Os cães podem comer batatas fritas?


Não adianta mentir para você mesmo ou para o veterinário, todos nós já compartilhamos nossa comida com o nosso cachorro em algum momento, e aquela batatinha frita certamente já virou petisco canino, mas sabemos que alguns alimentos podem fazer mal aos cães, será que as batatas fritas estão nessa lista? Será que os cães podem comer batatas fritas?

Tecnicamente podemos dizer que sim, de vez em quando, muito raramente, uma roubada de batatas fritas não vai fazer mal para a maioria dos cães. No entanto, as batatas fritas são muito prejudiciais à saúde canina e não possuem nenhum valor nutricional real.

A comida humana nunca deve ser dada aos animais devido aos temperos, e se optar por alimentação caseira para o seu cãozinho, consulte um veterinário. (você pode conferir um pouco mais sobre comida caseira em: COMIDA CASEIRA PARA CACHORRO PODE?)

Por que as batatas fritas são ruins para os cães?

Os ingredientes típicos das batatas fritas não são tóxicos para os cães e podem ser digeridos pelo organismo dos cães sem grandes problemas; embora isso também não signifique que sejam bons para cães.

Batatas não são realmente ruins para cães, mas são ricas em carboidratos, e esses carboidratos não são fáceis de processar para o sistema digestivo dos cães. Alguns cães são alérgicos ou sensíveis a batatas.

Outro ingrediente comum nas batatas fritas é o óleo. Alguns óleos, como o óleo de peixe, são bons para cães, mas o óleo usado nas batatas fritas geralmente é de canola ou óleo vegetal . Este óleo não é saudável para cães e dá às batatas fritas muitas gorduras trans e saturadas – os tipos ruins de gorduras.

Como consequência, o excesso de gordura pode causar problemas digestivos em curto prazo e contribuir para doenças como obesidade , pancreatite ou diabetes.

O outro ingrediente comum nas batatas fritas é o sal . Provavelmente seriam necessárias algumas batatas fritas com muito sal para seu cão sofrer de envenenamento por sal, no entanto, essa quantidade de sal pode causar desidratação, sede excessiva e alterações na micção em curto prazo, além de que com tempo pode contribuir para o desenvolvimento de problemas renais.

Além do sal, outros condimentos e temperos podem ser inseridos nas batatas, o que definitivamente não vai fazer bem para o seu animal.

O que devo fazer se meu cachorro come batatas fritas?

Se o seu cachorro comer algumas batatas fritas , você provavelmente não terá muito com que se preocupar. No entanto, alguns cães são bastante sensíveis aos ingredientes presentes nas batatas fritas e como mencionamos, alguns podem ser até alérgicos.

Agora, se seu cãozinho comeu batatas fritas por aí, certifique-se de que eles tenham acesso a bastante água. Fique de olho neles e, se seu cão estiver apresentando sintomas que preocupam você, ligue para o veterinário imediatamente.

Os sintomas que você deve ficar de olho são:

  • Vômito
  • Diarreia ou fezes moles
  • Estômago virado
  • Sede excessiva ou desidratação
  • Mudanças na micção

Se eles persistirem por um período longo, procure o veterinário.

Alguns cães podem sofrer efeitos colaterais mais graves. Se você observar algum dos seguintes sintomas, é importante que você contate o seu veterinário de emergência imediatamente!

  • Reação alérgica grave:  se o seu cão mostrar sinais de urticária, inchaço ou dificuldade para respirar, ele pode estar em risco de anafilaxia.
  • Intoxicação por sal : os cães pequenos que comem muitas batatas fritas salgadas estão em maior risco. Os sintomas incluem confusão, convulsões, vômitos, diarreia, febre, comportamento de embriaguez e coma, entre outros.
  • Inchaço : o alto teor de gordura das batatas fritas pode fazer o estômago de alguns cães se contorcer e se encher de gás. As raças grandes correm mais risco. Os sintomas incluem estômago inchado, salivação, respiração ofegante, ritmo acelerado e sinais de dor, é como se os cães estivessem tentando vomitar, mas não sai nada.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: