Meu cachorro está lambendo os pontos cirúrgicos, o que fazer?


Cuidar do cãozinho com pontos cirúrgicos pode ser muito fácil, mas também pode dar bastante trabalho. Conforme a ferida cicatriza e o pelo começa a crescer novamente, a incisão do seu cão pode coçar . Isso pode levá-los a lamber ou tentar coçar a área, existe ainda a possibilidade dele estar sentindo dor o que o deixa bastante agitado e querendo mexer no local dos pontos.

Sempre que vemos um comportamento autodirigido, como lamber ou coçar qualquer parte do corpo – especialmente em uma incisão – precisamos dar ao animal o benefício da dúvida e presumir dor ou desconforto. Os animais têm um número limitado de opções para expressar seu desconforto, e o autotrauma focado é importante.

O que eu faço se meu cachorro estiver lambendo os pontos cirúrgicos?

O ideal é que os donos dos animais na consulta de revisão abordem o autotrauma com seu veterinário, que pode decidir implementar um tratamento adicional da dor caso necessário, que podem incluir: analgésicos para dores, terapias e aplicação de compressas frias na região.

Infelizmente, é impossível comunicar ao seu cão que lamber os pontos vai atrasar a cura. Portanto, se a lambida persistir – mesmo depois de a dor ter sido gerenciada da maneira ideal – coloque uma barreira no lugar.

As opções de barreira incluem:

  • Um colar elizabetano dando preferência por usar o menor tamanho possível e optar por um colar transparente ao invés de um opaco.
  • Uma cinta de pescoço. Esses dispositivos infláveis evitam que seu cão dobre o pescoço , tornando fisicamente impossível para ele lamber os pontos.
  • Uma roupinha pós cirúrgica justa para cobrir as suturas.

Se o seu cão conseguir rasgar ou remover algum dos pontos, ligue para o veterinário o mais rápido possível.

Quanto tempo leva para a incisão do meu cachorro cicatrizar?

A duração da recuperação do seu cão dependerá do tipo de cirurgia que ele fez . Naturalmente, uma operação menos invasiva, como castrar ou esterilizar, deve cicatrizar em algumas semanas. Uma cirurgia mais complicada, como uma prótese de quadril, pode levar vários meses para cicatrizar completamente.

O tipo de fechamento da ferida também determinará se o seu cão precisa ou não de uma visita de retorno à clínica para remover os pontos. Às vezes, os pontos são colocados sob a superfície da pele, eliminando a necessidade de remoção. Seu veterinário também pode optar por pontos dissolvíveis ou adesivo cirúrgico, que não precisam ser removidos.

Se, no entanto, o fechamento é obtido com pontos ou grampos que não dissolvem, um veterinário normalmente os remove na marca de 2 semanas para uma operação de esterilização.

Como devem ser os pontos saudáveis?

As seguintes características indicam pontos saudáveis:

  • Espaço zero em torno do local da incisão – as bordas devem estar se tocando
  • Uma cor rosa ligeiramente avermelhada na pele
  • Hematomas são normais em cães de pele clara
  • Algum inchaço é normal
  • Uma pequena quantidade de sangue de uma nova incisão está bem

Quando se preocupar com os pontos cirúrgicos do seu cachorro?

Existem vários sinais inconfundíveis de uma ferida infeccionada . Entre em contato com seu veterinário imediatamente se você notar qualquer um dos seguintes:

  • Sangue contínuo ou fluidos pingando do local da incisão
  • Excesso de pus ou infiltração de líquido branco ou amarelo
  • Vermelhidão excessiva da pele
  • Cheiros desagradáveis
  • Aquecimento da região

A maioria das cirurgias caninas será direta e sem complicações. Contanto que você dê a seu cão bastante tempo para descansar e manter suas suturas limpas e secas, elas devem voltar ao normal rapidamente e dentro da previsão dada pelo veterinário.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: