Dente de cachorro velho cai?


Com a idade passando o seu cãozinho pode começar a apresentar comportamentos diferentes do habitual e até mesmo algumas mudanças físicas podem ocorrer. Uma das mais observadas é a perda dos dentes, mas será que quando o dente de cachorro velho cai é normal?

Por que o dente de cachorro velho cai?

Em nós humanos, o corpo é um reflexo de como cuidamos dele ao longo do tempo. no caso dos nossos cães, no entanto, acaba sendo um reflexo de como nós cuidamos dele.

Ou seja, cuidar dos dentes dos nossos cães ao longo da vida é uma forma de poupar a dentição e impedir que o dente caia com o passar da idade.

O maior motivo para a queda dos dentes dos cães, principalmente dos idosos, é pelo acúmulo de tártaro. Esse acúmulo se dá pela falta de uma rotina de escovação desde quando são filhotes.

Tártaro e Periodontite:

O tártaro, aquelas manchas amareladas nos dentes, cientificamente são placas bacterianas mineralizadas que deixam a superfície do dente irregular, o que ajuda a acumular cada vez essas placas.

A periodontite é decorrente deste acúmulo de tártaro.

É uma infecção na região que começa a afetar os tecidos e ossos de suporte do dente, onde além da perda do dente o local se torna um caminho aberto para possíveis contaminações do organismo que podem inclusive atingir órgãos vitais.

Essa doença atinge 80% dos cães e não tem cura, mas a remoção do tártaro pode ser feita, o processo pode ser doloroso e é preciso anestesiar o cão.

Como evitar:

O acúmulo de tártaro deve ser evitado desde filhotes. As raças de cães pequenos têm uma facilidade maior para desenvolver o tártaro, então a atenção deve ser redobrada para esses cães.

Para um controle do tártaro é recomendada a escovação dos dentes dos pets desde filhotes com pastas de dentes adequadas e voltadas para remoção do tártaro. Petiscos e brinquedos que podem ajudar na limpeza do dente e, claro, um acompanhamento veterinário é sempre indicado e necessário.

Problemas em perder o dente:

Perder os dentes pode gerar alguns problemas para o seu pet, um deles é inclusive em relação a alimentação. A falta de apetite dos cães idosos pode ser resultado de alterações na dentição do cão.  A falta de dentes ou até mesmo infecções causadas pelo acúmulo do tártaro podem causar dor e consequentemente dificuldade para ingerir alimentos, principalmente, se não houver uma mudança no tipo de ração que o cãozinho come (passar da ração de adultos para a ração de cães idosos).

Enfim, o cão idoso não necessariamente perderá os dentes pela idade. O maior motivo para a perda dos dentes dos cães são realmente as doenças periodontais que de alguma forma enfraquecem a dentição e fazem com que eles caiam. Por isso, para evitar essa queda, cuide bem dos dentes do seu “cãopanheiro”.

Confira aqui alguns posts sobre a saúde dental dos cães:

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: