Meu cachorro tem medo de outros cães! O que devo fazer?


Nenhum de nós – humano, cachorro, gato, ouriço, elefante ou outro – está completamente livre do medo. Biologicamente, estamos programados para isso. O medo é a forma de nosso cérebro nos manter seguros , tornando-nos hiper-alertas e nos preparando para lutar contra ameaças em potencial ou escapar delas.

Mas e se o maior medo do seu cão são os outros cães? Os cães estão por toda parte! Fora de casa, é impossível evitar que seu cão veja, se não ocasionalmente, interaja com o que ele mais teme.

Parece assustador, eu sei, mas é possível ajudar seu cão a se sentir mais confiante e menos temeroso perto de outros cães.

Como posso saber se meu cachorro tem medo de outros cães?

Às vezes pode ser difícil identificar o medo, especialmente se o seu cão reage à presença de outros filhotes latindo e avançando contra ele. Comportamentos que parecem “agressivos” geralmente estão enraizados na resposta de lutar ou fugir. Quando seu cão está na coleira, por exemplo, ele não pode fugir de um cão que se aproxima. Quando “fugir” não é uma opção, o próximo curso de ação é “lutar”. 

Esses comportamentos podem significar que seu filhote tem medo de outros cães:

  • Seu cachorro late, ataca e/ou ataca outros cães
  • Seu cachorro boceja ou lambe os lábios de forma exagerada quando outros cães se aproximam
  • Seu cão tenta se afastar de cães que se aproximam
  • Seu cachorro se esconde quando outro cachorro está presente
  • Seu cachorro treme ou choraminga perto de outros cães 
  • Seu cão se recusa a receber petiscos ou brincar com outros cães

O que devo evitar se meu cachorro tiver medo de outros cães?

Se você suspeita que seu cão tem medo de outros cães, o primeiro passo é evitar que eles tenham experiências negativas que possam se basear no medo que já têm. Lembre-se de que cães são animais – até o filhote mais bem treinado do mundo tem momentos imprevisíveis. 

Para evitar surpresas desagradáveis, siga estas regras:

  1. Não leve seu cão a um parque de cães ou a um espaço lotado sem coleira.
  2. Dê ao seu cão uma zona de segurança durante as caminhadas. Atravesse a rua, espere em um cantinho enquanto outro cachorro passa ou coloque um carro estacionado entre seu filhote e o cachorro que se aproxima, pisando (com cuidado!) Na rua.
  3. Nunca grite com seu filhote ou force-o a interagir com outros cães. Em vez disso, console seu cão.
  4. Defenda as necessidades do seu cão. Se alguém perguntar se o cachorro dele pode dizer oi, educadamente diga não e siga em frente.

Consolar meu cachorro reforça seu comportamento de medo?

Não. Tranquilizar seu cão com palavras gentis e afeto não reforça o medo da mesma forma que elogios ou recompensas reforçam outros comportamentos. O medo não é uma resposta nascida da lógica. Recompensar um comportamento só reforça se o cão estiver agindo conscientemente, não se seus corpos estiverem respondendo a uma ameaça.

Como ajudar meu filhote a superar o medo de outros cães?

Como o medo é uma resposta emocional profundamente arraigada, ajudar seu cão a superá-lo pode ser complicado. Não há um caminho fácil e claro para se livrar do medo e cada cão se moverá em um ritmo diferente. A dessensibilização e o contracondicionamento são as melhores opções que temos para ajudar um cão a superar o medo.

Mesmo os cães que superam o medo de outros filhotes provavelmente não vão querer ir ao parque canino ou à creche para cães e tudo bem. Você não deve se sentir como se um cão que não quer interagir com outros cães está levando uma vida insatisfatória. Isso não quer dizer que seu cão nunca tenha amigos de sua própria espécie, mas, provavelmente, eles continuarão a ser seletivos sobre com quem desejam interagir.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: