Como tirar carrapato de cachorro


Você sabe como tirar carrapato de cachorro? Os carrapatos são agentes transmissores de várias doenças, não só para os animais, mas também para os humanos. Assim como as pulgas, eles caminham através dos pelos do cachorro, mas os carrapatos ficam fixos ao ponto onde morderam o animal para se alimentar do sangue dele. 

As popularmente chamadas doenças do carrapato (erliquiose e babesiose, as mais comuns) são muito sérias e se não tratadas podem levar à morte.

Como tirar carrapato de cachorro com produtos:

Coleiras:

As coleiras para tratamento de carrapato liberam inseticida aos poucos, impedindo que os parasitas coloquem novos ovos. A maior vantagem delas é a possibilidade de tirar e colocar nos animais quando preciso.

Animais que vivem soltos e têm grande contato com água, no entanto, podem não ter o resultado desejado pois ela perde a eficácia quando exposta a água com muita frequência.

Shampoo e Sabão:

Apesar de não serem remédios que matem ou previnam o animal dos carrapatos, eles matam os que já estão instalados, funcionando como primeira medida de limpeza.

Pipetas:

Remédios que atuam em contato com a pele do animal, matam os parasitas e impedem que eles se reproduzam, os efeitos ocorrem em até 48 horas da sua aplicação e duram cerca de 30 dias.

Comprimidos:

Assim como as pipetas, são remédios que neste caso são ingeridos pelo animal. Possuem uma ação mais rápida e uma ação mais duradoura chegando aos 3 meses. Em situações de emergências existem comprimidos que atuam em casos de infestação.

Como tirar carrapato de cachorro manualmente:

Em primeiro lugar, devemos ter em mente que a remoção manual em casa não é a mais recomendada, caso você não saiba a forma correta de fazer. Por não saber a forma correta, muitas pessoas acabam removendo o corpo do parasita, mas as garras continuam presas à pele do animal, causando irritações e até feridas.

Para remoção manual é preciso que tenha uma espécie de fórceps, ou uma tesoura sem ponta e que não seja afiada para que não parta o parasita e deixe restos dele preso a pele.

Os movimentos devem ser firmes e únicos, evitando movimentos de torção que podem partir o carrapato.

É importante lembrar que retirá-lo não é o suficiente, é preciso matá-lo da forma correta. Espremer pode espalhar o sangue contaminado, por isso o ideal é colocar o carrapato em um pote de álcool para que ele morra.

Lembre-se de limpar o local e as ferramentas utilizadas para retirar e manipular os carrapatos.

Como tirar carrapato de cachorro com profissionais:

 É a forma ideal de se livrar desses parasitas. Um veterinário fará uma varredura por todo o animal e saberá a melhor forma de tratá-lo não só para a atual “infestação” como prevenir de futuras outras infestações e contaminações.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: