar seguro” para muitos cães.
  • Mantenha o carro fresco e silencioso. Deixe tocando uma música calma e suave na rádio e mantenha a temperatura baixa.
  • Abaixe as janelas um pouco. Um pouco de ar fresco e circulante pode ajudar alguns cães a se sentirem melhor.

Observação de segurança: certifique-se de que seu cão esteja preso para que ele não possa pular ou até mesmo colocar a cabeça para fora da janela. Colocar a cabeça para fora da janela, independentemente de quão divertido e “livre” pareça, coloca seu cão em risco de lesões potencialmente graves nos olhos, boca, garganta e todas as outras partes deles que estiverem fora. Não vale a pena o risco.

  • Inclua o doce cheiro de casa. Adicione uma camisa ou coberta com o seu cheirinho na caixa transportadora ou próxima ao seu cão. Além de cheirar a casa, nada é mais aconchegante do que a camisa da mamãe ou do papai.
  • Ofereça brinquedos especiais para viagens. Dar ao seu cão brinquedos novos, com os quais ele só brinca quando viaja, pode ajudá-lo a associar a viagem à diversão.
  • Faça paradas frequentes. Fazer isso não vai apenas deixá-los farejar e esticar as pernas por um tempo (e fazer seus “negócios”), mas também lhes dará uma pausa dos sinais sensoriais potencialmente conflitantes que podem estar causando seu enjoo, também.

Viajar em um espaço confinado, num veículo realmente pode ser assustador para um cão e requer tempo para se ajustar. Portanto tenha paciência!

Se seu cão parece precisar de um pouco mais de ajuda para manter a calma durante a viagem, converse com seu veterinário sobre o uso de um dos seguintes remédios:

  • Lavanda ou feromônio de cachorro. Aromaterapia e feromônios podem acalmar um viajante tenso. Adicione esses aromas à cama do seu cão para ajudar a acalmar seus medos.
  • Ervas calmantes. Remédios naturais, incluindo florais de Bach® (Rescue Remedy®), kava, valeriana, passiflora, gengibre e calota craniana, têm sido usados ​​há décadas para aliviar a ansiedade e o enjoo.
  • Medicamentos anti-náusea. Eles podem prevenir o vômito em um animal de estimação estressado. Uma única dose pode durar 24 horas. Lembre-se de que esses medicamentos só ajudam no enjoo, não na ansiedade. Fale com o veterinário para discutir quais medicamentos são apropriados para o seu cão e para obter as dosagens e frequência de administração corretas.
  • Medicamento ansiolítico. Esses medicamentos podem ser considerados para uso apenas em animais de estimação extremamente estressados. Medicamentos prescritos na noite anterior à viagem e repetidos 12 horas depois podem relaxar até o viajante mais ansioso do animal de estimação. Muitos veterinários recomendam que você dê uma segunda dose cerca de 2 horas antes de embarcar em sua viagem. Lembre-se de que alguns medicamentos prescritos precisam ser iniciados algumas semanas antes da viagem para serem mais eficazes. Sempre siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente.

 

OBS:  NÃO USE NENHUM MEDICAMENTO SEM ANTES CONVERSAR COM O MÉDICO VETERINÁRIO DO SEU PET. ALÉM DE PIORAR A EXPERIÊNCIA DELE EM VIAGENS PODE CAUSAR SÉRIOS RISCOS À SAÚDE DO SEU CÃO. E NÃO É ISSO QUE NÓS QUEREMOS!

Esperamos que este conselho tenha ajudado você a tomar algumas medidas para ajudar com o enjoo do seu cão. Ao tomar algumas medidas preventivas ou tratar com medicamentos, o seu cão deverá sentir-se menos enjoado enquanto anda de carro e vocês poderão desfrutar de mais viagens juntos!

 

 

Matérias disponíveis para você:

O que você Precisa Saber sobre Calmante para cachorro

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: