Grades para Cachorro, quais tipos existem e quais as melhores?


Rate this post

A grade para cachorro, o portão de cachorro, ou o cercadinho é um instrumento útil para controlar em quais ambientes o cachorro pode circular. Ao contrário de uma porta normal, ela permite que o cachorro veja as pessoas do outro lado, e não dá uma ideia de separação total dos cômodos.

A grade também é útil para proteger bebês, crianças pequenas e idosos de áreas perigosas, como escadas. Ela também permite que visitas, estranhas ou não ao cachorro, não sejam obrigadas a interagir com ele (lembrando sempre que o animalzinho deve ser respeitado em sua própria casa!).

Se você não sabe como e qual escolher, este artigo vai te ajudar a chegar ao modelo perfeito de acordo com o tamanho e temperamento do seu pet.

Personalidade do cachorro

Cachorro nenhum gosta de ficar muito tempo separado de seus donos, mas às vezes tal sacrifício é necessário. Durante a instalação de uma grade para o cachorro, o dono deve levar em conta o tamanho e a personalidade do animal. Grades de materiais mais leves como plástico e lona não são recomendados para animais de grande porte, por exemplo. Uma grade de madeira pode ser roída por um animal que fique estressado facilmente quando sozinho. Cachorros agitados irão odiar ainda mais se ficarem presos em um ambiente, podem se estressar, fazer muito barulho, e até se machucar.

Uma boa dica é apostar em petiscos e brinquedos para o seu cão associar o novo ambiente com algo positivo. É importante que ele entenda que a grade não representa uma punição, mas apenas um local novo pra ele ficar em certas situações (por exemplo, uma visita de estranhos).

Paciência e consideração são essenciais da parte do dono. Afinal, o cachorro não tem como entender conceitos tão abstratos como “organização” e “aquele humano estranho não gosta de lambida”. Porém, com o devido tempo e dedicação, o cachorro pode até se beneficiar do treinamento, passando a considerar o ambiente gradeado como “seu” por um tempo.

 

Tipos de grade para cachorro:

As grades de madeira são ideais para ambientes internos, onde não há risco de chuva. São relativamente baratas e mais fáceis de combinar esteticamente com os móveis da casa. No entanto, os cachorros precisam ser adestrados para que não roam a grade, o que poderia degradá-la rapidamente.

As grades de plástico são uma boa alternativa para ambientes internos, mas somente para cães de pequeno porte devido a sua fragilidade e podem ser transportadas com mais facilidade.

Para cães de médio-grande porte e ambientes externos, o ideal é a grade de metal, pois são mais resistentes à força do animal e, com pintura anticorrosiva, resistentes também às intempéries e assim como as grades de plástico, podem ser desmontadas e transportadas em alguns casos.

Existem ainda os cercados invisíveis que funcionam emitindo sinais sonoros em frequências que apenas os cães escutam e tendem a se distanciar. Dessa forma, não existirão objetos pelo caminho, porém, é uma maneira de punir o animal. Sendo assim, não recomendamos o uso deste tipo, até porque se o cachorro quiser, ele pode passar correndo.

Também é possível fazer uma grade você mesmo, usando estruturas de PVC, cola própria, pregos e tinta. Mas claro, isso depende de suas habilidades manuais, e muitas vezes o barato pode sair caro!

A grade para cachorro, independente do material, não pode envergar sob pressão. Deve ser facilmente adaptável à largura do espaço em que será encaixada, contendo extensores e adaptadores para fixação em paredes e também ser proporcional ao tamanho do cachorro, permitindo que ele se movimente e não se sinta preso no espaço delimitado pelas grades. Deve ser resistente, com bom acabamento e sem cantos vivos. Seu vão de abertura deve ser largo o bastante para a passagem do animal e de pessoas. Por fim, a tranca obviamente deve ser à prova de animais e crianças pequenas.

No geral a utilização de grades para separar os ambientes é uma forma de educar o seu cão a reconhecer o espaço que ele pode frequentar sempre e aqueles nos quais ele poderá ficar restrito. Lembrando que deixar o seu cão sem contato com você quando você estiver em casa é importante, pois isso dá a ele mais autonomia e fica menos apegado a você, o que pode evitar uma ansiedade de separação num futuro.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro