Quais são as especialidades veterinárias?


A medicina veterinária avançou bastante com o passar dos anos, hoje ela também conta com diversas especialidades, ainda que um clínico geral seja o mais procurado. Por isso, conheça hoje as especialidades veterinárias que existem.

Lembrando que um clínico geral já é um profissional apto para lidar com várias situações e condições dos nossos pets. Eles inclusive conseguem identificar os problemas que podem ocorrer e encaminhar para uma das especialidade veterinárias se houver necessidade.

Especialidades veterinárias:

Cardiologia:

Esses especialistas vão cuidar do sistema circulatório e claro, do coração. Em geral são indicados para animais já diagnosticados como cardiopatas que demandam esse acompanhamento e também para cães mais idosos, que estão mais propensos a problemas no coração.

Ortopedia:

Cuidam da parte dos ossos e articulações dos cães e são muito procurados para acompanhar o tratamento de problemas como displasia, muito comum em raças de grande porte, artrite e artrose e luxações.

Fisioterapia:

Esses especialistas são indicados principalmente pelos ortopedistas, neurologistas e clínicos gerais para ajudar no processo de recuperação de pets que passaram por alguma cirurgia ou apresentam algum trauma ligado à movimentação e dores articulares.

Comportamental:

Esses contam com a ajuda dos adestradores e ajudam em tratamentos ligados aos comportamentos dos animais como agressividade, fobias, ansiedade e estresse.

Dermatologia:

Seu cãozinho apresentou alguma alergia ou problema de pele? A dermatologia é a especialidade veterinária que você irá procurar para o tratamento.

Nutrologia:

Esses especialistas estudam as necessidades ligadas à alimentação de cada pet. São muito procurados quando precisamos mudar a alimentação dos cães, principalmente se você procura mudar de ração para comida caseira, ou ainda para cães que apresentam alergias alimentares ou problemas de peso.

Endocrinologia:

Eles vão cuidar dos hormônios do seu cãozinho. São importantes no acompanhamento de cães que apresentam diabetes, síndrome de cushing ou ainda daqueles cães que possuem alguma predisposição a alguma disfunção hormonal.

Pediatria:

Sim, nossos filhotinhos caninos possuem um especialista. Geralmente até o fim do primeiro ano de vida do cãozinho ele pode ir ao pediatra.

Oftalmologia:

São responsáveis pelo cuidado com os olhos dos nossos cães. São importantes principalmente para raças que apresentam comumente lágrima ácida, inversão de cílios ou alguma outra doença ocular como a catarata por exemplo.

Hematologia:

Eles tratam doenças ligadas ao sangue. Eles são muito procurados em casos de doença do carrapato.

Odontologia:

São os especialistas mais indicados para ajudar em situações de dentição dupla ou má oclusão. Quando falamos de tártaro eles também são indicados para realizar a remoção.

⇒ Confira uma matéria especial sobre acúmulo de tártaro em:

Nefrologia:

Esses especialistas cuidam de questões relacionadas aos rins dos cães. Tratam doenças renais e do trato urinário, além de obstruções e outras doenças crônicas renais.

Homeopatia:

Podemos colocar essa especialidade como uma medicina alternativa, auxiliando no tratamento de todas as doenças através de ativos naturais e não dos medicamentos convencionais. 

Acupuntura:

Assim como a homeopatia, a acupuntura é uma medicina alternativa de origem chinesa que utiliza agulhas para estimular alguns pontos do corpo e reequilibrar o organismo. São muito procurados para casos ortopédicos e controle de dor.

Neurologia:

Apesar de importante, ainda não é reconhecida como uma das especialidades veterinárias oficialmente. No entanto, profissionais que atuam no ramo da neurologia animal atuam bastante em doenças do sistema nervoso do animal. Eles acompanham animais que apresentam epilepsia, tumores cerebrais e em alguns casos da coluna também.

→ Como já mencionamos, todo médico veterinário já é um profissional apto para atender os animais, independente do problema que ele apresenta e em caso de emergência procure a clínica veterinária mais próxima para o seu aumigão.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: