Como limpar ouvido de cachorro?


Limpar ouvido de cachorro é um bicho de 7 cabeças pra você? Sabia que se você não mantiver uma boa rotina de limpeza do ouvido do seu cachorro, por medo de machucá-lo ou esquecimento, ele poderá ter problemas sérios de saúde? E nesse artigo vou te mostrar como se deve limpar ouvido de cachorro corretamente para você não ter mais medo.

 

Já deu uma olhadinha no ouvido do seu cachorro hoje? Só assim para você ter noção do estado das orelhinhas do seu peludinho.

Muito sujas? Sinal que precisa manter uma rotina melhor de higiene.

Sentiu um cheirinho um pouco forte? Cuidado, pode ser sinal de algum problema.

limpar ouvido de cachorro

 

O canal auditivo tem formato em L e o tímpano fica no finalzinho, portanto você nunca irá conseguir acertar o tímpano se você fizer a limpeza utilizando um algodão ou gaze na ponta do dedo.

 

O ouvido canino é uma parte que requer bastante atenção, a falta de cuidado no banho ou má higienização poderá causar transtornos ao animal. Veja em nosso blog as principais causas de dor de ouvido em cães clicando aqui.

 

Para começar, JAMAIS USE COTONETE, palito, pinça ou qualquer outra coisa parecida!! Além de poder machucá-lo se ele fizer algum movimento brusco, poderá empurrar a cera mais para dentro do ouvido, causando um acúmulo de cera ocasionando uma inflamação.

limpar ouvido de cachorrolimpar ouvido de cachorro

Jamais use também álcool ou peróxido de hidrogênio, por ser um local sensível o uso desses produtos pode acabar irritando a região.

 

Passo a passo – como limpar ouvido de cachorro:

Passo 1) Conforto!

Posicione-o de forma que ele fique confortável, preferencialmente deitado no seu colo, ou no chão se possível. Deixando o conduto auditivo bem visível para que você possa fazer a limpeza.

limpar ouvido de cachorro

 

Passo 2) Produtos 

Você pode usar produtos que ajudem na remoção da cera, como os ceruminolíticos. Custam em torno de 20 a 40 reais. O produto pode ser usado pingando diretamente no ouvido do cachorro conforme indicação do fabricante e tamanho do cão, ou aplicando no algodão e depois no ouvido.

limpar ouvido de cachorrolimpar ouvido de cachorro

 

Se aplicado diretamente no ouvido do cão(melhor opção), massageie com seus dedos a área externa correspondente ao canal auditivo durante 30 segundos aproximadamente para amolecer a cera. A seguir, deixe o cachorro se levantar para sacudir a cabeça fazendo com que a cera acumulada se solte.

 

 

Passo 3) Algodão ou gaze

A melhor forma de retirar o excesso de cera é com algodão ou gaze. Enrolando um pedaço de algodão ou gaze na ponta do seu dedo indicador. Cuidadosamente vá massageando seu dedo na orelha do cão. Limpando o excesso de sujeira na parte externa, cuidadosamente entre os gominhos do canal. Não precisa forçar o dedo para dentro do canal auditivo do cachorro, pois isso poderá machucá-lo.

limpar ouvido de cachorro

 

Passo 4) Recompensa

Sempre recompense seu cão com muito carinho e elogios assim que terminar a atividade.

 

Passo 5) Rotina

É essencial que esse procedimento seja feito desde a infância, para que o cão se acostume e não fique agitado no momento da limpeza. A limpeza pode ser feita sempre após o banho do animal.

 

Qual frequência você deve limpar ouvido de cachorro?

Pensando em cães saudáveis, semanalmente é o período excelente para manter uma boa limpeza do ouvido. Mas você também pode optar por conciliar com os banhos quinzenais.

 

Já para os cães com algum problema no canal auditivo, seja otite ou outro qualquer outra alteração, o ideal é sempre seguir a recomendação do seu médico veterinário.

 

Manter  limpeza em dia é importante para a prevenção de futuros problemas, manter o ambiente limpo e checar sempre a presença de possíveis parasitas e odores estranhos. A orelha do seu cão é o local preferido dessas criaturas indesejáveis se alojarem.

parasitas orelha de cachorro

 

Quais cães estão mais propensos a terem problemas de ouvido?

Os cães com as orelhas caídas, cumpridas ou muito peludas são os que tem maior propensão a terem problemas de ouvido pelo fato delas abafarem o canal auditivo. Este ambiente abafado e úmido é ideal para a proliferação de bactérias e fungos. É preciso sempre manter a limpeza em dia, checando sempre as orelhas do seu cão.

Cocker Spaniel InglêsShih tzuMaltês
Cocker Spaniel Inglês Shih tzu Maltês

Lhasa Apso

Golden Retriver

Basset hound

Lhasa ApsoGolden RetriverBasset-hound

 

Lembre-se, a qualquer sinal de mal cheiro ou mesmo desconforto por parte do animal, como por exemplo ficar com a cabeça pendendo para um lado ou mesmo coçando a orelha com frequência, leve-o logo a um médico veterinário para examiná-lo.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: