Os cães podem se apaixonar?


Todos nós nos lembramos da cena icônica de A Dama e o Vagabundo durante um jantar à luz de velas em que a Dama e o Vagabundo se olham nos olhos enquanto eles engolem um pedaço de espaguete e seus focinhos se encontram em um beijo. Mas o romance canino é apenas um desenho animado, certo? Bem, sim e não. Os cães podem se apaixonar?

Seu cão pode não sair para jantar fora, mas alguns especialistas dizem que eles podem se apaixonar, à maneira deles.

Sentimentos dos cães

Para nós, humanos, entender as emoções dos cães pode ser complicado porque simplesmente não sabemos seus sentimentos exatos por dentro.

Em uma entrevista à National Geographic , o neurocientista animal Dr. Gregory Berns explica que uma grande diferença entre as emoções humanas e caninas está na linguagem. Os humanos têm palavras para rotular os sentimentos que experimentamos, como medo, tristeza, culpa e amor. Os cães não têm essas palavras. Mas em sua pesquisa, usando imagens de ressonância magnética de cérebros de cães enquanto eles recebem estímulos positivos, Berns descobriu que “os cães têm partes correspondentes de seus cérebros aos humanos”.

Mesmo que sua linguagem não seja igual à nossa, os cães compartilham alguma versão de nossas experiências emocionais.

“Amor” para Cães

O vínculo social e a devoção são a “evidência” comportamental do amor. Se o seu cão decide ficar com você, não é só porque você o alimenta. Eles realmente se importam!

Há também mais evidências baseadas no cérebro para mostrar que os cães experimentam o amor. Em outra entrevista para o The New York Times , o Dr. Berns descreve um experimento em que sua equipe deu mordidas de cachorros-quentes saborosos algumas vezes e elogios verbais algumas vezes. Quando eles compararam suas respostas, olhando para o centro de recompensa de seus cérebros, “o grande número de cães respondeu a elogios e comida igualmente.”

Em outras palavras, os cães amam os humanos pelo menos tanto quanto amam a comida. E um número significativo deles ficava ainda mais animado com as pessoas do que com cachorros-quentes!

Os cães podem se apaixonar?

Portanto, sabemos que os cães experimentam emoções e, dependendo da definição, parecem demonstrar amor. Mas os cães podem “se apaixonar” como nos filmes românticos?

Bem, mais ou menos. Como já falamos os cães não compartilham nossa noção de amor, mas os cães compartilham um dos nossos indicadores científicos mais fortes de se apaixonar : a oxitocina, também conhecida como “o hormônio do amor”.

A oxitocina desempenha um papel importante na ligação social para humanos e cães, formando e consolidando laços entre pais e filhos, amigos e, sim, interesses amorosos românticos. Seu cão pode não fantasiar sobre um jantar romântico, mas pode formar laços intensos e duradouros com outros animais. Se o seu cão tem um “melhor amigo” no parque para cães ou se enrosca no sofá com o seu gato, podemos dizer que estão apaixonados.

Como saber se seu cachorro está apaixonado?

Sinais de que seu cachorro sente amor por você:

  • Faz contato visual significativo
  • Fica animado quando você chega em casa
  • Quer estar com você durante o dia
  • Boceja com você

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro