O que cachorro pode comer além da ração?


Uma ração de boa qualidade será sempre uma ótima opção para o cachorro, mas será que quando eles estão com aquela carinha em volta da mesa do jantar eles podem comer alguma coisa dali? Ou ainda, quando aqueles cachorrinhos mais espertinhos roubam alguma comida, será que faz mal para eles?

A ração é desenvolvida para agradar os pets e suprir todas as necessidades que eles precisam e buscam nos alimentos. Portanto, tenha em mente que qualquer outro alimento além da ração, funcionará como um petisco e não como uma fonte de alimentação para o seu cachorrinho.

Dificilmente o cachorro irá recusar algum petisco, e é por isso que estamos trazendo hoje no Dicas Boas pra Cachorro alimentos que os cães podem comer além da ração e que não vão fazer mal para eles. Lembre-se que existem alguns alimentos que para nós são bons e bem gostosos, mas podem ser tóxicos para os cãezinhos como é o caso do chocolate.

Mas afinal, o que os cachorros podem comer, gostando e sem fazer mal?

Abaixo listamos alguns alimentos que são nutritivos e são bem apetitosos para nossos amiguinhos de 4 patas. Esses vão ser ótimos petiscos e caso estejam pensando em transformá-los em alimentação regular do seu cão, procure um veterinário nutricionista para que seja feita uma dieta balanceada e que atenda as necessidades do cãozinho para um bom desenvolvimento.

1- Frutas:

  • Morango – Além de ser uma das frutas preferidas dos cães é extremamente nutritiva e pode ser dada em pequenas quantidades.
  • Banana – Fonte de potássio, magnésio e vitaminas B6 a banana é deliciosa e eles adoram. Elas devem ser dadas sem casca e uma vez ou outra. Não é para dar uma banana inteira, mas sim um ou dois pedaços por vez.
  • Goiaba – Rica em ferro e vitaminas é um ótimo petisco e pode ser dada com casca, o que a torna ainda mais nutritiva.
  • Kiwi – É uma boa opção de petisco doce, uma excelente fonte de vitamina C que deve ser saboreada sem a casca.
  • Manga – Apesar do ditado popular, o cão chupando manga pode ser muito fofinho e com certeza vai estar feliz. Atente-se apenas a casca e caroço que devem ser retirados.
  • Maçã – Excelente fonte de fibras e vitaminas B,C e E e deve ser dada sem cascas, semente e sem aquela parte central da fruta.
  • Pera – Assim como a maçã deve ser dada sem sementes e a parte do meio.
  • Melancia – Refrescante para nós e para eles, uma ótima pedida para os dias de calor. Ela vai ajudar a hidratá-lo, mas lembre-se de retirar todas as sementes e a casca antes de servir para o cachorrinho.

2- Legumes

  • Beterraba – Deve ser servida para os cães cozida sem nenhum tempero. É uma importante fonte de vitaminas e ótima para imunidade. A restrição fica apenas para cães com diabetes, pois é um alimento com muito açúcar. Importante que seja consultado o veterinário nesses casos.
  • Abóbora – Deve ser servida em pedaços pequenos e cozida, também sem nenhum tempero. É um alimento com bom valor nutricional.
  • Tomate – Esses podem ser servidos crus, depois de retirada as sementes vão ser fontes importantes de fibras e vitaminas A,B e C.
  • Batata doce – Rica em vitamina E, a batata doce pode ser servida após cozida sem tempero.
  • Chuchu – São ótimos para os cãezinhos que estão de dieta pois é uma boa fonte de vitaminas e fibras, além de darem a sensação de saciedade. Cozido e sem tempero vai ser opção muito saborosa para seu companheiro de 4 patas. 
  • Cenoura – As cenouras podem ser servidas cozidas ou cruas. Nessa segunda opção ela vai ser ótima para o desenvolvimento dos músculos utilizados na mastigação e também para ajudar a limpar os dentes. Lembrando que caso cozinhe é importante que seja sem tempero e independe da forma que for servida, deve ser sem a casca.
  • Inhame – Ótima fonte de carboidratos e fibras pode ser uma boa opção cozido sem tempero e sem cascas.

3- Verduras

  • Espinafre – Deve ser servido cozido sem temperos, essa pode ser uma boa opção rica em cálcio, ferro, fósforo e outros nutrientes importantes.
  • Couve-flor – Uma fonte de vitaminas A e B, além de fibras é uma boa opção sendo servida cozida.
  • Brócolis – Super saudável para nós humanos e para nossos cachorrinhos também. Pode ser servido puro ou até misturado na ração, sempre bem cozido e sem temperos.

4- Outros

  • Carne bovina – Não precisamos nem falar que vai ser o petisco preferido dos cães né?! A carne pode ser servida cozida ou crua. Caso opte por servir crua é importante que ela tenha sido congelada antes para matar bactérias que possam existir e não seja deixada por mais de 20min no pratinho do cachorro pois pode ficar contaminada.
  • Manteiga de amendoim – Desde que sejam naturais sem adição de sal, açúcar e adoçantes é uma boa pedida para os cães e pode competir fortemente com a carne.

 

Pronto!!! Agora você já pode oferecer excelentes petiscos para o seu cãozinho sem dúvidas se fará mal para saúde dele e sem peso na consciência.

Fique atento apenas aos alimentos que devem ser cozidos, descascados, etc. Além claro de verificar se não existem adições de outros ingredientes que podem ser tóxicos para o seu cãozinho.

Na dúvida procure sempre um veterinário.

 

Confira também:

Frutas que o cachorro pode comer.

→ Tipos de Ração para Cachorro, entenda qual é a melhor pro seu filho de 4 patas!

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: