Nível de atividade física para cada cão.


Nem todos os cães são iguais, mas, não é por isso que vai deixar de estimular fisicamente o seu cão. As atividades físicas são extremamente importantes para vida do animal como um todo e não apenas para a parte física, e o nível de atividade física para cada cão é extremamente importante para que esse exercício seja saudável e não faça nenhum mal para ele.

As atividades físicas são necessárias para os cães de pequeno porte, para os de grande porte, para os mais agitados e até mesmo para os mais preguiçosos. E não é porque ele passa o dia todo brincando que ele já supriu todas as necessidades físicas diárias dele. Cada cão tem seu nível de atividade física e você vai entender um pouco sobre o assunto neste artigo.

Qual o nível de atividade física para cada cão?

Como já mencionamos, a atividade física faz bem para a saúde física e mental do cachorro, prolonga a vida, reduz o risco de obesidade e deve ser estimulada sempre que possível. Porém, cada raça e cada cãozinho tem suas particularidades.

A idade, o porte e o nível de energia do cão são fatores que devem ser considerados na definição das atividades e do nível dessas atividades, além desses precisamos, claro, avaliar a saúde e as condições de cada animal para a prática de exercícios mais intensos.

No geral, cães filhotes têm mais energia e necessitam de estímulos constantes e em maior intensidade se comparado a cães idosos, que precisam de poucas atividades, apenas para suprir questões básicas físicas e mentais, e não mais de desenvolvimento.

Evidenciando as características físicas de cada animal, cães de focinho curto possuem baixa tolerância a exercícios e requerem atividades físicas moderadas, pois devido a sua conformidade física, estão mais suscetíveis a ofegância e quadros de falta de ar.

Nessa característica temos: pugs, buldogues franceses, boxer, shit tzus e vários outros. Com esses cães, precisamos tomar cuidados com a temperatura também. Em dias mais quentes eles estão mais indispostos ainda para exercícios e o ideal é que não sejam muito estimulados.

Por outro lado, as raças de trabalho, de caça e de pastoreio, requerem muitos estímulos, caminhadas intensas, brincadeiras ao ar livre e prática de esportes. Essas raças possuem aqueles cães que vão ser parceiros de corrida e caminhada para os tutores.

Podemos citar como exemplo as raças: Border Collie, Dálmata, Golden Retriever, Jack Russell Terrier, Labrador Retriever, Pastor Alemão, Pastor Australiano, Pit Bull, entre outros. E para estes casos, natação e agility (aqueles circuitos) são excelentes opções para gastar energia desses cães.

Mas vale lembrar!

Nem todo cão de porte grande é enérgico, como é o caso da raça Terra Nova. Por isso, o ideal é sempre ter um apoio de um veterinário para determinar qual o nível de atividade física que o seu cão necessita.

Outra particularidade a ser observada é em relação aos cães idosos ou com displasias, problemas respiratórios, cardíacos e/ou torção gástrica, devem ser avaliados pelo veterinário e ter uma rotina de atividades ajustada de acordo com a sua limitação.

Todo cuidado é importante e forçar esses cães até o limite pode agravar o quadro deles.

Resumindo…

  • As atividades físicas devem sempre ser estimuladas pois são positivas para saúde física e mental do animal.
  • Cães como o shih tzu, pug e basset possuem um nível de energia mais baixo e 30 min de exercício já são o suficiente para eles.
  • Enquanto isso, o corgi,  lulu da pomerânia, buldogue e dachshund, mesmo sendo raças de pequeno porte já possuem uma energia maior e 45min de exercícios são em média o que precisam.
  • Poodles, labradores, beagles e border collies vão precisar de 60min ou mais de exercícios ao dia.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: