Dar pão para o cachorro: Entenda os riscos


Que os cães sempre estão de olho no que nós estamos comendo não é novidade. As vezes quando nos descuidamos eles até roubam algumas coisas, uma vez ou outra não faz mal, ainda mais sendo apenas um pedaço que ele roubou, mas será que na hora do café-da-manhã a gente pode dar pão para o cachorro, mesmo que só um pedaço?

Dar pão para o cachorro pode ser muito perigoso, ele sem dúvida é um dos alimentos que são super gostosos para nós mas estão na listinha negra dos cães, assim como o chocolate.

Pode dar pão para o cachorro? Quais os riscos de dar pão para o cachorro?

A primeiro momento um pedacinho pode não parecer muito problemático ou perigoso, porém o hábito de dar pão para o cachorro pode acarretar várias consequências muito prejudiciais para o seu cãozinho.

O pão é um alimento rico em carboidratos, açúcares e calorias. Dar pão para o cachorro é dar uma dose extra de insulina no organismo do animal, que favorece o desenvolvimento da diabetes e obesidade.

Os ingredientes presentes na massa do pão também são um perigo para os cães. O fermento utilizado na massa pode causar inchaço intestinal que além de ser um incômodo para o animal pode causar gases e vômitos, a chamada dilatação vólvulo gástrica pode chegar a ser fatal em alguns casos.

Além disso, o fermento no organismo do animal pode produzir álcool, que dependendo da quantidade pode envenenar o cão e causar vômitos, diarréia, tremores, desorientação, perda dos movimentos e até mesmo deixá-lo ofegante.

 

*Essa restrição e consequências decorrente da ingestão dos pães não se limita apenas a eles. Qualquer outro alimento que tenha fermento pode causar essa intoxicação/envenenamento no animal. (Bolos, biscoitos, tortas, etc).

Como mencionamos, a ingestão de pão ocasionalmente por acidente não é prejudicial ao animal, mas isso não quer dizer que você pode oferecer pão a ele todo domingo de manhã.

Os riscos aumentam de acordo com os produtos que são inseridos no pão, principalmente os pães industrializados. Quando acrescentados alguns alimentos como:

  • Cebola
  • Alho
  • Chocolate
  • Macadâmia
  • Uva-passa
  • Adoçantes para pães doces e dietéticos

Os riscos sobem consideravelmente. Sem contar com conservantes, aromatizantes, corantes e outros ingredientes utilizados para manter o alimento comestível por mais tempo. Além dos riscos da massa em si, a quantidade de ingredientes utilizados pode aumentar as chances de uma reação alérgica. Então, diante de tantos perigos, o ideal é evitar dar pão para o cachorro.

Definitivamente, pão com manteiga, leite ou qualquer outro recheio é totalmente dispensável na alimentação do cachorro, que já consegue todos os nutrientes na ração e sabores diferentes nos petiscos dados ao longo do dia.

Confira aqui algumas matérias sobre alimentação canina que podem te ajudar a dar algo gostoso e saudável para o seu cãozinho.

 Sorvete para cachorro, você conhece?

⇒ O que cachorro pode comer além da ração?

⇒ Petiscos e recompensas + saudáveis + gostosos com o melhor custo benefício.

⇒ Receitas para rechear o Kong

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: