O que acontece se você não passeia com o seu cachorro?


Passear com o cachorro é uma das atividades que podemos considerar essenciais para que eles tenham uma boa qualidade de vida. O passeio ao contrário do que muita gente pensa não é apenas um momento para eles fazerem as necessidades ou se exercitarem fisicamente. Se você não passeia com o seu cachorro, além do que já vem a nossa mente relacionado às questões físicas, os cães também começam a ter outros problemas de comportamento.

Benefícios do passeio para o cachorro:

Tendo em mente que os passeios são necessários para os cães, já conseguimos entender a real importância deles para os nossos companheiros de 4 patas. Na natureza, o instinto do animal é estar sempre em movimento, seja para se proteger ou para caçar comida e quando adotamos um cãozinho, eles já tem tudo isso com facilidade, portanto o passeio se torna algo importante para mente e para assegurar que ele tenha o mínimo de movimento que precisa.

Dessa forma os passeios funcionam para os cães como:

 

  • Exercício: Os exercícios funcionam como uma forma de prevenção de problemas de saúde para os cães, assim como para os humanos.
  • Estimulação: Através dos passeios os cães ativam todos os sentidos ao passarem por locais que não estão acostumados, sons diferentes e interações que não fazem parte da rotina diária do animal dentro de casa.
  • Socialização: Os passeios, além do encontro com outros animais, permitem que eles se relacionem com outros animais também. Essa socialização se torna muito importante para que em casa o animal aceite visitas e outros pets que possam chegar no futuro.
  • Fortalecimento de vínculos com o tutor: No momento do passeio é preciso que tenha uma conexão, confiança e um respeito entre o tutor e o pet para que tudo ocorra bem. Além do aprendizado gerado nesse momento, os passeios tiram os animais da zona de conforto, fazendo com que tenham uma conexão maior entre as duas partes, principalmente ligadas às relações de confiança e segurança entre elas.

 

Quantas vezes ao dia meu cachorro precisa passear?

A rotina de passeios é essencial para uma boa qualidade de vida do animal, mas a intensidade, duração e quantidade de passeios vai depender de cada animal e suas particularidades.

Existem raças mais ativas que outras e portanto, demandam passeios maiores e mais intensos. No entanto, para que o seu cachorro seja saudável, passear com ele entre 2 ou 3 vezes ao dia é fundamental.

O tamanho do passeio, como já mencionamos, vai depender muito das características de cada animal e deve sempre ter o limite respeitado.

O que acontece se você não passeia com o seu cachorro?

Não passear com o cachorro significa que você está negligenciando a saúde física e mental do animal. A falta dos passeios podem levar a diversas consequências, as mais comuns são:

 

  • Problemas de saúde: Se você não passeia com seu cachorro você pode estar contribuindo para que ele ganhe peso em excesso, isso porque ele não gasta as calorias que ganha durante as refeições, acarretando em problemas como obesidade, diabetes, fraqueza muscular e problemas nas articulações.
  • Problemas de comportamento: Se você não passeia com seu cachorro, a curto prazo você já irá observar algumas consequências no comportamento do animal. Entre eles:

 

→ Latidos em excesso: Será uma forma dele chamar a atenção do tutor

→ Destruição: Como forma de aliviar o estresse e o tédio ele começará a descontar em alguns objetos pela casa, então frequentemente almofadas, móveis e plantas podem ser atacadas e destruídas por eles, apenas para terem o que fazer.

→ Hiperatividade e Irritação: Ficar somente em casa pode contribuir para quadros de ansiedade nos animais e com isso serão muito mais sensíveis aos estímulos externos como barulhos, presença de estranhos ou até mesmo uma simples brincadeira em casa.

→ Necessidades em locais errados: Você pode entender muito mais sobre o assunto em: Guia do Cachorro Higiênico.

→ Gula: o tédio no cachorro funciona da mesma forma que nos humanos, e se eles tiverem acesso a comida, vão descontar na quantidade de comida que consomem. Em casos mais graves, quando eles não têm acesso a comida, começam a comer outros objetos como papel, terra e panos, a chamada síndrome de pica.

→ Agressividade: Os cachorros podem desenvolver comportamentos agressivos e irritados quando vivem em uma situação de estresse, e a falta de passeios pode ser bem  estressante para o animal. 

→ Insegurança e territorialismo: A falta de socialização pode levar o cachorro a ter medo do diferente, neste caso outros animais ou pessoas. Esse comportamento pode levar o animal a escolher um cantinho casa que ele considere super seguro e transformá-lo num território que apenas ele pode estar.

 

Quer saber mais sobre passear com cachorro? Confira essas matérias:

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: