7 materiais tóxicos encontrados em produtos comuns para animais de estimação.
Às vezes a gente nem sabe, mas até mesmo produtos que as lojas vendem como para animais de estimação podem conter materiais tóxicos na composição da peça. Esses produtos químicos podem aparecer em itens comuns do dia a dia dos pets, especialmente em brinquedos, caminhas e até em casinhas.
Conheça agora alguns materiais tóxicos encontrados em produtos comuns para animais de estimação:
1. Policloreto de vinila (PVC)
O PVC é mais comumente conhecido como vinil e às vezes é usado para fazer brinquedos para cães .
Superficialmente, o PVC não é perigoso. No entanto, é um material muito duro. Para tornar os brinquedos mais macios e flexíveis para os cães brincarem e mastigarem, os fabricantes adicionam ftalatos , que são um grupo de produtos químicos tóxicos.
Além disso, o PVC contém cloro. Conforme os cães mastigam brinquedos feitos de PVC, o cloro é liberado com o tempo, tornando um dos materiais tóxicos para ser utilizado em produtos para os pets.
Porque é perigoso?
O cloro produz dioxinas , que são poluentes perigosos. Eles causam câncer e danos ao sistema imunológico em animais.
Eles também estão associados a problemas reprodutivos e de desenvolvimento, por isso é especialmente importante evitar dar brinquedos de vinil para cachorros e gatinhos em crescimento.
2. Ftalatos
Como mencionado acima, os ftalatos são um grupo de produtos químicos tóxicos. Eles são o aditivo que torna os brinquedos de PVC para animais de estimação flexíveis e convidativos para os cães roerem.
Além disso, o cheiro desses brinquedos, em grande parte vem desse produto. Então, se o brinquedo tem um cheiro mais forte ele contém mais ftalatos e portanto, mais tóxico.
Porque eles são perigosos?
Quanto mais seus cães brincam e mastigam vinil, mais ftalatos vazam. Essas toxinas se movem livremente e podem ser absorvidas pelas gengivas ou pela pele do seu cão. O resultado pode ser danos ao fígado e rins.
3. Cromo
O cromo em pequenas quantidades é um mineral alimentar essencial. A deficiência causa resistência à insulina e sintomas semelhantes aos do diabetes. Os veterinários podem usá-lo em microdoses como suplemento de insulina para cães.
No entanto, altos níveis de cromo podem ser tóxicos.
Porque é perigoso?
O cromo é um conhecido agente produtor de câncer. Também pode ter efeitos adversos no sistema respiratório, sistema GI, sistema imunológico, fígado e rim.
4. Chumbo
O chumbo é uma toxina comumente conhecida. A tinta com chumbo foi banida em alguns lugares faz um tempinho, mas ainda assim é possível que cães achem lugares para arranhar, lamber e ingerir lascas de tinta com chumbo.
Outras fontes possíveis de chumbo incluem:
- Bolas de golf
- Bolas de tênis importadas feitas especificamente para animais de estimação
- Brinquedos importados para cães (incomum, mas a palavra-chave aqui é “importado”)
- Tigelas de cerâmica para comida ou água que foram vitrificadas de maneira inadequada
- Água contaminada com chumbo
Porque é perigoso?
Filhotes e gatinhos são mais suscetíveis ao envenenamento por chumbo. Mas qualquer animal em contato com o chumbo pode ser envenenado. Pode causar danos a vários órgãos, incluindo o sistema nervoso e o trato gastrointestinal.
5. Bisfenol A (BPA)
O BPA está ao nosso redor. É um produto químico usado para fabricar plásticos de policarbonato e é encontrado em tudo, desde garrafas de bebidas a embalagens de cosméticos, recibos de caixa e peças de automóveis.
Porque é perigoso?
Um estudo mostrou que o BPA perturba o sistema endócrino canino. Pode causar interrupções no metabolismo de um cão, por exemplo.
6. Bromo
Os compostos de bromo são usados como um tipo de retardador de chama. Esses retardadores de chama podem ser encontrados em espuma de móveis , que inclui espuma em camas de cachorro . Testes químicos tóxicos realizados pelo EcologyCenter detectaram bromo em algumas camas de cães.
Porque é perigoso?
Os níveis tóxicos de bromo em seu animal de estimação podem causar dores de estômago, vômitos, prisão de ventre, perda de apetite, pancreatite, espasmos musculares e tremores.
7. Cádmio
O mesmo teste toxicológico realizado para a ConsumerAffairs, que descobriu altos níveis de cromo em brinquedos importados para cães e gatos, também revelou altos níveis de cádmio.
Porque é perigoso?
O cádmio destrói as articulações, rins e pulmões.
Você pode gostar: 6 dicas para manter o quintal pet friendly.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
começar a treinar meu cachorro
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro