Por que cachorro come mato?


Você com certeza já viu seu cachorrinho andando pelo quintal e comendo um pouquinho de mato, não é?! E aí fica a pergunta, se ele come a ração certinho, petiscos e tudo mais, por que o cachorro come mato?

Esse é até um hábito comum entre os cães, e na maioria das vezes é inofensivo para o cão. Vamos neste artigo te explicar um pouco sobre esse hábito canino.

Por que cachorro come mato?

Os motivos que levam os cães a comerem mato podem ser diversos, vão desde ansiedade até mesmo a fome. Por isso, descobrir o motivo dessa ingestão é fundamental para saber como acabar com ela.

O mais comum desses é por desconforto intestinal, o mato serve como uma erva medicinal para os cães e por instinto eles comem para ajudar na expulsão de algo que não está lhe fazendo bem quando sentem cólicas intestinais, gastrite ou outras questões parecidas.

Comer mato faz mal para o cachorro?

No geral a ingestão do mato pelos cães não faz mal, ela apenas acelera o trânsito gastrointestinal já que o mato funciona como uma fonte de fibra.

O problema é que algumas plantas podem ser tóxicas para os cães e aí sim se tornar um problema. Caso perceba uma reação de intolerância como vômitos e diarréia, é importante procurar um veterinário.

Dá para fazer o cachorro parar de comer mato?

Primeiramente, como mencionamos, para diminuir esse comportamento é preciso saber o que motiva o cão a tomar esta atitude

Para descobrir esse motivo, uma visita ao veterinário é o primeiro passo. Alguns exames deverão ser feitos e assim poderá conseguir rastrear possíveis deficiências no organismo do animal ou até mesmo saber se essa ingestão está fazendo mal para ele.

Por fim, com os resultados dos exames, o veterinário saberá direcionar uma alimentação complementar em casos de déficits nutritivos ou algum tratamento para diminuir a ansiedade do animal, como passeios e socialização do cão em questão.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: