Como são as divisões do dia de um cachorro?


Você sabe como são as divisões do dia de um cachorro? Quanto tempo ele dorme? Quanto tempo ele fica acordado? Comparando com nossos horários, nossas rotinas podem ser parecidas?

Neste artigo mostraremos o motivo do seu cãozinho dormir de tarde e passar noites brincando e latindo e como funciona o relógio do sono nos cães.

As divisões do dia de um cachorro X As divisões de um dia humano

Para começar, os cães dormem cerca de 50% do dia enquanto nós dormimos aproximadamente 30%. Nas outras 16 horas do nosso dia que não estamos dormindo nosso corpo está 100% ativo.

Com os nossos cães já não é assim, os outros 70% do dia dos cães está dividido entre acordado e ativo e acordado e inativo. O período em que os cães ficam ativos corresponde apenas por cerca de 5 horas do dia, o equivalente a 20% do dia.

Claro, as diferentes fases da vida vão influenciar nesse tempo total de sono. Os filhotes podem dormir até 20 horas do dia, passando para uma média de 16 a 12 quando mais crescidos, caindo para 8 horas quando já atingem a maturidade e a velhice.

Fique tranquilo, o seu cãozinho não passa o dia inteiro dormindo. É apenas uma impressão, já que esse total é fracionado durante o dia. O que acontece muito também é apenas um descansar de olhos, já que os cães passam bastante tempo relaxados, atentos aos movimentos e sons a sua volta, mas com os olhos fechados.

Por que os cães dormem pouco durante a noite?

É algo muito natural dos cães é a inversão de turnos. Cães são animais facilmente estimuláveis e o menor dos ruídos pode ser o suficiente para deixá-lo ligado horas e horas.

E mesmo estando domesticados anos e anos, alguns traços do instinto animal ainda existem. E é o caso do instinto protetivo, eles podem perceber que a casa, os tutores e eles ficam mais vulneráveis a noite já que estamos todos dormindo e por isso, tender a uma noite alerta para proteger a casa e a família.

E durante o dia, com toda a movimentação da casa e a certeza que estão alertas e de alguma forma “preparados” para se protegerem de um predador, eles dormem, como se tivesse realmente trocando de turno com outros membros da família.

Claro que vários outros fatores podem influenciar na rotina do seu cãozinho. Que pode inclusive seguir horários muito parecidos com os dos tutores. 

Outro fator a ser levado em consideração é a raça do seu cãozinho. Shit-zu, lhasa apso e pequinês são raças mais sonolentas. Fatores aleatórios do dia também vão ter influência no sono dos cães, cansaço devido atividades físicas e o metabolismo deles podem dizer se eles vão ou não dormir mais durante o dia.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: