Devo acordar o cachorro dormindo?


Devo acordar um cachorro dormindo? Todos nós já ouvimos a frase “deixe os cachorros dormirem”, mas quão verdadeira é essa afirmação? A resposta é um pouco mais complicada do que pode parecer. Te contamos tudo sobre o sono dos cães e respondemos se você deve ou não acordar o cachorro que está dormindo neste artigo.

Quais são os ciclos de sono do seu cão?

Os cães precisam de muito mais sono do que os humanos, de 14 a 16 horas por dia. Apesar da necessidade de dormir mais, seu cão tem os mesmos ciclos de sono que você:

  • REM ou movimento rápido dos olhos
  • SWS ou sono de ondas curtas

Leva cerca de 20 minutos para um cão de tamanho médio atingir o ciclo REM , e é durante o sono REM que seu cão sonha mais intensamente: se contorcendo, patas correndo, ganindo e até latindo.

Os segredos do sono dos cães

Não há dúvida de que os cães sonham. Um experimento de 2001 frequentemente citado provou que os ratos são sonhadores, e a lógica é que os cães, com capacidades cerebrais muito maiores, também devem sonhar.

A maioria dos donos de cães dirá não apenas que seus cães sonham, mas sempre têm teorias sobre o conteúdo dos sonhos de seus cães, geralmente com base no que seus cães mais gostam de fazer. Como os humanos, os cães parecem sonhar mais na juventude e na velhice . Há até evidências de que os cães sonham com atividades caninas comuns , nenhuma surpresa para os donos de cães que reconhecem os mesmos rosnados e latidos observados no parque de cães, durante a perseguição de esquilos e outras atividades divertidas, como cabo de guerra.

Quais são os riscos de acordar o cachorro adormecido?

Cães profundamente adormecidos, principalmente cães mais velhos, podem se assustar se forem despertados repentinamente, levando a mordiscar a mão que os sacudiu para acordar. Mesmo que eles nunca fizessem mal em situações normais, um cão adormecido assustado pode ser acidentalmente vingativo.

Para evitar uma resposta reativa, é melhor usar uma voz suave para acordar seu cão. No entanto, provavelmente não é necessário acordar seu cão.

Sonhos ruins com cães são normais

Embora possa ser difícil observar quando seu cão está claramente tendo um pesadelo, a maioria dos veterinários acredita que, como as pessoas, os sonhos ajudam seu cão a trabalhar com pensamentos e sentimentos . Como as pessoas, permitir que um pesadelo progrida e chegue a uma conclusão pode permitir que o subconsciente do seu cão classifique as experiências recentes.

Acordar seu cão durante um pesadelo pode não permitir essa resolução ou dormir tanto quanto ele precisa. Um pesadelo de vez em quando é normal.

Agora, se seu cão tem pesadelos recorrentes, considere uma visita a um especialista em comportamento para descobrir qualquer trauma latente que possa estar causando os pesadelos.

Qual a aparência de uma apreensão de cachorro vs. Sono normal?

Se os movimentos do seu cão durante o sono parecem fora do normal, verifique se há sinais de convulsão. Embora as convulsões sejam mais prováveis ​​de ocorrer quando o cão está acordado, alguns cães ocasionalmente apresentam convulsões durante o sono. A contração muscular é normal para um cão sonhador ou pode indicar que ele está com frio . Rigidez junto com espasmos podem sugerir uma convulsão.

O principal indicador de um cão tendo uma convulsão durante o sono é um padrão incomum de respiração. Um cão que sonha respirará profundamente, enquanto um cão que tiver uma convulsão terá dificuldade para respirar ou respirar fundo.

Caso ache que seu cão está tendo uma convulsão, ligue imediatamente para um veterinário para saber como agir nessa situação.

No mais, deixe o seu cãozinho dormir e caso precise acordá-lo, use um tom baixo e alegre para evitar assustá-los e permitir uma transição suave e não reativa.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: