Como saber se o cachorro está próximo do cio?


Se você tem uma cadelinha provavelmente já observou uma mudança de comportamento em alguns períodos do ano. Bem, isso pode ser resultado do cio e de toda a mudança que esse processo traz para o organismo da sua cachorrinha. 

Se você é um tutor de primeira viagem de uma cadelinha provavelmente está cheio de dúvidas e bastante confuso com essas possíveis mudanças comportamentais que estão ocorrendo ou para ocorrer com o seu pet. Por isso neste artigo o Dicas Boas pra Cachorro vai esclarecer os pontos mais importantes que você precisa saber sobre o cio do seu cachorro.

O que é o cio?

Fazendo uma analogia com os humanos, o cio seria o equivalente ao período menstrual das mulheres. É o momento em que as cadelas estão aptas para o acasalamento e o organismo delas começa a emitir sinais para atrair os machos.

Com quantos anos uma cadela entra no cio?

No geral, a maturidade sexual nas cadelas acontece entre os 6 meses e 1 ano de idade. A partir desse período elas podem entrar no prio cio, que vai ocorrer a cada 6 meses, ou seja, 2 vezes ao ano, podendo ocorrer apenas uma vez no ano.

Esse primeiro cio pode variar de acordo com o porto da cadela, no geral cadelas de pequeno porte entram no cio mais cedo (entre os 6 e 12 meses de idade), enquanto cadelas de grande porte podem ter o seu prio cio apenas aos 2 anos de idade.

Quanto tempo dura o cio?

O tempo exato do cio não é igual para todos os cios e nem para todas as cadelas. Em média duram entre 15 e 21 dias,mas podem ser bem mais longos ou tão curtos que vão ser praticamente inexistentes.

O processo do cio envolve 4 fases, mas nem todas estão ligadas a possibilidade de engravidar. Veja abaixo como elas funcionam:

1ª Fase:

Proestro – Tem duração entre 3 e 17 dias. É a fase inicial e já ocorre a liberação de feromônios que atraem os machos, mas ela ainda não está pronta para o cruzamento.

Durante esta fase podem ocorrer secreções e aumento da vulva da cadela.

2ª Fase:

Estro – Essa é a fase fértil da cadela, as secreções diminuem e ela se torna receptiva para os machos que se aproximam. Essa fase dura entre 3 e 10 dias.

Essa fase é a que vai apresentar as maiores mudanças comportamentais. Inquietação, vontade de passar mais tempo em passeios, etc.

3ª Fase:

Diestro – Nesta fase, caso tenha ocorrido fecundação ocorrerá às estimulações hormonais para que a gestação ocorra. Ela vai ocorrer também em cadelas que não tenham cruzado, é um processo natural e pode ocasionar na chamada gravidez psicológica.

Essa fase tem uma duração entre 56 e 90 dias.

4ª Fase:

Anestro – É a fase de recuperação após a gestação. Podem durar de 3 a 10 meses e durante esse período as atividades hormonais serão bem pequenas.

Em cadelas que não tenham sido fecundadas essa fase pode passar despercebida. Ao fim deste período o ciclo retorna para a 1ª fase.

Como saber se minha cadela está no cio?

Para se ter essa resposta é preciso se atentar ao comportamento da sua cadela. No período do cio ela terá possíveis mudanças comportamentais que incluem:

  • Agressividade
  • Estresse
  • Carência
  • Inquietação
  • Quantidade de xixi maior que o habitual
  • Lambidas na região genital

Mas as mudanças não irão se restringir aos aspectos comportamentais, o período do cio apresentará mudanças físicas no animal, entre elas:

  • Aumento/inchaço da vulva
  • Liberação de secreção avermelhada
  • Vermelhidão/escurecimento da região

Como saber se o cio da minha cadela acabou?

O fim do cio ocorre geralmente após 4 semanas do início do sangramento. A forma mais fácil de identificar o fim do cio é observar se os comportamentos dela voltaram ao normal e estão mais estáveis, além do inchaço que irá sumir na região da vulva.

O que fazer quando a cadela entra no cio?

Primeiro de tudo é preciso ter paciência com as possíveis mudanças no comportamento da cadelinha. O estresse para ela é grande e brigar pode piorar o período.

Caso não queira uma gravidez indesejada é importante que mantenha mais a cadela em casa ou que os passeios sejam em horários diferentes e bem assistidos para que não haja aproximação de cachorros macho.

A higiene deve ser redobrada e a higienização da área pode ser feita com sabonetes próprios e ainda ser ajudada com o uso de fraldas descartáveis. A lambedura da região pode ocasionar inflamações também, então observe sempre sua cachorrinha

A alimentação pode precisar de um reforço, procure um veterinário para te ajudar nessa questão.

 

Pode castrar a cadela no cio?

A castração pode ajudar na prevenção de diversas doenças, antes do primeiro cio elas reduzem o risco de câncer de mama em 99% por exemplo. Caso não seja feita antes do primeiro cio, não é recomendável que seja feito durante o período de cio, pois como mencionado, as alterações hormonais que podem dificultar a cirurgia pelo inchaço do útero e da região.

A castração além de ajudar na saúde vai evitar gravidez indesejada e todo esse processo do cio.

Cães machos entram no cio?

Não!!! Após a maturidade sexual os cães machos passam a apresentar comportamentos sexuais com as fêmeas, mas isso não é um cio. Eles passam a produzir testosterona que é o hormônio sexual masculino que ajudam na detecção das fêmeas no cio, por isso os comportamentos diferentes após a maturidade sexual.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: