Como limpar as patas do cachorro após o passeio na rua?


Como limpar as patas do cachorro após o passeio na rua?

Atualmente essa é uma das perguntas que mais estamos vendo por parte dos responsáveis de cães…

 

Bem, esse não seria um assunto muito importante se não fosse pelo momento que estamos passando neste momento no Brasil, com a presença do vírus circulando por aí…

 

Primeiro de tudo é importante ter em mente o seguinte.

 

Evite de qualquer maneira, locais com muitas pessoas e cães juntos, como os parquinhos para cães, praças públicas ou qualquer outro local que possa ter muitas pessoas juntas para evitar uma contaminação pelo vírus.

 

 

Aqui é importante salientar que até o presente momento em que escrevo esse artigo, não há nenhuma evidência de que cães e gatos possam ser infectados com esse vírus e, portanto, não transmite para humanos, obviamente.

 

Porém, se uma pessoa que esteja contaminada passe a mão contaminada no seu cachorro ou mesmo espirre do lado dele, o seu cão passará a estar com o vírus no corpo e aí, ele pode ser considerado como um objeto contaminado.

 

A grande diferença é que será um objeto que anda, tem vontade própria, muitas vezes sobe na sua cama ou sofá e todo mundo da casa gosta de fazer um carinho.

 

Já imaginou o perigo da contaminação?

 

Então, se você é uma pessoa que tem um cão que só faz as necessidades na rua, você tem duas opções:

 

A primeira seria ensinar o seu cão a fazer as necessidades dentro de casa… o que muitas vezes pode ser difícil, visto que ele já está condicionado a fazer as necessidades na rua e provavelmente você nem tem um lugar na sua casa que seja destinado para ser o banheiro dele.

 

E a segunda opção é continuar saindo, mas redobrando a sua atenção em relação a encostar nas coisas, como maçanetas de portas, botão de elevador, portões…

 

E também, evitar que pessoas na rua e até mesmo que outros cães interajam com o seu cão.

 

Evite esse contato, pois infelizmente, não sabemos quem pode já estar infeccionado e ainda não estar apresentando os sintomas da doença.

 

Como limpar as patas do cachorro: parte 1

 

Beleza…, agora que já te falei essas coisas importantes antes, podemos definir algumas regras ao voltar do passeio na rua com o seu cão.

 

Se o seu cão já está acostumado a usar sapatinhos ou botinhas, mais do que nunca essa é uma opção bem interessante neste momento.

 

 

Usar o sapatinho para sair e tirar quando voltar.

 

Lave os sapatinhos com água e sabão e seque bem.

 

Seu cachorro não usa sapatinhos?

Tudo bem… a grande maioria deles não usa ou não se adapta a usar.

 

Ao chegar da rua, de preferência antes de entrar em casa com ele, já deixe do lado da porta um balde com água e um sabão. Esse sabão pode ser qualquer um que seja exclusivo para cães ou mesmo um sabonete Protex ou sabão de cocô.

 

 

Não use sabão em pó de limpar roupas no seu cão!

 

Você pode colocar as patas da frente dentro da água e depois passar o sabão, principalmente nos coxins. Enxague bastante até tirar todo o sabão e principalmente, seque bastante!

 

Se você fizer isso todo os dias, três vezes por dia ou mais e não secar direito, seu cão vai acabar apresentando uma dermatite e será pior. Então, seque muito bem! Pode usar uma toalha primeiro e depois usar um papel toalha ou mesmo um secador de cabelos.

 

 

Você até pode passar um pouco de álcool, mas eles normalmente não toleram bem e ficam espirrando.

 

Ah, mas o meu cachorro não deixa eu encostar nas patas dele, o que eu faço!?

 

Como limpar as patas do cachorro: parte 2

 

Bem, neste caso é mais complicado, pois mesmo que você utilize por exemplo uma banheira ou balde para que ele pise dentro numa água com sabão, depois você iria ter que conseguir enxugar… pode até colocar ele para ficar pisando numa toalha e até usar um secador, mas dificilmente você conseguiria secar entre os dedos de forma correta…

 

Então, nestes casos, o ideal mesmo seria você ensinar ele a fazer as necessidades em casa…

 

…ou continuar saindo e torcer para que ele não volte com o vírus nas patas.

 

Ah, nem preciso falar que nós também precisamos lavar a sola dos nossos calçados, né? Só pra deixar claro.

 

E pra finalizar, lave as suas mãos também com água e sabão!

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

Recomendados Primeiro Para Você: