Pode dar leite para o cachorro?


A real é que os animais mamíferos só precisam de leite no início da vida, enquanto ainda dependem da mãe. A partir do momento em que começam a se tornarem independentes a alimentação também muda. Se na vida selvagem é assim, será que no mundo urbano mesmo depois de passada a fase de filhotes pode dar leite para o cachorro?

A resposta para essa pergunta é sim. Você pode dar leite para o cachorro, porém especialistas alertam para possíveis intolerâncias e dificuldades para digerir o leite.

Por que não dar leite para o cachorro?

Conforme os animais crescem o corpo diminui a produção da enzima responsável pela digestão da lactose. E os cães, ao contrário dos humanos, têm essa diminuição, o que os tornam “intolerantes à lactose”.

Essa intolerância vai dificultar a digestão do animal e pode causar uma espécie de intoxicação alimentar, com sintomas de vômitos, causar diarreia e desidratação.

Dar leite para o cachorro pode inclusive colocar a saúde do cão em risco, os altos níveis de gordura do leite além dos sintomas já citados podem desenvolver a pancreatite, que é uma inflamação do pâncreas, e uma doença chamada brucelose.

Caso seja necessário e indicado por um médico veterinário pode dar leite para o cachorro, mas não é o leite comum.

Qual leite pode dar para o cachorro?

Existem leites feitos para substituir o leite materno canino por alguns motivos. Eles geralmente são indicados para filhotes que por algum motivo não puderam ser amamentados pela mãe. Esses substitutos de leite atendem às necessidades nutricionais do cão, enriquecidos com vitaminas, cálcio e outros.

Dar leite para o cachorro pode ser bom?

Como mencionado, cães podem ter problemas para digerir o leite e estão propensos a intolerâncias e intoxicações a partir do consumo de leite, mas caso observe que o seu cão não apresentou nenhuma reação será que pode dar leite para o cachorro normalmente?

Nutricionistas veterinários dizem que, assim como outros alimentos além da ração, moderação é a palavra guia nestes casos. Pequenas quantidades de vez em quando podem sim ser dadas. O leite é uma importante fonte de cálcio e vitaminas, que por mais que já estejam presentes na ração, vão ser bem recebidas pelo organismo do animal.

No entanto, devemos nos atentar ao fato da quantidade de açúcar e gordura serem altas neste alimento e portanto podem desbalancear a dieta do animal e conduzi-lo para quadro de obesidade ou algumas outras doenças mais sérias como a pancreatite.

Sabemos que existem alguns tipos de leite, será que todos têm os mesmos efeitos nos cães?

 

Leite de vacaEm pequenas quantidades e em raros dias, alguns cães podem ter intolerância à lactose
Leite de amêndoasAlgumas sementes podem ser tóxicas para os cães e são ricas em gordura, portanto, não são muito indicadas. Ocasionalmente em quantidades como 1 colher de sopa.
Leite de sojaEm quantidades moderadas não fará mal. A soja é inclusive base para alguns alimentos/petiscos caninos.
Leite de aveiaAveia não faz mal para os cães, mas isso não quer dizer que o leite de aveia pode ser dado frequentemente a eles
Leite de cocoLeite de coco contém óleos que podem fazer mal aos cães, por isso não é muito recomendado, ainda que o coco em si não faça mal ao cão.
Leite de cabraPossuem grandes quantidades de cálcio e vitaminas, mas, mesmo que em quantidade bem menor que o leite de vaca, ainda contém lactose. Por isso, em quantidades pequenas e raramente podem ser dados aos cães.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: