Meu cachorro não bebe água. O que fazer?


Todos sabemos que a água é extremamente importante para a vida de todos os organismos vivos no planeta e quando não bebemos o suficiente corremos riscos de desenvolver diversos problemas. E por isso, quando o cachorro não bebe água pode ser preocupante.

Se você observou que o seu cachorro não bebe água na quantidade que deveria, o primeiro passo é visitar o veterinário para fazer um check-up, pois a não ingestão de água pode estar associada a diversas doenças e só um exame pode detectar. Porém, na realidade, a maioria das vezes está apenas ligada às condições do bebedouro como local e altura do potinho de água.

Pensando nisso, confira essas dicas :

1- Escolha o local mais adequado para o bebedouro.

O melhor local para o potinho de água do seu cachorro será sempre um bem calminho, limpo e fresco, de preferência abrigado do sol. Deixar o potinho de água ao lado do de comida pode não ser a melhor opção, apesar de ser a localização mais comum, porque aumentam as chances de sujar e contaminar a água.

Uma opção é, caso observe que o seu cachorro não bebe água, tente colocar o potinho de água próximo ao local que ele mais fica na casa.

2- Distribua bebedouros pela casa.

Preguiça existe, e nos cães também! Se tiver que cruzar toda a casa para beber água pode ser que eles comecem a reduzir a quantidade de vezes e consequentemente a quantidade de água que vão beber.  Por isso, ter mais de uma opção de locais para beber água pode aumentar as chances do animal beber mais água.

3- Água fresca e limpa, sempre!

Os cães são animais bem limpos e por isso, a limpeza do local onde bebem água pode influenciar bastante. O ideal é que a água do animal seja trocada pelo menos 2 vezes ao dia e que o recipiente seja lavado diariamente também.

Água em uma temperatura fresca também ajuda na ingestão, em dias mais quentes tente colocar uma ou duas pedrinhas de gelo no recipiente para ajudar a melhorar a temperatura da água, ou até mesmo para estimular o cão a beber água enquanto brinca com a pedrinha de gelo.

4- Coloque o bebedouro em uma altura adequada.

Cães de grande porte, idosos ou que tenham problemas de coluna podem deixar de beber água pelo incômodo causado ao beberem água.

6- Faça exercícios com o seu cachorro.

Depois de se exercitar sempre bate aquela sede, então estimule o seu cãozinho a se exercitar para que depois ele beba água. Não necessariamente precisam ser exercícios de caminhada ou intensos, brincadeiras ao longo do dia já ajudam bastante.

7- Procure água de outras formas

Você percebeu que o seu cachorro não bebe água o suficiente, foi ao veterinário, tentou ao máximo reverter essa situação e ainda assim ele continua rejeitando o potinho de água, tente fazer com que ele ingira água de outras formas.

Uma opção fácil e que ele certamente vai adorar é a troca da ração seca por uma úmida, ou até mesmo uma dieta de comida caseira. Uma outra forma é investir em petiscos que contenham água como frutas e pastinhas.

 

→ Você pode conferir um pouco mais sobre esses alimentos nos seguintes artigos:

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: