Meu cachorro está perseguindo tudo! O que posso fazer?


Carros, motoqueiros, ciclistas, skatistas, gatos e corredores – todos são alvos em potencial, qualquer um dos quais poderia atrair um cão obsessivo para uma situação potencialmente perigosa.

O comportamento também pode desencadear reações compreensivelmente hostis de pessoas que vêem como agressão quando um cachorro estranho vem correndo atrás deles.

Até que você possa impedir o seu cão de perseguir, mantenha-os na coleira em público. Em casa, certifique-se de que seu quintal esteja bem vedado, sem a oportunidade de cavar ou pular.

Neste artigo irei mostrar o que você precisa saber sobre o comportamento de perseguir tudo que os cães têm.

Causas do comportamento de perseguição

Quase todos os caninos são programados para perseguir presas. Sem esse impulso vital, os cães na selva nunca teriam tido uma chance de sobrevivência.

Os cães domésticos, é claro, não precisam caçar para comer, mas o instinto permanece intacto e se manifesta em alguns impulsos improváveis.

Algumas raças são naturalmente mais guiadas por presas do que outras – Greyhounds e certos tipos de terriers são notórios caçadores – e você deve manter esses cães sob controle com uma coleira ou um quintal cercado. Certifique-se de que o quintal esteja seguro, especialmente se seu filhote for um conhecido artista em fuga.

Mas tudo isso não significa que o controle do impulso não possa ser aprendido e aprimorado.

Meu cachorro está perseguindo tudo: Como tratar o problema?

Ensinar um cão a não perseguir exige tempo e esforço – recomenda-se fortemente a ajuda de um adestrador .

Existem, no entanto, etapas que você pode realizar por conta própria:

  • Como acontece com qualquer problema de comportamento, fornecer bastante exercício físico e mental reduz a necessidade de seu cão encontrar sua própria saída.
  • Apresentar meios alternativos de liberação. As aulas de agilidade são uma forma divertida e eficaz de controlar o desejo intenso de perseguição do seu cão. Brinque com eles ou jogue um Frisbee, e recompense-os somente quando eles perseguirem os alvos apropriados. Em outras palavras, treine-os para reconhecer que a única presa aceitável é aquela que você joga.
  • Ensine-lhes o comando “venha”. Isso melhora o controle do impulso.
  • Aumente continuamente seu repertório de truques. A capacidade de responder a vários comandos ajuda a melhorar o controle dos impulsos e fornece o estímulo mental necessário.
  • Estabeleça uma palavra-chave sem falha. Ou seja, crie uma dica que sinalize a seu cão que seu petisco favorito está vindo em sua direção. Esteja preparado para entregar se a ocasião exigir. Por exemplo, se um queijo fedorento os envia para a lua, use a palavra “queijo”, usando-a apenas quando a recompensa de maior valor for necessária (ou seja, eles estão prestes a fugir e ignoraram seu comando para “vir”) . Obviamente, para que a deixa retenha seu poder de retenção, você deve entregar a recompensa sempre que ela responder com sucesso.

Como Prevenir Perseguição?

Estabelecer uma base sólida de treinamento de obediência é fundamental. O treinamento não apenas cria um animal de estimação respeitoso, mas também aprimora o controle dos impulsos e reforça a tendência deles de procurar sua orientação.

Ensine-os a “entrar” e “sair” desde o início e certifique-se de que eles são bem educados com e sem coleira. Se possível, você deve contar com um treinador profissional, especialmente se você não for um pai experiente.

Também tome cuidado para não encorajar a perseguição inadvertidamente. Por exemplo, se seu cachorro foge com seus chinelos, não os persiga – participar do jogo recompensa o comportamento.

O impulso de presa é uma parte instintiva do comportamento canino; a maioria dos cães adora a emoção da perseguição. Mas como o comportamento pode levá-los diretamente para o caminho do perigo, é importante tratá-lo, se não preveni-lo completamente.

Um treinamento precoce abrangente e bastante exercício são as duas táticas mais eficazes.

Você pode gostar: Passear com cachorro é importante?

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: