NÃO DÊ UM CACHORRO PARA O SEU FILHO!
Calma, eu não fiquei maluco… mas é preciso que você saiba de algumas coisas muito importantes, antes de dar um cachorro para o seu filho (inclusive de dia das crianças).
1- Um cachorro não é um brinquedo!
Quando você compra ou adota ou mesmo pega um cachorro na rua, ele passa automaticamente a ser sua responsabilidade. Seu filho, se ainda for menor de idade, não tem essa responsabilidade legal. Portanto, a partir do momento que você leva um cachorro para casa (de presente para seu filho), ele acaba sendo mais SEU do que do seu filho de fato.
Ele também cresce, fica doente e idoso e você não pode abandoná-lo em nenhum desses momentos, pois ele depende de você!
2- Um cachorro precisa de atenção e cuidados!
Mais uma vez… seu filho pode dar atenção para o cachorro durante uma boa parte do tempo, mas ele também precisará ir para a creche ou escola e neste momento, o cachorro ficará sozinho, caso você esteja no trabalho e não tenha ninguém para ficar com ele.
O cachorro sozinho pode fazer muitas coisas que você não irá gostar, como roer móveis, fazer xixi fora do lugar, ficar latindo ou uivando (incomodando os vizinhos) ou mesmo o contrário, ficar muito triste e depressivo quando ficar sozinho, podendo criar vícios como lamber as patas ou mesmo arrancar os pelos.
3- Um cachorro custa caro para manter.
Ter um cachorro significa que você terá um custo fixo para alimentá-lo e custos variados com brinquedos, utensílios, banho e tosa e, principalmente, com os cuidados veterinários (como vacinação, consultas e eventuais cirurgias e internações). É importante que você saiba disso, pois não será o seu filho que arcará com estes custos.
4- Um cachorro necessita de parte do seu tempo diariamente!
Para que um cachorro viva melhor, mais feliz e com qualidade de vida, é importante que (se você more em apartamento) você passeie com ele pelo menos duas vezes por dia. Tem cães que só fazem xixi e coco na rua e ficam retendo suas necessidades até que você os leve para passear.
Se você mora numa casa, é fundamental que ele tenha um bom espaço para se exercitar, caso contrário, é importante que você passeie com ele também.
5- Um cachorro pode não agradar seu marido ou esposa.
Nunca compre ou adote um cachorro para o seu filho sem antes falar com o seu cônjuge. Muitos casamentos ficam abalados quando uma pessoa resolve dar um cachorro para o filho sem avisar seu companheiro. Como eu já disse, o cachorro será sua responsabilidade e se o seu cônjuge não está de acordo com um cachorro em casa, você terá que arcar com todas as despesas sozinho e não terá uma pessoa para dividir o tempo de passeio com o cachorro.
Agora, antes que você pense que eu não gosto de cachorros, o que seria muito, mas muito maluco de minha parte escrever um artigo desses num blog sobre “Dicas boas pra cachorro”, aqui vai alguns dos melhores motivos de se ter um cachorro!
1- Já nasce sabendo amar incondicionalmente;
2- Te recebe todos os dias com a maior alegria;
3- Irá se apegar ao seu filho, podendo se tornar “melhores amigos”;
4- Faz você sentir falta da sua companhia quando não estiver com ele;
5- Faz-te uma pessoa mais saudável por ser “obrigado” a passear com ele e com isso, fazer exercício e até mesmo se socializar com outros donos de cachorro;
6- Os donos de cachorro têm uma estimativa de vida maior, por apresentarem menos problemas cardíacos, aumentando a produção de hormônios do prazer e mantendo o corpo em movimento;
7- É um amigo fiel, que não guarda rancor e que mesmo depois de uma bronca, vem feliz da vida novamente, quando você o chama.
8- É um bom ouvinte, pois conversamos com ele como se ele entendesse todos os nossos problemas;
9- Protege-nos sempre que percebe que estamos ameaçados, não importando o tamanho do perigo;
10- Estará presente na sua vida em todos os momentos por aproximadamente 10 anos ou mais e você sentirá muito a sua falta quando ele partir.
Portanto, dar um cachorro para o seu filho é o mesmo que dar um cachorro para si mesmo. E se você está ciente de todas essas observações que citei acima e está preparado para todos os benefícios que ele pode proporcionar, só posso te dizer uma coisa…
Seja bem vindo ao mundo das pessoas mais felizes e mais saudáveis!
Texto: Dr.Alexandre Figueiredo
9 Comentários para "NÃO DÊ UM CACHORRO PARA O SEU FILHO!"
Amei suas dicas,muito obrigada.
Que bom Maria da Gloria! =)
Amei tudo isso!
Que bom que gostou Thamara! Fico muito feliz de saber!
=)
É importante que as pessoas tenham a consciência de que ter um cachorro é muito bom, mas que é também uma grande responsabilidade!
Um abraço!
Olá Maisa!
Que bom que gostou do artigo!!!
Isso mesmo, ensine ele de todas as responsabilidades que vocês tem que tem!
Um abraço!
Olá Virginia!!
Que bom que gostou e que legal que você tenha percebido nitidamente uma das vantagens de se ter um cachorro!
=D
Um abraço!
Artigo sensacional.Eu vou dar um cachorrinho de presente para meu neto e já estou ensinando o mesmo a cuidar dele.Inclusive mandei ele ler o artigo.Obrigado pelas dicas…
Muito boa matéria.
Comecei a me socializar no condomínio depois que adotei a minha Miucha.
Adorei o seu artigo! Simplesmente maravilhoso!