O que cachorro filhote pode comer?


Um cachorro adulto nós sabemos que pode comer a ração sem grandes problemas – salvo cães com algumas condições especiais – e apenas com ela ele terá todos os nutrientes necessários para viver de forma saudável. Porém será que com um cachorro filhote essa questão muda? O que cachorro filhote pode comer?

Os filhotes ao longo da vida, até se tornarem cães adultos passam por diferentes fases na alimentação até a transição completa para a ração comum de adultos. Pensando nesse assunto que sempre gera dúvidas o @dicasboaspracachorro trás neste artigo informações sobre o que cachorro filhote pode comer.

Cachorro filhote pode comer ração?

A pergunta mais comum sobre a alimentação dos cães é essa e a resposta é bem biológica. Até 20 dias os cães não possuem os dentes, portanto, comer ração será uma tarefa bem difícil sem eles pois não conseguirá quebrar os grãos.  Até esse período os filhotinhos devem ser alimentados apenas com o leite materno.

Cães até o 30º dia continuam tendo como principal alimentação o leite materno, porém pode acontecer dele não ter mais acesso ao leite direto da mãe. Para casos como esses existem leites artificiais que podem substituir o leite materno. Naturalmente os filhotinhos procuram as mães pelo menos 4 vezes por dia para se alimentar, portanto se ocorrer do seu filhotinho precisar receber leite de forma artificial será preciso alimentá-lo por pelo menos  4 vezes também.

No processo de desmame o cachorro filhote pode comer papinha. Essa papinha pode ser comprada “pronta” no petshop ou até mesmo feita em casa com a ração. O importante é que seja feito um acompanhamento pelo veterinário para garantir que o alimento atenda a todas as necessidades nutricionais para o desenvolvimento saudável desse filhote.

O cachorro filhote pode comer essa papinha a partir do 31º dia. Esse período é o de transição entre os alimentos líquidos e sólidos, portanto uma papinha bem pastosa será o ideal para o seu filhote.

Outros alimentos que ajudam nesse momento de transição são as rações úmidas.  Porém esse é um produto utilizado para todos os cães, portanto deve-se ficar atento às especificações do produto e devem ser dadas apenas os produtos indicados para filhotes.

A partir dos 45 dias de vida pode-se assumir que a transição alimentar já foi feita e o cachorro filhote pode comer a ração seca. Mas lembre-se: essa ração deve apenas ser oferecida ao filho se ele já tiver iniciado a transição alimentar por pelo menos 15 dias.

Quantas vezes um cachorro filhote deve comer

2 mesesDe 4 a 6 vezes por dia
3 meses4 vezes por dia
4 a 6 meses2 a 3 vezes por dia
Após os 6 meses2 vezes por dia ou segundo orientação veterinária

Até quando o cachorro pode comer ração para filhotes?

Ao contrário do que muitos acreditam, a ração para filhotes não deve ser guiada pela idade do cão e sim pelo porte e raça. Cães de raças de grande porte atingem a maturidade após o primeiro ano de vida, e portanto até quase os 2 anos de idade alguns podem precisar dessa ração para filhotes para ter todos os nutrientes necessários para que se desenvolvam de forma saudável até a fase adulta deles.

Existe uma fase de transição entre a ração de filhote e a ração de adultos?

Sim, assim como na mudança da alimentação líquida para a sólida, as rações também devem ser trocadas aos poucos.

A dica é que num período de 10 dias essa transição deverá ser feita da seguinte maneira:

  • 1º Dia: Usar 90% da ração de filhotes e 10% da ração de adultos;
  • 2º Dia: Usar 80% da ração de filhotes e 20% da ração de adultos;
  • Essa proporção de ração de adultos deve ser aumentada ao longos dos dias, e sempre nessa proporção e consequentemente a ração de filhotes deve ir diminuindo igualmente sem aumentar a quantidade final de ração;
  • Dessa forma, no 10º dia a ração já será totalmente para adultos e o cãozinho não terá rejeição para a nova ração.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: