Passear com cachorro é importante?


Passear com cachorro é algo que está na rotina de muitos cães e tutores, o que é excelente, mas nem todos sabem a importância desse passeio para o animal. Passear com cachorro é importante para a saúde física, mental e social do seu cãozinho, quer saber o porquê? 

Independente do local onde você mora, pode ser um apartamento ou uma casa com um quintal gigante e independente do porte e da idade,  passear com cachorro é fundamental para manutenção de uma vida saudável do seu pet e para fortalecimento da sua relação com ele.

A importância de passear com cachorro deve ser pensada através da perspectiva do cão. Ao sair para passear com cachorro você dá a ele a possibilidade de descobrir o ambiente fora da porta de casa. Ele vai descobrir novos cheiros, pessoas, animais, sons, caminhos e diversas outras situações que não acontecem dentro de casa.

Motivos para passear com cachorro:

1- Ele estará conhecendo o “mundo”

Passear com cachorro dá a chance do animal experimentar situações que dentro de casa não são possíveis de acontecer. Cheiros, sons, outros animais, tudo isso pode passar por ele em uma caminhada no quarteirão e tornar o ambiente em volta de casa mais seguro para ele, já que foi explorado. 

Isso ajuda na socialização do animal e ajuda o cão se sentir seguro e causar menos traumas durante a vida dele, como medo de alguns barulhos ou objetos.

2- Passear é movimento

O passeio é sem dúvidas a principal atividade física que seu cachorro vai realizar ao longo do dia, e até da vida. Um cão que fica o dia inteiro dentro de casa tem tendência a alguns problemas de saúde como: obesidade, ansiedade e problemas musculares e esqueléticos

Por mais que não seja a mais intensa atividade, o movimento já é algo importante para ele.

3- Momento de treinamento

O momento de passear com o cachorro é perfeito para treinar alguns comandos de adestramento de obediência. Por ser um ambiente onde você não consegue controlar o que acontece, isso vai exigir o foco do seu cachorro para obedecer os comandos básicos como “junto” para ele caminha próximo a você, “senta” para ele aguardar para atravessar a rua por exemplo.

Isso nos leva também a outro ponto que é o estreitamento dos laços entre tutor e animal.

4- Ambientalização com outros sons

Diversas experiências estão esperando pelo seu cão na rua. Barulho de ônibus, motos, pessoas diferentes e várias outras coisas estão ocorrendo e isso fará com que seu cachorro se acostume com essas diferentes situações e se sinta muito mais seguro no ambiente em que vive.

Por isso, mesmo que você brinque todo dia com seu cãozinho em casa com bolinhas ou outros brinquedos esse movimento ao passear com o cachorro é importante. Afinal de contas, sair para passear com cachorro se torna um exercício para ele e para você também.

 

Quer saber mais, confira esse vídeo que gravamos sobre o assunto:

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: