Dicas para prevenir e acabar com o tártaro do seu cachorro


Aqui mostraremos algumas dicas para você prevenir e acabar com o tártaro do seu cachorro.

Quando se trata da saúde completa do seu cão, a qualidade dos cuidados dentários é a chave para muitos aspectos do seu bem-estar. Sem bons cuidados, seu cão pode desenvolver doença periodontal e perder os dentes. Eles podem desenvolver doenças sistêmicas associadas à falta de higiene dental. É por isso que é tão importante saber como prevenir e remover a placa bacteriana dos dentes do seu cão.

Quando a placa se acumula, ela se transforma em tártaro, que cria um ambiente para o crescimento de bactérias. Essa bactéria leva a problemas graves e dolorosos no futuro.

A boa notícia é que você pode evitar esses problemas dentários para seu animal de estimação. Neste artigo, trazemos algumas maneiras excelentes que você pode usar para manter os dentes de seu animal de estimação limpos.

Previna placa bacteriana: 

Escove os dentes do seu cão

Se você deseja que os dentes do seu cão fiquem bem branquinhos, a melhor maneira de fazer isso e prevenir a cárie dentária é escovando-os. Assim como nós, os dentes do seu animal de estimação devem ser escovados com frequência. Experimente uma vez por dia, ou pelo menos 2-4 vezes por semana.

Veja a melhor maneira para escovar os dentes do seu cão clicando aqui.

Selecione uma pasta de dentes segura para animais de estimação (nunca a sua) e uma escova de dentes projetada para o tamanho do seu animal.

Encontre uma área bem iluminada onde você possa ver claramente os dentes e as gengivas do seu animal de estimação.

Comece devagar acostumando seu animal de estimação com a sensação. Recomendamos usar uma escova de dentes ou o dedo e tocar os dentes e gengivas até que seu animal de estimação esteja acostumado à sensação.

Use a escova de dentes e pasta (próprias para cães) e escove os dentes do seu animal de estimação em um movimento para cima e para baixo, a seguir para os lados.

Dê-lhes água e limpe bem a escova.

Recompense seu animal de estimação.

Não há nada tão impactante quando se trata de prevenir o acúmulo de placa bacteriana do que escovar os dentes diariamente. Para mais instruções, pergunte-nos!

Lenços umedecidos para cães

Existem também lenços umedecidos que você pode usar para limpar os resíduos dos dentes do seu animal de estimação que funcionam melhor quando combinados com a escovação básica. Infelizmente, esses lenços não conseguem entrar bem entre os dentes ou em espaços pequenos. Se você não está escovando os dentes do seu cão, usar lenços umedecidos é melhor do que ignorar as possíveis placas.

Reduzir placa bacteriana: tratamentos e mastigações dentais para cães

Muitas guloseimas e objetos mastigáveis, podem impulsionar os cuidados dentários do seu cão por meio de seu amor pela mastigação (e guloseimas). Isso pode ajudar a reduzir o acúmulo de placa, diminuindo o acúmulo de saliva, alimentos e bactérias na superfície dos dentes e gengivas. Tratamentos e mastigações refrescam o hálito do seu cão e ajudam a manter a boca do seu animal limpa, especialmente se você não estiver escovando.

Alguns fabricantes de objetos mastigáveis afirmam que seus produtos reduzem a placa em 50-70%, embora ainda não haja evidências suficientes para apoiar esse percentual. Caso você tenha dúvida sobre determinado produto, consulte seu veterinário, ele pode conhecer sobre a procedência e recomendar opções confiáveis.

Acúmulo de placa em cães: Por que acontece?

Se você dormiu como um cachorro durante a aula de ciências, não se preocupe, nós ajudamos você. 

Aqui está uma explicação fácil de como a placa se acumula nos dentes do seu cão e por que é um problema maior do que você imagina.

Cada vez que seu cão come, uma placa pegajosa se forma nos dentes. Conforme a placa começa a se misturar com os sais encontrados naturalmente na saliva do seu cão, ela começa a endurecer e formar tártaro.

O tártaro leva à doença periodontal, em que as gengivas começam a se separar dos dentes, causando dor, inflamação, infecção e até mesmo a perda do dente.

A placa pode endurecer e formar tártaro em aproximadamente 36 horas. É por isso que saber como remover a placa bacteriana dos dentes do seu cão todos os dias é essencial para a saúde e o bem-estar do seu amigo peludo.

3 razões para remover a placa do seu cão

 1. Economize dinheiro.

Você sabia que uma vez que a placa endurece em tártaro, é impossível removê-lo em casa? A remoção do tártaro requer uma limpeza profissional no veterinário onde o animal é anestesiado. Isso significa um gasto extra de dinheiro para o que poderia facilmente ter sido evitado em primeiro lugar!

2. Livre-se do mau hálito de cachorro.

A placa está repleta de bactérias, o que dá a seu cão aquele hálito nada atraente. Ao remover a placa bacteriana dos dentes do seu cão, você pode chegar mais perto do seu animal de estimação sem ter que prender a respiração!

3. Ajude seu cão a ter uma vida mais longa.

Quer mais anos com seu precioso cão? Comece a remover essa placa! Cuidar dos dentes do seu cão pode adicionar de 2 a 5 anos à vida dele … e tornar aqueles anos dourados muito mais felizes e saudáveis!

Remover a placa bacteriana dos dentes do seu cão é simplesmente a melhor proteção contra a doença periodontal.

Remover placa: limpeza dentária profissional

A maioria dos cães após os 3 anos de idade apresenta o início de uma doença dentária ou já apresenta placa bacteriana e tártaro que não podem ser removidos com escovagem ou mastigação. É por isso que nós, veterinários, recomendamos limpezas dentárias profissionais. A limpeza evita os danos aos dentes e sistemas vitais que ocorrem na doença periodontal não tratada.

A limpeza dentária é de longe a melhor forma de garantir a remoção da placa bacteriana e do tártaro. Este procedimento simples é feito sob anestesia, em um hospital veterinário, e não requer internação. As radiografias dentárias (raios-x) feitas como parte da limpeza podem nos mostrar danos ou problemas que vivem abaixo da linha da gengiva.

A limpeza dentária profissional não é barata, mas os resultados valem a pena.

4 BOAS MANEIRAS DE REMOVER A PLACA DOS DENTES DO CÃO

 

1. Mastigação

Uma boa e longa mastigação faz mais do que evitar que seu cão destrua seu par de sapatos favorito … também é uma ótima maneira de raspar e prevenir o acúmulo de placa.

Brinquedos:

Brinquedos de borracha ou náilon com uma superfície áspera ou acidentada têm uma sensação incrível nos dentes dos cães e não causam fraturas. 

Preocupado com materiais tóxicos? Procure por brinquedos para cães rotulados como livres de BPA, ecologicamente corretos ou feitos nos EUA com borracha 100% natural.

 

Ossos crus:

Com sua abrasividade moderada e capacidade de flexionar ao redor dos dentes, ossos carnudos crus podem remover facilmente a placa bacteriana e estimular as gengivas. Sempre supervisione seu cão ao dar um osso e deixe-o mastigar em uma área onde sujeira não seja um problema! 

Nota: Nunca dê ossos cozidos para seu cão, pois eles são mais frágeis do que ossos crus e se lascam facilmente.

 

2. Limitar as sobras da panela

Nós entendemos; aqueles olhos de cachorrinho são difíceis de resistir. Mas, além de transformar seu cão em um mendigo genuíno, ou pior, um ladrão de comida, alimentá-lo regularmente com restos de comida aumenta o acúmulo de placa bacteriana. 

 

3. Escove os dentes do seu cachorro

Avalie se essa tarefa é pertinente a você e caso acredite que isso não é para você, pule para o # 4.

Para tornar a escovação de dentes caninos o mais livre de estresse possível para vocês dois, você vai querer ter certeza de ter um plano, os suprimentos certos e muita paciência.

Você vai precisar de:
  • Um creme dental para animais de estimação desenvolvido para cães. As pastas de dentes humanas têm ingredientes que podem fazer seu animal de estimação adoecer e, ao contrário de nós, humanos, cuspir é um truque que eles não conseguem dominar!

O que os veterinários recomendam: Oxyfresh Pet Dental Gel. É feito com Oxygene® e Aloe vera para combater a placa bacteriana, neutralizar bactérias e acalmar as gengivas (ótimo para dentição de cachorros ou se o seu cão tiver uma lesão na boca). Além disso, Oxyfresh Pet Dental Gel é insípido e inodoro, então seu cão não vai querer mastigar a escova!

  • Pegue uma escova de dentes para animais. As cerdas são mais macias e densas do que as escovas de dente humanas. Para cães menores ou filhotes, você pode comprar uma escova de dedo ou apenas usar um pedaço de gaze limpa.

Principais dicas de escovação de dentes para cães

Comece bem cedo (você pode começar a escovar os dentes do seu cachorro com 8 semanas) para ter a melhor chance de sucesso.

Acostume seu cão com o manuseio da boca ANTES de começar a escovar. Mergulhe o dedo em algo de que ele goste, como caldo de osso, e esfregue o dedo nas gengivas.

Tenha expectativas realistas. A escovação dos dentes caninos exige tempo e paciência. Ao começar, você escovará apenas alguns dentes por alguns segundos por dia, aumentando gradualmente ao longo do tempo.

Fique calmo e elogie seu animal de estimação durante todo o processo de escovação. Se você estiver tenso e nervoso, seu cachorro também ficará!

Etapas simples para escovação de dentes de cachorro

  1. Escolha uma hora do dia em que seu cão esteja relaxado, como depois de uma longa caminhada ou sessão de brincadeira vigorosa.
  2. Deixe seu cachorro cheirar ou lamber os suprimentos para se familiarizar com a textura / sabor dos itens.
  3. Ajoelhe-se ou sente-se na frente ou ao lado do seu cão. Não fique pairando sobre seu cachorro ou o imobilize. Isso fará com que seu cão se sinta ameaçado.
  4. Coloque um pouco de pasta de dente na escova e coloque uma mão sobre o focinho do seu cão, em seguida, levante suavemente os lábios.
  5. Com a outra mão, escove os dentes em um movimento circular em um ângulo de 45 graus. Seu cão pode manter as mandíbulas fechadas neste momento; concentre-se apenas nas superfícies externas dos dentes – é aqui que a doença periodontal é mais comum. (Uma vez que seu animal de estimação esteja acostumado a escovar os dentes, você pode abrir a boca e chegar até os dentes de trás – cerca de 5 segundos em cada dente é o seu objetivo.)
  6. Dê uma recompensa. Sim, mesmo que não tenha corrido bem. Isso criará uma associação positiva com a escovação de dentes na mente do seu cão.

 

4. Solução de 10 segundos para remover a placa bacteriana dos dentes do cachorro: dê ao seu animal de estimação um aditivo de água diariamente

Não gostou da ideia de escovar os dentes do seu cachorro? Isso está ok. Você pode dar a seu cão os mesmos benefícios da escovação – sem complicações – colocando uma solução de higiene oral na tigela de água dele todos os dias. 10 segundos por dia é o suficiente para combater o acúmulo de placa bacteriana e dar ao seu cão um hálito fresco.

Mantendo os dentes do seu cachorro limpos

Cães com doenças dentárias geralmente apresentam uma vida útil reduzida, dor associada a infecções e cáries, e frequentemente perdem os dentes com o tempo. Esta doença contínua, afeta os principais órgãos do corpo, incluindo o coração e os rins. É por isso que o atendimento odontológico é fundamental para a boa saúde geral do seu animal de estimação.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: