Dor de ouvido em cães: sintomas, causas, diagnóstico e tratamento.


A dor de ouvido em cães muitas vezes passa despercebida, afinal, nossos amados cães emitem sinais que nem sempre são claramente identificados pelo tutor.

 

O @dicasboaspracachorro fala sobre os cuidados relacionados às orelhinhas dos nossos cães e traz dicas de como identificar os sintomas da dor de ouvido em cães, conhecer as causas que desencadeiam esse processo, como é feito diagnóstico e em que consiste o tratamento, além de dicas sobre o manejo e cuidados. 

 

Dor de ouvido em cães, como saber?

 

O cachorro com este problema apresenta alteração no seu comportamento e sinais físicos importantes. Normalmente o cachorro manifesta sinais de incômodo ao balançar a cabeça e tende a machucar a orelha a medida que esfrega a cabeça no chão ou coça seu ouvido com a pata.

 

Além da coceira causada, orelha do cão tem um aspecto avermelhado, mudança na espessura e presença de secreção purulenta (do amarelado ao marrom) no canal auditivo, seguida de mau cheiro.

 

Alt dor de ouvido em cães

 

Uma vez identificado esses sinais, o aconselhável é levar ao cachorro ao veterinário para avaliação e tratamento, pois o problema poderá evoluir para uma otite (inflamação no conduto auditivo) e quando não tratada, poderá ocasionar a perda parcial ou total da audição no cachorro.

 

Identificando o problema: possíveis causas da dor de ouvido em cães.

 

Vários são os fatores que podem dar início a dor de ouvido em cães. O primeiro deles é o corpo estranho, desencadeado pela obstrução do ouvido devido a presença de cerume (cera), pulgas, carrapatos, grama, pelos, etc na orelha do cão. E nesse caso, a boa higienização da área ajuda a afastar o problema.

 

Fatores como umidade e calor também devem ser considerados. Primeiramente porque a orelha dos cães apresenta uma anatomia ora diretamente exposta a ataques externos (orelhas erguidas), ora submetida a falta de ventilação (orelhas grandes e caídas).

 

Alt dor de ouvido em cães

Esse assunto te deixou com as orelhas em pé?

 

A exposição ao vento e a entrada de água no conduto auditivo do cachorro na hora do banho são fatores que contribuem para a dor de ouvido em cães e por isso, é preciso ter cuidado. Saiba a forma correta de como dar banho em cães!

 

Algumas raças de cães, sobretudo as raças de orelhas longas e pendentes, (Cocker Spaniel, Golden Retriever e Beagles) são as mais predispostas a dor de ouvido, razão pela qual a região permanece constantemente abafada, situação que favorece a proliferação de bactérias e fungos.

Dor de ouvido em cães: como é feito o diagnóstico? 

 

O diagnóstico se dá diante exame físico e análise do histórico clínico do paciente. Além das razões já mencionadas, a dor de ouvido em cães também poderá ocorrer por conta de alergias, ácaros, distúrbios glandulares, doenças virais e autoimunes.

 

Alt dor de ouvido em cães

 

A avaliação por parte do médico veterinário é de fundamental importância para o diagnóstico, tratamento pontual e assertivo,  acompanhamento, além de orientações ao tutor sobre as melhores formas de prevenção, manejo e cuidados!

 

Como se dá o tratamento da dor de ouvido em cães?

 

O tratamento da dor de ouvido em cães consiste em efetuar a limpeza da orelha do cão de forma correta, seguida de medicamentos antibióticos, anti-fúngicos ou anti-inflamatórios prescritos a critério do veterinário, dependendo do problema.

 

Essas medicações podem ser atópicas (cremes, pomadas), orais ou através de soluções para aplicar no ouvido. Em alguns casos poderá ser feita uma lavagem otológica ou, quando há o severo comprometimento do conduto auditivo, mediante intervenção cirúrgica.

 

Alt dor de ouvido em cães

 

Nunca se deve suspender uma medicação ou medicar o cachorro por conta própria. Cuidado!

 

Embora nossos cães também compartilhem de alguns medicamentos humanos, em alguns casos, é importante ressaltar que o uso indiscriminado pode ser potencialmente tóxico para o cão, piorando o problema ao invés de ajudar.

 

Da mesma forma, jamais se deve cutucar a orelha do cachorro com cotonetes, pinças e demais objetos, muito menos raspar ou cortar os pelos internos da orelha do cão, salvo indicação do médico veterinário. Esses pelos formam uma barreira de proteção contra a entrada de corpos estranhos e protegem o ouvido do seu cão de obstruções nesse canal.

 

Qual a melhor forma de prevenir a dor de ouvido em cães? 

 

Para prevenir a dor de ouvido em cães, o tutor deverá realizar a limpeza correta do conduto auditivo do cão de forma contínua, mesmo após o tratamento. Isso auxiliará a prevenir a dor de ouvido e a preservar a audição do cachorro.

 

Atualmente existem soluções de limpeza específicas para a orelha dos cães. Para saber como limpar corretamente a orelha do seu cachorro, leia este artigo!

 

Alt dor de ouvido em cães

 

Temos certeza que com essas dicas, você estará mais seguro e consciente sobre os cuidados que as orelhinhas dos nossos cães exigem e saberá o que fazer diante essa situação.

 

Falando nisso, você olhou as orelhas do seu cão hoje?

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

Recomendados Primeiro Para Você: