Adoção e doação de Cachorro, como e onde encontrar?


Nesse artigo vamos lhe ajudar a saber tudo sobre doação e adoção de cachorro, como e onde encontrar.

Existem muitos cachorros em sua comunidade esperando que uma família os chame de seus. Muitos animais são abandonados e maltratados, e não veem a hora de encontrar um lar quentinho com uma família que lhes dê amor. Você pode ter a certeza de que terá um companheiro fiel por toda sua vida.

Adoção de cachorro
Não compre seu animal de estimação, opte pela adoção de cachorro!! Ao comprar um cachorro sem saber da procedência do canil, além de incentivar criadores ilegais e de fundos de quintal, você estará contribuindo para o comercio ilegal de animais, e maus tratos. A forma como alguns desses “criadores” tratam esses cães para venda é desumano, os mantém em péssimas condições de alojamento e alimentação, cruzam seus cães sem nenhuma responsabilidade. As fêmeas geralmente dão cria a cada cio, e muitas vezes são amarradas para que seja mais fácil o cruzamento.

 

Caso você tenha interesse em uma raça específica e com pedigree, recomendo que tenha muita cautela nessa hora. Procure um canil registrado, confiável e especializado na criação. Confira com a CBKC e os kennel clube do seu estado todas as informações e histórico sobre os canis que conhecer, você pode encontrar os clubes por cidades nessa lista. Depois dessa pesquisa, faça uma visita e verifique como vivem os cães nesse local. Com essas dicas, você deixará de contribuir com o comercio e criação ilegal de cães.

 

O que você precisa saber antes de uma adoção de cachorro?

Adoção de cachorro

É muito importante que você tenha em mente que adoção de cachorro requer responsabilidades e que você terá custos. Precisa saber que terá um serzinho que depende de você para tudo: para comer, cuidados médicos, dar atenção e carinho, levá-lo para passear diariamente (de preferencia), brincar, responsabilidades comparadas a se ter um filho.

E saber que será para toda a vida dele (vida útil canina aproximadamente 1 década, dependendo do porte e cuidados pode viver mais ou menos que isso).

Muitas pessoas adotam e depois se arrependem por conta do estilo de vida que levam, ou por terem tido filhos, ou até não se darem conta do trabalho que teriam ao ter esse novo habitante da casa.

Então, tenha em mente que ao adotar um cachorro você terá responsabilidades. Afinal, esta é uma vida que merece bem-estar, cuidados e, acima de tudo, respeito. Por isso, simplesmente adotar por adotar não é uma prática recomendada.

E não desista do seu cãozinho só porque ele está aprontando todas em casa, enquanto ele estiver no processo de adaptação e amadurecimento recomendo que faça um adestramento básico de reforço positivo, você verá que isso fará milagre no relacionamento de vocês. O cachorro aprenderá a se comunicar com você e passará a admirá-lo ainda mais.

>> Importante:

Garanta um lar aconchegante e acolhedor para esse novo integrante da família. Ter um cantinho especialmente só dele é muito importante para que ele sinta realmente que é parte da família.

Tenha muita paciência nos primeiros dias desse novo habitante em sua casa. Sua atenção e carinho será fundamental para fazê-lo sentir-se bem. Ele poderá chorar ou latir muito nos primeiros dias. Certifique-se de que sua casa esteja preparada para recebê-lo.

Minimamente todo cãozinho necessidade de:

  • uma caminha confortável,
  • vasilha d’água e de comida,
  • uma coleira para os passeios diários;
  • brinquedinhos,
  • treinamento,
  • roupinha para os dias mais frios também é essencial,
  • amor e paciência.

 

Razões para adotar um cachorro:

adoção de cachorro

  1. Imagina como não deve ser fácil uma vida de cachorro de rua. você salvará uma vida ao dar um lar a um animal abandonado que precise de carinho e cuidados;
  2. Ter um cão auxilia no combate à depressão;
  3. Animais de estimação são capazes de reduzir nosso estresse diário com trabalho e outros problemas;
  4. Ajuda você a se manter em boa forma física; ao levá-los para passear, forçará você a fazer uma caminhada pelo menos 1 vez ao dia;
  5. Cães podem detectar doenças: câncer, baixo açúcar no sangue e até convulsões;
  6. São ótimas companhias para os idosos, ajudando também a prevenir a depressão por se sentirem só;
  7. Conforta crianças com autismo;
  8. Conviver com cachorro desde cedo melhora o sistema imunológico e no desenvolvimento das crianças ensinando-as sobre respeito e amor;
  9. Não lhe faltará amor ao adotar um cãozinho; a gratidão que esses animais sentem e o amor que eles dão ao seu dono é tão grande que é até difícil de retribuir;
  10. Um companheiro fiel por toda a vida.

 

Porque não adotar um cachorro:

  1. Adotar um cãozinho requer tempo, dedicação, paciência e amor. Animais de estimação dão trabalho, e você precisa estar preparado para dedicar uma parte do seu dia à eles.
  2. Não seja mais um a abandonar seu bichinho de estimação, não aumente as estatísticas de abandono! Se você não está preparado ou não tem certeza se vai poder dar toda atenção ou amor necessário, jamais adote ou compre um animal.
  3. Despesas diversas. Custos com: alimentação, veterinário, tosa, remédio, vacina, adestramento, tapetinho higiênico e outros.
  4. Se você fica o dia inteiro fora, trabalhando ou viaja muito, desconsidere ter um cachorro.
  5. Bagunça em casa. Saiba que ter um cachorro poderá deixar sua casa um pouco mais bagunçada que antes. Você terá trabalho para limpar o xixi e cocô espalhado pela casa se não treiná-lo a fazer em um determinado local. Encontrará pêlo pela casa inteira, não existe um cachorro que não solte pelo, então tenha em mente que isso será normal.
  6. Cães são emocionalmente dependente de você. São animais super afetuosos e dependentes da sua companhia, atenção e carinho. Um cão cria vínculos eternos com seu tutor, por isso seja responsável ao pensar em comprar ou adotar um cachorro.

 

Se você tem consciência de todas essas questões e nenhuma delas são um empecilho para você adotar ou comprar um cachorro, parabéns! Você realmente se preocupa com a vida do seu futuro cãopanheiro e será um ótimo tutor.

Doação de cachorro

 

Escolhendo a forma de adoção de cachorro

Se deseja adotar um cachorro, você poderá seguir caminhos distintos:

  • resgatá-lo das ruas;
  • em feiras ou pet shops;
  • entrar em contato/visitar ONG’s que prestam serviços de proteção e resgate ao animal da sua cidade;
  • Mas caso deseja uma raça específica e de pedigree, pode comprá-lo em um canil registrado e confiável.

São diversas opções de adoção de cachorro, cada uma com seus benefícios e também preocupações.

feira de adoção

 

Como resgatar um cão de rua?

  1. Aproxime-se com cuidado para evitar mordidas, alguns cães de rua sofrem maus tratos e podem tornar-se arredios ou ariscos, tente ganhar a confiança deles com petiscos, e um pouco de carinho se sentir que estão mais à vontade com sua presença;
  2. Certifique-se que ele não tenha um dono;
  3. Leve-o ao veterinário. Animais abandonados na maior parte das vezes estão infestados de pulgas, carrapatos, vermes ou problemas de pele. É importante e essencial a realização de exames e medicá-lo com antiparasitas, serem vermifugados e vacinados;
  4. Se você tiver outro animal em casa, mantenha-os afastado por um tempo, até que todos o exames estejam prontos ou curado de qualquer tipo de doença ou parasita, para que não passe para o outro animalzinho;
  5. Pense na possibilidade de castrá-lo, a castração diminui o risco de doenças como câncer e diminui o hábito de marcação de território, além de várias outras vantagens para a saúde canina.

Importante salientar aqui que a partir do momento que você pega ou resgata esse animal da rua, ele passa a ser automaticamente de sua responsabilidade. Então, não adianta resgatar e largar na porta de uma clínica veterinária, pois neste caso, quem estará o abandonando, é você!

 

Adotando seu cãopanheiro | ONG’s

Além das diversas ONG’s que você pode encontrar em seu bairro ou sua cidade, vou listar algumas pelo Brasil, onde você poderá adotar o seu “cãopanheiro da vida” ou ajudar esse trabalho lindo que é resgatar um animalzinho das ruas que precise de cuidados.

Quando fizer uma adoção de cachorro, você deverá ter informações sobre as condições do animal: se ele é vacinado/vermifugado, castrado e se possui alguma condição genética.

 

ONG’S de adoção de cachorro:

  1. SUIPA

    A SUIPA é uma associação particular, sem fins lucrativos, e apesar disso tem utilidade publica. Prestam serviço à população com atendimento veterinário ambulatório e de emergência com preços populares, além de acolher diariamente animais perdidos ou abandonados por seus donos. Tem sua sede no Rio de Janeiro.

  2. Ampara Animal

    No site da ONG você conhece o animalzinho (cães ou gatos) por uma foto e uma descrição com seu nome, comportamento e histórico. Você poderá optar por apadrinhá-los ou adotar, e até fazer uma doação para ajudar a ONG.

  3. Clube dos Vira Latas

    Você poderá escolher seu amigo canino no próprio site da ONG. Fazendo a busca pelo porte, você poderá garimpar até encontrar aquele que se identifique com você e toque no seu coração. Em seguida preencher um pequeno formulário caso tenha interesse na adoção de cachorro. Prepare-se para se apaixonar!

  4. Amigo Não Se Compra

    São mais de 15 mil animais cadastrados no site dessa ONG. Por meio de uma ferramenta onde você pode escolher porte do animal, informar localidade terá acesso a um banco de dados com todos os cãezinhos ou gatos que estão esperando um lar.

  5. Procure 1 Amigo

    Instituto Amigos dos Animais atua junto à ONGs, protetores e sociedade criando projetos, estruturas e ferramentas que ajudam na causa animal. No site deles é possível fazer buscas de cães para adoção em várias cidades do Brasil. Possui também um banco de dados para animais perdidos.

  6. Pet Feliz

    Há cães adultos e filhotes, de raça ou SRD (os vira-latas que a gente ama!), todos resgatados das ruas. Os animais são doados castrados e medicados. Você poderá optar por ajudar a ONG ou adotar um animalzinho.

  7. Adote Sempre Cabe Mais Um

    A ONG da protetora Abghail Deaij Carluci resgata animais em situação de risco e dá a eles todos os primeiros cuidados.

  8. Cão Sem Dono

    Atualmente a ONG mantém dois abrigos com mais de 370 animais, que são constantemente tratados por veterinários. No site deles você poderá conferir animais para adoção, apadrinhamento e até fazer uma doação.

  9. Adote Um Focinho

    Separados por cães filhotes, adultos, idosos e cães especiais, a ONG oferece cãezinhos de todos os tamanhos para adoção. No canal Antes e Depois é possível ver fotos de como os animais chegam ao abrigo e como estão hoje. Prepare o lencinho.

  10. União SRD

    É uma ONG que resgata e cuida dos cãezinhos abandonados até eles serem adotados. Não tem site, só uma página no Facebook e instagram, onde eles divulgam fotos dos cães para adoção.

  11. Amigos de São Francisco

    No site da ONG Amigos de São Francisco você poderá ver fotos dos cães adultos. Mas, se você quiser um cãopanheiro filhote, envie um e-mail para eles.

 

Doação de cachorro

Se você tem um cachorro e por algum motivo não tem mais condições de cuidá-lo, NÃO ABANDONE!! Abandono de animais, assim como maus-tratos, é considerado crime ambiental, e pode resultar em pena de detenção e multa.

A doação de cachorro é a solução para você, que não tem mais condições de cuidar do seu animal de estimação, e para o cãozinho uma nova chance de ter um lar. Procure uma ONG perto do seu bairro ou pessoas de confiança que queiram e possam dar tudo o que um cão necessita: lar, amor e cuidados.

 

AJUDE UMA ONG PROTETORA DOS ANIMAIS

Existem muitas formas de ajudar essas ONG’S a cuidar dos animaizinhos que elas tratam e alimentam todos os dias.

 

📍 Você pode doar suprimentos como:

  Ração;

  Cobertores;

  Medicamentos;

  Material de limpeza e de procedimento.

📍 Ou fazer uma doação em dinheiro, o que ajuda no pagamento de despesas como:

  Conta de água

  Conta de luz

  Funcionários

  Compra de ração

  Medicamentos

  Veterinários

  Exames laboratoriais

  Procedimentos cirúrgicos;

  Combustível;

  Feiras de adoção de cachorro entre tantas outras.

 

Escolha uma ONG perto da sua casa e faça uma doação, por menor que seja, ajuda muito!!! 🥰

 

🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾

 

Matérias disponíveis para você!
Caminha de cachorro, qual é a melhor?
Coleira para Cachorro, quais tipos existem e quais as melhores?
Castração de Cachorro

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: