Por que cachorro cheira o bumbum do outro?


Pode parecer estranho, estranho até demais, mas quem algum dia já foi passear com o cachorro já percebeu que sempre quando  os cães se encontram, um cachorro cheira o bumbum do outro

Será que tem algum motivo por essa verdadeira fissura no mundo canino por farejar os rabos de outros cães?

Por que cachorro cheira o bumbum do outro?

Sim, cientificamente existe uma explicação para essa atitude, na visão humana um tanto quanto, nojenta.

Na realidade, os cachorros possuem glândulas na região que funcionam como o documento de identidade deles. Quando um cachorro cheira o bumbum do outro ele descobre o sexo, o estado emocional, dieta, raça, humor e várias outras informações do cão.

Essas informações são todas liberadas pelo saco anal dos cães, bem ali embaixo do rabo.

E como já sabemos, o olfato dos nossos amigos caninos é até 100 mil vezes mais apurado que o nosso. Ou seja, esse é o principal sentido destes animais e não poderia ser o que mais lhe traria informações sobre os outros a sua volta. Juntamente com isso, os cães também possuem o órgão de Jacobson, que serve para essa comunicação química, levando a informação ao cérebro do animal sem que outros odores, neste caso o das fezes, interfira. Muito legal né?!

O que é essa comunicação química?

Como mencionei, a comunicação olfativa é feita de duas maneiras nos cães: pela eliminação de cheiros específicos e pelo cheiro do próprio corpo. A comunicação química existe graças aos feromônios.

Bom, esse comportamento instintivo dos cachorros é a explicação inclusive da expressão popular “saiu com o rabo entre as pernas”. Acontece que quando os cães estão em grupos, eles precisam que exista um “líder” ou demonstrar autoridade.

Os cães que querem demonstrar essa autoridade levantam o rabo, fazendo com que as glândulas exalem ainda mais cheiro para os outros cães a sua volta e passe a mensagem de poder. E o mesmo ocorre quando eles são submissos a outro animal próximo. Eles tendem a tapar ao máximo essas glândulas para que exalem menos odores e os outros cães sintam esse cheiro, ou seja, saem literalmente com o rabo entre as pernas.

 

Pode parecer esquisito, mas quando um cachorro cheira o bumbum do outro é uma forma de se comunicarem, se conhecerem e até estabelecerem relações. Portanto, não existe nada de errado nisso e pode inclusive responder os questionamentos de porque eles também procuram cheirar algumas partes do corpo humano quando chegamos em casa, ou conhecemos o cãozinho pela primeira vez.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: