Como fazer o cachorro parar de morder


Quando filhotinhos as brincadeiras de morder são a maioria e nós até estimulamos os filhotinhos a fazerem isso, mas eles vão crescendo, ganhando força e a brincadeira pode fugir um pouco do controle. Nesses casos, como podemos fazer o cachorro parar de morder?

O instinto animal utiliza a mordida para além das questões de defesa. Roer ajuda a limpar os dentes, por exemplo. Dessa forma, é natural que os cães desenvolvam esse hábito, mas nós podemos mudar o foco deles para que o alvo não sejam os móveis da casa ou nossas mãos.

Motivos para o cachorro morder:

1- Crescimento dos dentes:

Assim como nós humanos o crescimento dos dentes gera alguns incômodos e desconfortos que as mordidas ajudam a aliviar. Para que esse desconforto passe, os mordedores são as melhores soluções para que o pé da mesa ou da cadeira não seja destruído.

2- Diversão:

Com certeza morder algo que se move é mais legal que um brinquedinho parado, por isso as mãos e pés são tão procuradas por esses pequenos. Morder os humanos gera interação que um brinquedo não tem por ter uma mobilidade reduzida. A solução nesses casos está em alguns brinquedos mais irregulares que quicam e fazem barulhos que podem chamar mais a atenção do animal.

3- Atenção:

Como mencionado anteriormente, ao morder o humano o pet consegue atenção. Principalmente se você passa muito tempo fora de casa não deixe de separar um memento do dia para dar total atenção a ele para que ele não precise latir ou morder para chamar a sua atenção.

Como fazer o cachorro parar de morder:

Basicamente você precisa seguir 2 passos: reprimir e ignorar. Quando o cachorro morder faça algum som alto que chame a atenção dele  como “ai” ou “shhhi”, principalmente esse segundo som que é utilizado em processos de adestramentos vai aos poucos ser associado a algo negativo.

Caso as mordidas continuem, o passo seguinte é ignorar. Ao invés de conseguir a atenção como ele imagina, na real você passará a ignorá-lo e se for o caso até saindo do lugar e virando de costas para o cão.

Como evitar o estímulo e as mordidas em si?

1- Seja firme

Quando ele morder diga “não” de forma firme e de outro objeto para que ele morda.

2- Evite tirar as mãos

Tirar as mãos pode ser entendido como algo para eles perseguirem, por isso, por mais que a resposta natural seja retirar a mão na hora tente fazer de forma que ele entenda que não é uma brincadeira.

3- Pare de brincar

Se estiver em um momento de brincadeira e ele começar a morder, pare imediatamente de brincar para que ele entenda que assim não vai conseguir atenção e momento de diversão.

4- Demonstre dor

Ao reclamar de dor com sons o cão percebe e às vezes pode até se assustar, o desconforto para eles também fará com que parem.

5- Elogie brincadeiras que não envolvam mordida

Sempre que ele brincar ou te chamar para brincar sem envolver mordidas elogie o cachorro de alguma forma. A repetição fará com que ele associe a algo positivo e tenda sempre a repetir essas ações.

6- Deixe-o de lado

Se o cachorro não parar de morder com nenhum dos passos anteriores você precisará ser mais radical e deixá-lo sozinho por um tempo para que ele entenda que se morder você sairá de perto e ele ficará sozinho.

7- Dê outro objeto para que morda

Tenha sempre brinquedos que o cão possa morder para desviar a atenção. Ossinhos, bolinhas e até mesmo brinquedos interativos que vão forçá-lo a passar um tempo desvendando como conseguir o petisco escondido ali dentro.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: