Curiosidades sobre o vira-lata caramelo


Se você é brasileiro ou visitou o Brasil em algum momento da sua vida, você com certeza já teve o prazer de cruzar com um vira-lata caramelo pelas ruas. Esses cãezinhos são os mais comuns dos SRD (sem raça definida) pelo país e se dependesse dos brasileiros na internet, o vira-lata caramelo já seria o símbolo do país e até um dos animais estampados nas notas do real.

Origem do vira-lata caramelo

Os vira-latas no geral são bem difíceis de traçar uma origem comum. Ao contrário dos outros cães que possuem uma raça definida, eles podem vir de diferentes misturas ao longo do tempo. Por isso, nosso querido vira-lata caramelo ainda é um mistério para a ciência, no entanto observa-se um comportamento  esperto, carinhoso e saudável nesses cães.

Essa dificuldade de descobrir a origem desses animais foi inclusive tema de estudo em 2018. Com objetivo de provar que é praticamente impossível determinar a olho nu (sem exames) de quais raças vieram os animais, foram escolhidas pessoas entre leigos e especialistas para responderem quais eram as raças que originaram 31 cães mostrados através de fotos.

Ao mesmo tempo, eram realizados exames clínicos nos cães para tentar rastrear essas  informações e os resultados foram bem parecidos com os esperados. Apenas 25% dos participantes conseguiram acertar as raças de origem com certo grau de precisão.

Vira-lata caramelo como símbolo nacional

Para muitos o vira-lata caramelo vai além da presença na maior parte dos lares brasileiros ou infelizmente nas ruas. Os cães com essas características realmente ganharam os corações brasileiros e hoje fazem parte de diversas campanhas na internet.

Na internet é possível encontrar petições para que o vira-lata caramelo substitua as araras presentes nas notas de R$10 e alguns tempos atrás estavam presentes também nas petições para estampar a nota de R$200 que seria lançada. 

Outra petição pede que o famoso vira-lata caramelo seja reconhecido e oficializado como raça brasileira, mas será que isso é possível?

Como mencionamos, a aleatoriedade dos cruzamentos que resultaram nos cães SRD, em especial o vira-lata caramelo, torna essa oficialização como raça difícil. Um caminho é a história dos cães mais populares de cada país, algumas raças são mais comuns em determinados países, e extremamente raras em outras, então o descarte delas para determinar a origem e as características do cão estudado é uma alternativa.

Popularidade como salvação

Por muito tempo o vira-lata caramelo acaba sendo desprezado pela maioria das pessoas. Eles eram os que mais encontravam dificuldades para serem adotados nas feiras e ONGs. Sua popularidade crescente, no entanto, mudou este cenário e hoje já são parte de várias famílias brasileiras e donos de perfis famosos nas redes sociais. 

Você tem um vira-lata caramelo? Confira aqui um artigo especial sobre os cães SRD que vai te ensinar muito sobre o seu pet:
Cachorro Vira Lata é uma raça? entenda tudo que você precisa saber!

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: