O cachorro ideal: dicas para uma escolha assertiva e perfeita!


O cachorro ideal… companheiro para todas as horas! Não demora muito e nos vem à cabeça imagens de cães adoráveis, peludinhos, com o porte atlético e imponente, além de diversas opções disponíveis para a adoção.

 

Será que apenas beleza conta? O que é preciso levar em consideração para escolher o cachorro ideal, que se adeque à nossa casa e estilo de vida? 

 

O @dicasboaspracachorro pontua os desafios que cada fase da vida do cão apresenta, as necessidades do espaço físico, de adestramento, manutenção com a higiene, além de dicas para uma escolha certeira e dentro do seu orçamento. 

 

O cachorro ideal é aquele que se adéqua ao seu espaço e a sua rotina.

 

Todos os cães, em maior ou menor grau, necessitam de atenção, cuidado, afeto e assistência veterinária. Consultas, vacinações, reforços vacinais anuais, vermífugos, caminhas, rações, brinquedos, banhos, etc, além do aumento no gasto com produtos de limpeza, etc.  

 

É importante especular se todos os integrantes da casa estarão comprometidos, prever as possíveis despesas, encaixar novos hábitos na rotina e verificar as normas do condomínio onde mora. 

 

Independente da raça, cães tem necessidades diárias, personalidade própria e necessitam de lazer para que possam se desenvolver de forma plena e feliz, garantindo um convívio agradável com as pessoas a sua volta.

 

É importante ter em mente que o cachorro ideal, seja ele qual for, necessitará de exercícios, ter seu espaço próprio e individualidade respeitada, além de ser estimulado sempre que possível. Confira como as brincadeiras contribuem para a saúde física e mental do cachorro.

 

Além do mais, o cachorro ideal é aquele com o temperamento equilibrado e tranquilo, psicologicamente saudável, sociável e obediente. 

 

O cachorro ideal: Filhote ou adulto, e agora?   

 

Filhotes normalmente são vistos como o cachorro ideal afinal, são como folhas em branco: não possuem vícios de comportamento e podem se ajustar à nossa rotina e socializar mais facilmente com crianças e outros animais.   

 

alt O CACHORRO IDEAL1

 

Entenda que o cão é um ser vivo e depende de carinho, disponibilidade e atenção.

 

No entanto, filhotes requerem especial cuidado quanto ao manejo, supervisão de um adulto, custo relativamente maior com o veterinário nos primeiros meses, contratação de um Pet Sitter, trabalho na disciplina e adestramento.  

 

Entre o 4° e o 6° mês de vida, haverá a troca dos dentinhos e uma tendência maior por parte do cão a explorar tudo o que vê com a boca, devido a coceira e incômodo provocada pela erupção dos novos dentes. Esteja preparado!

 

alt O CACHORRO IDEAL2

 

O filhote irá crescer e dependendo da raça que escolha e do local onde viva, em poucos meses ganhará contornos de um cão grande, forte, esperto e com um latido sonoro e alto. Opte por uma raça de porte adequado para o seu espaço e com necessidade de atividades físicas que se encaixem na sua rotina.

 

Cães adultos podem vir vacinados, vermifugados, castrados e ensinados, mas terão hábitos indesejáveis, medos, traumas, maior dificuldade de se adaptar às normas da casa e aos novos donos, além de doenças pré-existentes desconhecidas.

 

alt O CACHORRO IDEAL5

 

Ao ficarem idosos, todos os cães, sobretudo as raças de porte grande e gigante, necessitarão de fisioterapia e exercícios, para manter as articulações saudáveis e a liberdade de locomoção preservada. 

 

O cachorro ideal: Macho ou fêmea? 

 

Existem algumas diferenças com relação ao comportamento quando o assunto for o sexo do seu cão. Se você mora em ambientes pequenos e deseja o cachorro ideal para apartamentos, é importante ter em mente que o macho levantará a perninha e fará xixi no pé dos móveis que se deteriorarão com mais facilidade. 

 

alt O CACHORRO IDEAL3

 

Cães fêmeas costumam ser mais tranquilas e limpas, possuem forte instinto protetor e não marcam o território com urina. Porém, quando não castradas, entram no cio em média 2 vezes ao ano, implicando em cuidados redobrados com a higiene e atraindo cães machos no portão da sua casa. 

 

Logo, o cachorro ideal, macho ou fêmea, deverá ser adestrado e castrado o quanto antes, a fim de ajustar-se às expectativas de seus donos e compreender os limites impostos pela casa.

 

O cachorro ideal: sem raça definida (SRD) ou com raça?

 

Todos os cães possuem instinto e desenvolvem o seu comportamento de acordo com o meio em que vivem. Logo, o cachorro ideal não existe, a menos que esteja na mão dos tutores certos e diante de profissionais experientes e comprometidos. 

 

Se por um lado podemos nos surpreender com características únicas de um cão sem raça definida e contribuir para um menor número de animais abandonados, por outro temos a opção de escolher a raça cuja conformidade física mais chame a nossa atenção.

 

alt O CACHORRO IDEAL4

 

Ao escolher uma raça tendo em vista o cachorro ideal, podemos prever o peso, o tamanho, a expectativa de vida estimada, o seu temperamento, além da tendência a desenvolver doenças de acordo com sua predisposição genética.

 

Você ainda poderá escolher por um cão de aspecto fofo, porte esbelto ou que imponha autoridade como cão de guarda, cães cuja pelagem possibilite o uso de lacinhos, que seja fácil de dar banho, fácil de levar para passear ou simplesmente que caiba em seu colo.

 

O cachorro ideal: casa ou apartamento? 

 

 

  • O cachorro ideal para casas e amplos espaços: Akita, Border Collie, Boxer, Cane Corso,Chow Chow, Boiadeiro Bernese, Doberman, Dogo Argentino, Dogue Alemão, Fila Brasileiro, Golden Retriever, Husky Siberiano, Labrador Retriever, Mastiff Inglês, entre outros. 

 

Esperamos que a partir desse texto, você possa direcionar a sua escolha sob um ponto de vista mais claro e objetivo, tendo em vista as necessidades de ambas as partes, para um convívio pleno e feliz ao lado desse amado e novo membro da família, certo? 

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: